04/04/2014

Tio Patinhas vs. Patacôncio











Uma das razões para a popularidade da banda desenhada Disney é a recorrência de personagens e situações, o que possibilita um fácil reconhecimento e familiaridade por parte dos leitores que sabem que, nesta ou naquela situação, este ou aquele protagonista vai ter determinada reacção com as inevitáveis consequências. As excepções, mais do que surpresas, servem geralmente para reforçar a ligação.
Entre esses aspectos recorrentes, está sem dúvida a rivalidade entre alguns dos heróis Disney. Donald e Gastão será um dos melhores exemplos; a outro nível – em especial antes de imperar o politicamente correcto - Mickey e Mancha Negra ou Bafo-de-Onça seriam também citações obrigatórias. Patinhas e Patacôncio são um clássico incontornável.
Reencontre-os já a seguir!


A rivalidade entre os dois quaquilionários já dura há mais de quatro décadas e, durante todo esse tempo, já se defrontaram nas mais diversas situações, sempre procurando fechar primeiro este ou aquele negócio ou acrescentar ao seu longo património mais este ou aquele troféu.
Este Disney Especial – cujo tema o torna o mais interessante de todos até agora editados, pela forma como revisita (uma d)as bases do universo Disney – não foge à regra pelo que não surpreendem os sucessivos reencontros (estrepitosos e conturbados) entre Patinhas e Patacôncio, seja em prospecção no Velho Oeste ou em viagens espaciais, na busca de velhas civilizações ou a tentar entrar para a enciclopédia, a vender bonecas, roupa invisível ou chapéus.


Sem grandes inovações - a excepção será Patacôncio e o Último Chapéu de Côco, que encerra da melhor maneira o volume – mas correspondendo ao esperado: rivalidade, humor, estratagemas mirabolantes e o vencedor antecipadamente conhecido.
Pena é que uma edição destas não seja complementada com um texto introdutório sobre o tema e aproveitada para recapitular a rivalidade dos dois patos mais ricos do mundo desde as suas origens, incluindo nela alguns confrontos de antologia e obras assinadas por alguns dos maiores autores Disney.

Nota final: não tem sido habitual nas edições Disney da Goody, mas nesta detectei dois erros de tradução (penso eu) penalizadores. Na história Tio Patinhas e o Perfume dos Negócios, são utilizados tanto euros como dólares; já em Tio Patinhas e a “mítica” Lello & Patos, a piada final é destruída pela escrita ‘correcta’ do nome de Patacôncio.

Disney Especial Tio Patinhas vs. Patacôncio
Vários autores
Goody
Portugal, Fevereiro de 2014
145 x 210 mm, 320 p., cor, brochada
3,90 €

2 comentários:

  1. Boa edição só conhecia a do Último Chapéu de Côco, Mas as melhores são as 2 primeiras com Pataconcio a Vingança total e o Perfume dos negocios.Depois o nivel cai um pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Optimus,
      Para mim eram todas inéditas... Concordo contigo quanto ás melhores e até acho que há lá duas que nem sequer deviam estar neste volume, pois nelas a rivalidade entre o Tio Patinhas e o Patacôncio é demasiado ténue e o protagonismo cabe a outras personagens...

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...