29/07/2020

La Isla del dr. Moreau

Outra vez (os clássicos)







Clássico da literatura da autoria de H. G. Wells, A Ilha do dr. Moreau tem aqui (mais) uma adaptação. Conseguida e que serve para algumas divagações sobre o tema.

28/07/2020

Ana Pessoa: "Gostava que 'Desvio' fosse publicado na Bélgica e na França"



Tem por título Desvio - que As Leituras do Pedro já leram aquimarca um regresso da Planeta Tangerina à banda desenhada e é uma das (boas) surpresas em português do ano.
Os autores desta novela gráfica (também) sobre (um certo) confinamento - antes do tempo! - são Bernardo P. Carvalho e Ana Pessoa.
Esta última falou sobre a obra, a sua génese e as suas expectativas, na entrevista feita por correio electrónico que pode ser lida já a seguir.

24/07/2020

Todo Paracuellos

Ternura chocante



O acaso - um curioso acaso! - agrupou a leitura (mais ou menos) simultânea desta obra por membros de um grupo do facebok e mediatizou - nesse curto círculo, apesar do atraso na publicação deste texto... - este Todo Paracuellos, juntando-se agora esta análise à do Rascunhos.

23/07/2020

Stranger Things: Seis

Antes da Netflix





Frequentemente, as adaptações - de um filme, um livro, uma série… - apresentam uma componente penalizadora: obrigam ao conhecimento prévio do original, para ser possível desfrutá-las integralmente.
Não é isso que acontece com este Seis, o segundo volume em BD de Stranger Things que a ASA edita em português.

Lançamento: Operação Overlord #2

22/07/2020

TLS Series #4: Raízes

Raízes e ramos


Quando crescer não vai acabar a ganhar a vida desenhando ordinarices, pois não?”
Nuno Saraiva in Sem cuecas nem soutien, TLS Series Raízes

Infelizmente não, em muitos casos. Possivelmente sim, nalguns. Felizmente sim, no caso do Nuno Saraiva.
…e de outros que estão com ele neste quarto e último - porquê?! - TLS Series que nos leva numa viagem às raízes. As dos autores e às outras porque, na BD - como na vida - nem sempre o que se lê - ouve, vê… - é o que parece.

21/07/2020

Desvio

Em modo de pausa






Voluntariamente confinado - embora a obra tenha nascido num tempo em que (ainda) desconhecíamos o termo, o verbo, essa forma de (não) viver - Miguel, lisboeta, 18 anos, está sozinho em casa em Agosto. Os pais foram para as férias (que ele não quis), os amigos para um festival de música (que ele recusou), a namorada pediu-lhe um tempo. Ele, está em pausa. Da vida.

20/07/2020

O Guardião #2: Fim de semana em Davos

Sente bom







Há trocadilhos a que não resisto, o sub-título acima é um deles. Se se ‘sente’ bem quem ler este díptico de intriga e acção – se procura esse tipo de banda desenhada - isso acontece porque se trata de um bom ‘Sente’, ou seja um dos casos em que o antigo editor e agora argumentista soube levar a bom termo uma narrativa.

17/07/2020

Operação Overlord #1: Sainte-Mère-Église

(Duplo) regresso ao passado







O tomo inicial desta nova colecção ASA/Público, lançado ontem, marca de alguma forma um duplo regresso ao passado: pela revisitação histórica em forma de banda desenhada e como exemplo de um certo tipo de BD que marcou - e prevaleceu...? - algumas décadas atrás.

16/07/2020

José Garcês (1928-2020)





Conheci o José Garcês há uns 30 anos, já era - há muito! - um dos grandes senhores da banda desenhada portuguesa e cruzei-me com ele muitas vezes, no Porto, primeiro, na Amadora, mais tarde.
Autor de personalidade forte - tal como as suas convicções, entre as quais a defesa intransigente das temáticas nacionais como forma de afirmação interna dos autores portugueses - nunca abdicou dessa forma de estar, que sempre afirmou nas muitas conversas que tivemos, sendo notório um crescente desencanto perante o rumo que a BD tomava em Portugal.

14/07/2020

Lançamento: Operação Overlord










Depois do interregno forçado pela pandemia de Covid-19 - e que adiou mesmo esta iniciativa - Operação Overlord é o título da nova colecção ASA/Público que tem início na próxima quinta-feira, 16 de Julho, e se prolongará ao longo de seis semanas.
Já a seguir, toda a informação, as capas, o preço e as datas de publicação.

13/07/2020

Dragonero: Nacido de las llamas

Vendável


Geralmente pouco receptivo ao género narrativo, confesso-me rendido a Dragonero, por estes dias possivelmente a mais vendável franquia ‘moderna’ da Sergio Bonelli Editore.
Na verdade, volume após volume - disponíveis em edições robustas e generosas da Panini espanhola, compreensivelmente a cores, embora em termos pessoais talvez as preferisse no preto e branco original, tal como as está a publicar a Mythos no Brasil - Dragonero vai ganhando consistência e unidade, ao mesmo tempo que se expande pelos reinos de Erondar que lhe servem de cenário(s).

09/07/2020

O Castelo dos Animais #1: Miss Bengalore

Sob o signo de Orwell








O Castelo dos Animais é (mais) uma adaptação em BD de Animal farm (O triunfo dos porcos, na versão portuguesa), de George Orwell, e a Arte de Autor acaba de lançar o primeiro volume, Miss Bengalore.

06/07/2020

El Assombroso Spiderman: Las tiras de prensa 1977-1979

Felizes

Reitero uma ideia que já expressei por aqui – por outras palavras – (mais do que) uma vez: somos, possivelmente a geração mais feliz de leitores de banda desenhada. Porque temos uma inigualável oferta contemporânea e porque temos acesso ao que de melhor foi feito aos quadradinhos desde que esta arte existe, em suportes e condições com uma qualidade que os criadores de então nem sequer imaginariam possível.
El Assombroso Spiderman: Las tiras de prensa 1977-1979, recém-editado pela Panini espanhola, é mais um (de muitos) exemplos.

03/07/2020

Amadora BD 2020 cancelado




Era, infelizmente, a notícia que se esperava, por isso não deve surpreender ninguém. O Amadora BD 2020 foi cancelado “nos moldes habituais”, seguindo-se, assim, à mostra do Clube Tex (adiada para Outubro), ao Festival Internacional de BD de Beja e à Comic Con.
Mesmo esperado, é um rude golpe nas já não muito saudáveis finanças das editoras de BD e das lojas que costumavam integrar a respectiva feira do livro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...