29/12/2020

Berck (1929-2020)

 





O desenhador belga Arthur Berckmans, faleceu aos 91 anos, vítima de causas naturais. Conhecido por Berck no mundo da BD, era natural de Louvain, onde nasceu a 3 de Maio de 1929.

28/12/2020

Camões + Vitor Péon Magazine


Três que são dois, de outros tempos

Quem é coleccionador, mesmo que moderado como eu, sabe que há épocas de seca e outras em que aparece tudo ao mesmo tempo. Foi o caso recente, quando consegui, praticamente em simultâneo, três edições que há muito me despertavam curiosidade e interesse. E que são, para o bem e para o mal, um belo mostruário de outros tempos.

27/12/2020

Mister No

Portugal Press (1978-1979)


Estava a terminar o ano de 1978 e, nos quiosques portugueses, a par de títulos estabelecidos, marcantes e resistentes, como Mundo de Aventuras, Falcão ou Tintin, as editoras multiplicavam as suas apostas em revistas de banda desenhada, a maioria das quais efémeras e rapidamente esquecidas.

Uma das mais prolíferas da época, a Portugal Press, de Roussado Pinto, que meses antes trouxera aos leitores portugueses o primeiro herói Bonelli em título próprio - Zagor - fazia nova aposta originária de terras italianas: Mister No.

25/12/2020

23/12/2020

Shangai Dream

Por várias razões



Há obras que justificam destaque por várias razões e mesmo que nenhuma delas seja superlativa, o seu conjunto pode significar mais do que a simples 'soma'.

Shangai Dream é uma delas, para lá da obra em si, pela estreia em português das obras 'franco-belgas' de Jorge Miguel e pelo que significa no actual (bom) momento da edição de BD em Portugal.

22/12/2020

O Defunto Logan #2: Bem-vindo de volta, Logan

Orgia de violência e sangue




Se há algo que nunca se espera em relação a uma personagem como Logan - seja ele novo ou o Velho - é que alguma vez acabe bem. Mas, só nos melhores sonhos - ou pesadelos? - poderia acabar tão (bem) 'mal', afinal bem à imagem da forma soberba como surgiu, numa autêntica orgia de violência e sangue. 

21/12/2020

Ao som do fado

Fados




Sendo a minha única referência de Barral a (divertida) série As aventuras de Philip e Francis (uma bem conseguida sátira a Blake e Mortimer), confesso que não estava preparado para a descoberta que se constituiu este Ao som do fado, a segunda incursão, na colecção Novela Gráfica 2020, no período da ditadura portuguesa em geral, e da actuação da PIDE em particular.

18/12/2020

Sondagem: Novela Gráfica 2020



A colecção Novela Gráfica 2020 terminou há algumas semanas, por isso As Leituras do Pedro voltam a questionar os seus visitantes quanto à sua opinião sobre esta sexta série.

Não por hábito ou tradição, mas sim porque este parece, de alguma forma, um elemento interessante para avaliar do êxito da iniciativa e até, eventualmente, orientar futuras escolhas, como sempre feitas entre obras (re)conhecidas e outras de pura descoberta, entre autores de nomeada e absolutos desconhecidos.

17/12/2020

Acender uma fogueira

Frio abrasador





Grande admirador de Chabouté, embora tenha lido dele menos do que deveria e claramente se impunha, este era um dos livros que mais curiosidade me despertava na colecção Novela Gráfica 2020.

16/12/2020

O imortal Hulk #2

Puro terror



Escrevi aqui sensivelmente há um mês, a propósito do arranque deste novo Hulk - o imortal - e, entre outros aspectos, destaquei o reforço da referência ao Dr. Jekyll e Mister Hide, de Stevenson.

Agora, um mês - 5 comics originais - depois, a impressão que me fica de uma leitura (ainda) mais surpreendente, é que a citação deveria ter sido antes - ou deveria ser agora! - o Frankstein, de Mary Shelley. Porque, quero vincar, nesta segunda compilação, O Imortal Hulk é uma narrativa de puro terror.

15/12/2020

Almanaque do Louco #18 + Saiba Mais #15

Loucura e saúde

Desta vez junto duas das edições da Turma da Mônica distribuídas em Portugal este mês: pela loucura saudável e pela saúde em si.

10/12/2020

Rio #1: Deus para todos

Algumas considerações




Como já foi anunciado, começa hoje a colecção Rio em mais uma parceria ASA/Público. São apenas quatro volumes, que correspondem à publicação integral desta obra com argumento da brasileira Louise Garcia e desenho do francês Corentin Rouge. Contando entre 64 e 80 páginas, cada álbum a cores, em capa dura, custará 10,90 €.

Lançamento: Rio #1 - Deus para todos

09/12/2020

Os náufragos de Arroyoka + Histórias sem heróis + Vingt ans après


Três, por impulso

Uma publicação no Facebook e meia dúzia de comentários impulsionaram estas (re)leituras, quase de rajada, para confirmar memórias e avaliar da passagem do tempo.

Para o melhor e o pior, estão na mesma, como as recordava.

03/12/2020

Mao Tsé-Tung + Os Cinco e os Contrabandistas + Hercule Poirot

Três: uma biografia, duas adaptações

O tempo sobre as leituras vai passando, o texto que ia ser escrito, por este ou aquele motivo foi adiado, mas a referência continua a impor-se. Ficam aqui mais três.

02/12/2020

Airborne 44: Geração perdida / Sobre as nossas ruínas

 

Regresso sólido

Sendo de saudar a retoma pela ASA desta série lançada na forma de colecção com o jornal Público há cerca de (já!) três anos e meio, isso tona-se mais relevante quando, possivelmente, estamos perante o melhor dos quatro dípticos, aquele que apresenta o relato mais consistente e personagens e situações mais sólidas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...