31/01/2016

30/01/2016

29/01/2016

Groom








Se o início de um novo ano é sempre pretexto para salientar o que de mais importante aconteceu no ano transacto, a banda desenhada desta vez não ficou à parte e assim nasceu Groom, a nova revista das edições Dupuis.

Nas bancas: Especial Superpato para sempre!








É hoje colocada à venda a Especial Superpato para sempre!, a última edição Disney deste mês.
Sinopse e algumas pranchas já a seguir.

28/01/2016

Grande Prémio de Angoulême para Hermann







O desenhador belga Hermann Huppen foi ontem distinguido com o Grande Prémio de Angoulême, pelo conjunto da sua 0bra, “uma das mais emblemáticas da BD franco-belga popular” e um prémio para a longevidade de “um dos mais prolíferos autores europeus.

27/01/2016

25/01/2016

Café Espacial #15






‘Surpresa’ não tem sido, de forma alguma, o adjectivo que eu escolheria para definir o trajecto editorial da Café Espacial – embora ele venha a ser tudo menos monótono - mas, neste seu décimo-quinto número, parece que o conteúdo foi seleccionado em função de um objectivo: surpreender.

O Melhor da BD 2015 na FNAC

23/01/2016

Leitura Nova: Os Doze de Inglaterra








Pela primeira vez, os admiradores do grande mestre Eduardo Teixeira Coelho vão poder apreciar na íntegra uma das obras mais belas que desenhou, Os Doze de Inglaterra. Trata-se, seguramente, de uma obra-prima da literatura de quadradinhos mundial.

22/01/2016

Old Pa Anderson








O que continua a surpreender-me, em cada novo (re)encontro com Hermann, é a sua invulgar capacidade de trabalho, pese embora os já 77 anos que conta. Mas que não se notam no seu traço fantástico.

21/01/2016

Leitura Nova: Principe Valiente 1959-1960

El Santo e el Ogro


Harold R. Foster (argumento e desenho)
Manuel Caldas (restauro)
La Imprenta, Uruguai, Dezembro de 2015
260 x 340 mm, 112 p., pb, brochado
680 pesos uruguaios / 25,00 €

19/01/2016

Hulk - Futuro imperfeito







Se há dias abordei aqui a(s) origem(ns) de Wolverine, hoje são os (possíveis) fins de Hulk que baseiam esta nova abordagem ao universo Marvel, tendo como ponto fulcral a percepção de que nem sempre boas ideias originam boas histórias.

18/01/2016

Bernard Prince: O sopro de Moloch







Por entre incêndios florestais, pântanos repletos de mosquitos, montanhas abruptas e – agora – um vulcão prestes a entrar em erupção, Bernard Prince continua a trilhar o seu caminho de caval(h)eiro andante ao serviço dos desfavorecidos.

15/01/2016

As Fantásticas Histórias da Madeira


Depois de há algumas semanas ter destacado aqui os álbuns Meurtre au Mont-Saint-Michel e Mont Tombe, criados ao serviço da promoção turística do Mont Saint-Michel, hoje destaco um projecto similar português, oriundo e centrado na Região Autónoma da Madeira.

14/01/2016

Psicopatos 2: Psicopatologia para todos



Bem mais do que moda passageira do Facebook, os Psicopatos são já um caso – não clínico! – muito sério na BD/cartoon português e a porta para fazerem do seu autor, Miguel Montenegro, bem mais do que “o primeiro ilustrador português a trabalhar para a Marvel americana”.

10/01/2016

Leitura Nova: Wolverine – Logan





Wolverine viaja até uma misteriosa montanha no Japão, para tentar conseguir fazer as pazes com os fantasmas de um terrível incidente do seu passado quase esquecido, um momento no tempo que o recriou, nas chamas do amor, da morte e da destruição. Mas se ele não tiver cuidado, esses fantasmas podem continuar a assombrá-lo para sempre...

09/01/2016

Disney em Janeiro

A passagem da revista Comix para quinzenal já em Fevereiro, a partir da edição #165, é a principal (e má) novidade da Goody para este início de ano. A par do cancelamento por tempo indeterminado da BIG, esta alteração da periodicidade faz aumentar as nuvens negras sobre o futuro das publicações Disney, já duvidoso face à sucessiva queda de tiragens e de vendas.
Já a seguir, capas, sinopses e, nalguns casos, pranchas, fornecidas pela editora, das edições Disney de Janeiro.

08/01/2016

Wolverine: Origem I e II e Logan





Há segredos que existem para ser contados. Outros, deviam ser guardados para sempre. Alguns, só deviam ser contados em grande. Wolverine: Origem, corresponde – em parte… - a um destes últimos casos.

07/01/2016

Ataque ao “Charlie Hebdo” foi há um ano








Há um ano, a redacção do jornal satírico francês “Charlie Hebdo” sofria um ataque que iniciava uma nova escalada terrorista que ainda continua.

Bedeteca da Amadora evoca Charlie Hebdo



Hoje, dia 7 de Janeiro, pelas 20h00, inaugura na Bedeteca da Amadora, a exposição documental Estúpidos, maldosos e semanais. Uma constelação em torno do Charlie Hebdo, mostra integrada no programa Os 5 sentidos da banda desenhada, com a colaboração de Osvaldo Macedo de Sousa.

06/01/2016

Leitura Nova: Star Wars – O Ataque de Skywalker





Chega hoje a Portugal a saga Star Wars em banda desenhada como só a MARVEL podia fazer.
Se ainda não está entusiasmado com os novos comics de Star Wars, vai ficar. Este é o comic de Star Wars pelo qual esperava. Um livro em capa dura, que reúne os seis primeiros fascículos publicados de forma independente nos Estados Unidos onde, vendeu mais de 1 milhão de exemplares.
Banda desenhada assinada por dois dos maiores nomes da BD, autores reconhecidos pelos trabalhos na Marvel, entre outros X-Men, Os Vingadores, Wolverine.
Série centrada nas personagens clássicas da saga: de Luke, Leia, Chewbacca, C-3PO, R2-D2 e restante Aliança Rebelde.

Bernard Prince em Janeiro

ASA/Público

Já a seguir, os títulos e as capas dos últimos quatro volumes da colecção Bernard Prince que a Asa e o jornal Público estão a distribuir à quarta-feira.

05/01/2016

Frank Cappa Integral







Se nos últimos anos temos assistido à multiplicação de edições integrais, esta, que recupera um dos heróis marcantes do boom da BD espanhola nos anos 80, apresenta-se em muitos aspectos como exemplar.

04/01/2016

Melhores de 2015: As escolhas dos Leitores


Depois de ao longo da última semana ter destacado aqui aquelas que considerei as melhores Edições de BD que li em 2015, divididas em Revistas, Séries em Curso, Super-heróis, Romances Gráficos, Obras de Autores Portugueses e Outras Edições bem como as Personalidades do Ano hoje é a vez das escolhas dos visitantes de As Leituras do Pedro.
Numa votação aberta - com apenas 11 participantes, menos do que eu esperava... - foram citadas 6 Colecções de BD editadas com jornais, 17 Edições de BD e 4 Obras de Autores Portugueses, o que de alguma forma prova a diversidade editorial de 2015 bem como a sua qualidade.
Já a seguir, descubram os mais votados.

02/01/2016

Melhores de 2015: Outras edições

As edições que não consegui e'encaixar' em nenhuma das categorias anteriores, mas que penso que também merecem destaque.
Os Melhores
 

01/01/2016

Melhores de 2015: Personalidades do Ano

 
Uma escolha ex-aequo entre um autor e um editor.
André Oliveira, o polifacetado argumentista de Volta, Casulo, Living Will, Gentleman, Tormenta, Vil, Milagreiro..., e José de Freitas, directa ou indirectamente, ligado a cerca de um quarto das edições lançadas em Portugal em 2015.

Amanhã - Melhores de 2015: Outros livros

Bom Ano Novo







A banda desenhada tem apenas o significado que nós lhe queiramos dar. Como é a sua razão de existir, As Leituras do Pedro desejam a todos os seus visitantes um óptimo 2016, pleno de sucesso e felicidade e com muitos livros de banda desenhada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...