27/04/2024

Coimbra BD - Programa 27 de Abril

Convento de S. Francisco


(informação disponibilizados pela organização; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

26/04/2024

Tarzan: Tiras Diarias #7 + Planchas dominicales #10

Pura nostalgia

Nos últimos meses, por razões que agora não vêm ao caso, as minhas leituras, numa parte não desprezável, têm sido marcadas por uma carga de pura nostalgia, num regresso a séries (Tiger Joe, Paul Foran, Yalek...) que, numa segunda linha, marcaram a minha adolescência e tinham ficado lá. Ou, de forma mais abrangente, numa recuperação/descoberta de um género, a BD franco-belga, que continua a ser a minha principal praia, na sua vertente de séries (Ric Hochet, Bob Morane, Sammy, Les Tuniques Bleues, Luc Orient...) a que hoje devemos chamar clássicas.

Coimbra BD - Programa 26 de Abril

Convento de S. Francisco

(informação disponibilizados pela organização; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

25/04/2024

Luís Louro: “O Corvo tem crescido a par e passo comigo como autor de BD”





Dia 15 de Abril é o dia do Desenhador, em homenagem a Leonardo Da Vinci, e foi esse o pretexto, juntamente com os 30 anos de O Corvo, para uma entrevista com Luís Louro publicada no Jornal de Noticias.
A versão integral, bem mais extensa, pode ser lida já a seguir.

23/04/2024

A estrada

Pai e filho s
em destino na Estrada da morte

Cuidado com o que metes na cabeça.”

In A Estrada


Um homem e uma criança empurram com dificuldade um carrinho de supermercado ao longo de uma estrada. São pai e filho, como descobrimos rapidamente, mas a condição que sem-abrigo que intuíamos para eles revela-se errada. São sobreviventes de uma catástrofe que reduziu a humanidade a pouco mais do que à selvajaria animal e que nunca é explicada e seguem passo após passo em busca da ilusão de um local melhor para viver.

19/04/2024

Une nuit à Rome - Ciclo I

Loucas promessas de juventude

Até onde teríamos de ir se decidíssemos nos cumprir todas as promessas loucas feitas na adolescência/juventude?
Une nuit à Rome(-nos um)a resposta.

Exposição BOATO, de Henrique Ruivo

Tinta nos Nervos

16/04/2024

The Walking Dead - Colectânea #2

Os mortos-vivos estão de regresso



Corria o ano de 2010 e a febre zombie de The Walking Dead espalhava-se pelos pequenos ecrãs mais depressa do que a epidemia de origem desconhecida que provocava o ressuscitar dos mortos.
Agora, já com as 10 temporada de The Walking Dead vistas - e nalguns casos revistas - bem como os respectivos spin-off, a Devir, numa atitude de louvar, regressa a esta banda desenhada, num formato cada vez mais corrente hoje em dia: tomos volumosos, no caso com mais de meio milhar de páginas, a solução escolhida para terminar a edição lusa num período de tempo razoável.

12/04/2024

Brigantus #1 - Banido

Como um vício





Como um vício - que no entanto faz cada vez menos efeito, mas ainda sem ter chegado ao ponto de o largar - continuo a ser atraído por Hermann - pela sua obra… - álbum após álbum, meio ano após meio ano…

10/04/2024

Clássicos da Literatura Portugueses em BD - Entrevista com Pedro V. Moura e Bernardo Majer





Com a publicação de Sermão de Santo António aos Peixes, terceiro volume da colecção Levoir/RTP, Clássicos da Literatura Portugueses em BD, no passado dia 2 de Abril, oportunidade para mais uma vez ouvir os autores sobre como correu o processo e a colecção, em entrevistas feitas por correio electrónico, separadamente.

09/04/2024

Quentin por Tarantino

A acção por detrás das câmaras e das luzes


Se começou por ser cómica, daí a sua designação americana, e se se expandiu ao vestir traço realista para narrar todo o género de aventuras, a banda desenhada, que aos poucos assumiu também o género histórico e a adaptação de romances e filmes, em décadas recentes tem demonstrado à exaustão a sua capacidade para servir todas as temáticas. A autobiografia, por exemplo ou, mais além e ousadamente, a reportagem ou reflexões sobre a sociedade, o nosso mundo, a sua viabilidade e o seu futuro, têm comprovado a pluralidade e todo o potencial de uma forma narrativa que durante muitos anos foi considerada por muitos “para as crianças”.

07/04/2024

Lançamento: Gannibal #2

A Seita

“Humanidade” é o tema do Amadora BD 2024






O Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora já revelou o cartaz da edição de 2024, as respectivas datas e algumas dos seus conteúdos.

Clicar nesta ligação para ler a notícia completa ou dar o salto para aceder à informação institucional.

06/04/2024

Os Fanzines em Portugal: Anos 70, 80 e 90






A Bedeteca, biblioteca de banda desenhada a funcionar no Centro Comercial Brasília, no Porto, inaugura hoje, dia 6 de Abril, às 16 horas, na Galeria de Ilustração e Banda Desenhada Mundo Fantasma, a exposição Os Fanzines em Portugal: Anos 70, 80 e 90.

Clicar nesta ligação para ler a notícia completa.

05/04/2024

O Sr. Gato Mágico

Primeiros passos




Para que a banda desenhada continue a ter leitores - e não fique refém daqueles por quem o tempo vai passando inexoravelmente - é necessário que as novas gerações desde cedo apreendam as suas regras e subtilezas.

02/04/2024

Bubas - Addicted to love

Memórias de
outra vida


Quem viveu por dentro do mundo da banda desenhada nos anos 1980 e 1990, antes do aparecimento das tecnologias que revolucionaram também a impressão, e tinha aspirações a ser autor, inevitavelmente ou quase passou pelos fanzines, ou seja pelas edições amadoras.
É o caso de Dário Duarte, a identidade secreta (pública) de Derradé que, entre os jornais em que colaborou, os fanzines que auto-editou e algumas edições um pouco mais profissionalizadas em que publicou, foi traçando um retrato do mundo universitário em que vivia então, que obviamente era também um retrato de um certo Portugal. Entre as suas criações da época, destacam-se duas que foram recorrente na sua obra impressa: os Bad Summer Boys, uma banda punk de garagem, e Bubas, uma projecção em que se adivinham apontamentos auto-biográficos.

28/03/2024

Noir Burlesco #2

Contar sempre a mesma história

Há quem defenda que só existe um punhado de histórias para contar e o que varia são as épocas, os locais e as roupagens com que são vestidas as personagens que as vão interpretar. E acima de tudo, a forma como são (re)contadas.
Por essa ordem de ideias, Noir Burlesco é (mais) uma variação de uma temática tantas vezes abordada, aquela que tem por base o eterno triângulo amoroso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...