03/12/2024

O Atendimento Geral

Em busca do macarrão perdido



Após a designação de Melhor Obra de BD de Autor Português no Amadora BD 2023, por Elviro, o regresso de Paulo J. Mendes era aguardado com bastante expectativa e O Atendimento Geral revela-se à altura delas e confirma o autor portuense como um sólido contador de histórias.

Lombinhos é um funcionário exemplar da empresa O Atendimento Geral, por isso é designado para ir abrir uma filial numa pequena vila do interior, Valhamaçanta, onde até passou os seus verões de adolescente, em casa das tias, frente a abundantes e deliciosas pratadas de macarrão. Até ao dia em que o puseram na rua. O regresso vai permitir reencontrar amizades e paixões juvenis mas também acordar velhos fantasmas, o principal deles o que o paralisa sempre que se envolve fisicamente com alguém.

Porque, para além de Lombinhos, ao longo de quase três centenas de páginas, entrecruzam-se diversas outras histórias, que se encadeiam, aproximando-se e afastando-se e narradas a diferentes níveis, com personagens tão curiosas e inesperadas como o casal que contesta obrigação de trabalhar só porque lhe pagam um salário, os estranhos machões que trabalham nas obras locais ou o mestre de uma arte marcial oriental desconhecida no Japão.

Usando os diversas matizes do humor, do satírico à crítica social, passando por um certo tom galhofeiro e até por apontamentos de humor negro, Paulo J. Mendes aproveita para explanar e/ou criticar as sociedades actuais. Dessa forma, propõe uma história bem-disposta que põe a nu, literal e figuradamente, desertificação do interior e a sua transformação numa caricatura grotesca das grandes cidades devido à construção desenfreada que descaracteriza as regiões, o desequilibro entre o progresso sonhado e a realidade incontornável, a homofobia, a agricultura sustentável ou a chegada de migrantes são alguns dos elementos que ressaltam deste deste sólido romance gráfico, cuja dimensão lhe permite desenvolver as personagens, caracterizar os ambientes, criar expectativas e explorar as situações, dando uma grande consistência ao todo.

Inevitavelmente, e quem conhece (a obra de) Paulo J. Mendes imagina o estilo, há também uma saudável dose de absurdo, consubstanciada na transformação de pastas diversas, com o macarrão à cabeça, em frutos de estranhas plantas.

Graficamente, se por um lado a experiência como urban sketcher permite a Paulo J. Mendes criar espaços urbanos credíveis e muito bem preenchidos, por outro, a opção pelo preto e branco que fez neste livro, possibilita uma melhor apreciação do seu traço caricatural e do seu bom domínio de sombras e contrastes que recriam uma vila de Valhamaçanta em todo o seu chico-espertismo saloio, aliado a um certo desencanto inesperado mas que configura uma outra dimensão ao livro.


O Atendimento Geral
Paulo J. Mendes
Escorpião Azul
Portugal, Outubro de 2019
179 x 240, 272 p., cor, capa mole com badanas
29,00

(versão revista do texto publicado na edição do Jornal de Notícias a 22 de Novembro de 2024; imagens disponibilizadas pela Escorpião Azul; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

4 comentários:

  1. Para mim, os livros do Paulo. J. Mendes são como os gambuzinos: dizem que existem, mas não sei se acredito.
    Desde o lançamento do Penteador e depois do Elviro, que foram tão aclamados, que sigo muito regularmente, desde o dia do lançamento dos mesmos, a sua disponiblidade na WOOK. E desde o primeiro dia até hoje sempre o mesmo: ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL.
    Ao início pensei que fosse devido a uma forte procura inicial, mas passados todos estes anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é complicado, também não consegui encontrar o Elviro a tempo, no embalo da divulgação da obra deste autor.
      O "Atendimento Geral" pode-se adquirir aqui:
      https://www.almedina.net/editora/escorpi-o-azul-1564157706
      De resto acho que apenas pela editora Escorpião Azul via Facebook.
      Estas obras são algo "de nicho", para os happy few, tens de estar mesmo por dentro da BD em Portugal para conseguir comprar.

      Eliminar
    2. Pois, essa coisa do facebook e afins não uso. Obrigado pela indicação da Almedina.

      Eliminar
    3. A Escorpião Azul não tem os livros no grupo Porto Editora (Wook, Bertrand), mas trabalha com uma rede razoavelmente alargada de livrarias tradicionais e especializadas.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...