29/11/2021

Júlia #1

Regresso de corpo inteiro





Esta edição, de certa forma marca, o regresso de Júlia (ex-J. Kendall…) ao Brasil.
Um regresso de corpo inteiro, apetece vincar, mas um regresso, sem quebras, na continuidade.

26/11/2021

Giant

A partir de uma fotografia


Existe uma fotografia muito famosa, da década de 1930, de autoria nebulosa, que mostra uma série de operários sentados numa viga metálica suspensa sobre o vazio a grande altura, durante a construção do Rockfeller Center. A partir dela, o canadiano Mikaël criou uma narrativa sobre ilusões e sonhos perdidos, sobre passados complicados e futuros incertos, baseada naqueles homens anónimos. Deu-lhe o título de Giant.

Espaço BD Jorge Machado-Dias

25/11/2021

Long John Silver #3/#4


No fundo...

E se tivermos de morrer depois, bem, então morreremos.’
Long John Silver em Labirinto de Esmeralda


Acossado, arrastado, varrido pela tempestade, o navio chega finalmente à costa desejada pelos seus tripulantes. Chega meio destruído, com as velas em farrapos, para se encontrar face a inultrapassáveis rochedos semi-submersos...
Contraditoriamente, ou não estivesse ainda a navegar - ou a arrastar-se ao cima das águas, sem rumo, à deriva… - dir-se-ia que bateu no fundo.

24/11/2021

Tango #2/#3


A(s) aventura(s) continua(m)

Um pequeno iate, paragens exóticas, belas mulheres, encontros inesperados, a aventura ao virar da esquina - ou em qualquer porto onde se faz escala - Tango (nome de série e do protagonista) é uma daquelas bandas desenhadas de aventuras, na linha daquelas que fizeram escola nos anos 1960-70 e que continuam a ter (muitos) apreciadores.

23/11/2021

Pecados do Passado

Leituras...



Quantas leituras tem um livro?
Se a resposta óbvia - e até expectável - é: ‘tantas quantas os leitores que o lerem’, a leitura deste Pecados do Passado sugeriu-me uma resposta alternativa - quatro - em função da familiaridade dos leitores com o Universo Marvel.
Passo a descriminar, avisando desde já que posso contar mais do que alguns poderão querer saber...

19/11/2021

O último espadão

Regressos...

Ciclicamente - todos os anos neste caso - assinala-se o enésimo regresso de Blake e Mortimer - e consequente esvaziamento do peso dos álbuns originais de Jacobs na cronologia da série.
Desta vez, esse duplo regresso - a que devemos acrescentar os de Nasir e Olrik, por exemplo - celebra um outro: a interrupção da reforma por Jean Van Hamme, para escrever a sua quinta aventura da fleumática dupla britânica, 25 anos depois de dar continuidade à série com O caso Francis Blake.

18/11/2021

O Pescador de Memórias

Esquecimento





Depois de Rugas ou de Ne m’oublie pas, a doença de Alzheimer chega à banda desenhada portuguesa. Ou, mais especificamente, a banda desenhada portuguesa lembra-se da doença de Alzheimer.
Para que não esqueçamos.

17/11/2021

Macho-Alfa #1

E se…?



E se… as histórias de super-heróis decorressem no mundo real, com as ‘super-acções’ a terem consequências desastrosas?
E se… o super-herói perfeito fosse um menino mimado, egoísta e malcriado em tamanho grande, habituado a fazer o que lhe dá na gana?
Da junção destas duas hipóteses, nasceu Macho-Alfa, o único (?) português com super-poderes…
Pois.

16/11/2021

Fome

...e fartura



Na actual apetência por adaptações em banda desenhada de romances literários, no menu surgiu também recentemente Fome, baseado no homónimo original de Knut Hamsun.
Principal ponto a favor: abrir a porta para uma obra cujo original é, parece-me, pouco conhecido - ou não tenha sido publicado em português apenas em 2008.

15/11/2021

Apocalipse

Visões

...uma profecia pode ser concebida de forma a poder ser entendida
a partir de um determinado momento, porque antes pode revelar-se inútil, ou até criar confusão…”
Sir Isaac Newton in Apocalipse


Se na actual febre de adaptações literárias em banda desenhada, as escolhas dos romances originais na maior parte dos casos se revela óbvia ou é justificada pela obra no novo registo, algumas que se revelam surpreendentes (para não dizer mais) e que nunca imaginaríamos que alguém se sentiria tentado a fazê-las.
Este Apocalipse - A revelação de São João, baseado no vigésimo-sétimo e último livro do Novo Testamento bíblico, é sem dúvida um deles, para mais oriundo do catálogo Bonelli...

Lançamentos: Demon Slayer #5 + My Hero Academia #12

12/11/2021

Cascão #1 + Chico Bento #1

Começar de novo

Em Março deste ano, as edições principais da Turma da Mônica, lançadas pela Panini Comics Brasil, reiniciaram (outra vez) a numeração.
Algumas dessas revistas - Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Magali, Turma da Mônica, Almanaque da Mônica, Almanaque do Cebolinha e Almanaque do Cascão (as restantes serão distribuídas no próximo mês) - estão actualmente em alguns quiosques e bancas portugueses.

11/11/2021

Armazém Central #6/#7

Ouçam como eles falam!




Se a anterior visita à pequena aldeia de Notre-Dame-des-Lacs, me levou a abordar esta belíssima série pela óptica dos eloquentes silêncios em que ela é fértil, no seu regresso neste díptico Ernest Latulippe-Charleston vou chamar a atenção para algo completamente oposto: a sua eloquente verve.

Três perguntas a Michel Chandeigne

O nosso livrinho é uma bela homenagem a Hergé”



A propósito da edição em França de Le Sr Oliveira da Figueira ...& les aventures de Hergé et Tim-Tim au Portugal, conforme recenseado ontem aqui em As Leituras do Pedro, As Leituras do Pedro colocaram três perguntas por escrito a Michel Chandeigne, responsável pelas Éditions Chandeigne que lançaram o livro, para complementar as informações já fornecidas pessoalmente.

09/11/2021

Miguel Jorge: “O pior que qualquer adaptação para banda desenhada consegue fazer é descobrir novos leitores”




Depois de uma pré-venda no Amadora BD 2021, a versão em banda desenhada de Amor de Perdição, o derradeiro volume da colecção Clássicos da Literatura em BD, já analisado aqui n’As Leituras do Pedro, está à venda em quiosques, bancas e livrarias desde o passado dia 2.
Foi este o pretexto para uma conversa com os autores, João Miguel Lameiras, o argumentista (publicada ontem), e Miguel Jorge, o desenhador (hoje).

08/11/2021

João Miguel Lameiras: “Penso que Camilo gostaria que a sua obra chegasse a um público diferente”




Depois de uma pré-venda no Amadora BD 2021, a versão em banda desenhada de Amor de Perdição, o derradeiro volume da colecção Clássicos da Literatura em BD, já analisado aqui n’As Leituras do Pedro, está à venda em quiosques, bancas e livrarias desde o passado dia 2.
Foi este o pretexto para uma conversa com os autores, João Miguel Lameiras, o argumentista (hoje), e Miguel Jorge, o desenhador(amanhã).

07/11/2021

O meu Amadora BD 2021

Auspicioso...

Estive no Amadora BD 2021 apenas no dia 23, primeiro sábado, da parte da tarde, o início da qual dedicado a entrevistas. Tenho, por isso, uma visão limitada e (muito) subjectiva do 32.º Festival Internacional de BD da Amadora, mas pareceu-me importante deixar algumas notas sobre ele.

05/11/2021

A Fera

E se...


E se o Marsupilami, em vez de ser o animal amigável e divertido que todos nós conhecemos graças ao génio de André Franquin, fosse na verdade - de forma compreensível e natural - uma fera selvagem (quase) incontrolável?
Este enredo, imaginado por Frank Pé e depois maravilhosamente escrito por Zidrou para o desenho sublime daquele, proporciona-nos outra das grandes leituras do ano e uma soberba homenagem a (uma das maiores criações de) um génio da BD.

04/11/2021

Criminal: Um verão cruel

A crueldade de contar o fim...


Nunca fui às páginas finais de qualquer livro para saber como acabava, antes de o ler. Mais, nunca consegui perceber qual o interesse dessa manobra que tantos faziam regularmente.
Mas, quando é o próprio autor a contar-nos o fim - como faz Brubaker neste quinto tomo de Criminal, como leitor senti um desafio, um estímulo extra que nunca tinha experimentado. Tentei sempre perceber, antecipar, prever, como iria Teeg Lawless falecer. Ou melhor, porque iria falecer, porque o ‘como’, há muito era evidente: de forma violenta e cruel.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...