29/05/2018

Ermal


Comercial, outra vez

Tal como escrevi em relação a Dragomante - embora sejam em tudo obras díspares - parece-me que também Ermal é (mais uma) tentativa de fazer uma banda desenhada portuguesa que quero apelidar de 'comercial', porque assenta - neste caso - na facilidade de leitura e numa temática - o chamado 'western' pós-apocalíptico - (quase) sempre aliciante. E porque - também... - os protagonistas da sua acção são portugueses.

Leituras Novas: Duke #2 e Druuna #2

 

28/05/2018

O regresso da BD Disney

Liga da Justiça: O Prego - A teoria do caos


Mais teoria que caos...


Proveniente do universo alternativo Elseworlds, da DC Comics, O Prego baseia-se num pressuposto aliciante: o que aconteceria se um furo na carrinha - provocado pelo tal 'prego' - impedisse o casal Martha e Jonathan Kent de encontrar o bebé que viria a ser o Super-Homem.
A resposta, no entanto, não está à sua altura.

25/05/2018

Leitura Nova: TLS Series #3 - Viagens



O livro será apresentado e lançado já este fim-de-semana no XIV Festival de BD de Beja, com a presença de um grupo grande de autores, e também com uma bela exposição dedicada aos artistas do Lisbon Studio e à colecção. O livro começará a chegar às livrarias, mas estará também disponível já este fim de semana na Feira do Livro, no stand da nossa distribuidora, a Europress. Teremos também duas sessões de autógrafos em Lisboa durante os próximos 15 dias, na Feira do Livro e na livraria Kingpin Book.

Leitura Nova: Jessica Jones - Pulsar

24/05/2018

22/05/2018

Thanos e Darth Maul

 

Pontos de contacto

Ambos são vilões e os protagonistas destas edições recentes em banda desenhada, mas os pontos de contacto não se ficam por aqui. O principal, aliás, ainda está por citar.

Nas bancas: Deadpool e seus compinchas #1 (de #4)

17/05/2018

Tex: A pista dos fora-da-lei


O(s) verdadeiro(s) Tex




O subtítulo acima - por muito estranho que possa soar em relação a uma personagem com 70 anos de existência ininterrupta e que tem sabido actualizar-se e manter-se moderno - tem uma dupla explicação.

Nas bancas: Tex - A pista dos fora-da-lei

16/05/2018

Conan, le cimérien

 
Uma questão de relação?
A retoma de séries/personagens de sucesso, mais do que uma moda, é - idealmente será, para as editoras - uma aposta de sucesso (quase) garantido e, mesmo que se tente, é praticamente impossível contorná-las - evitá-las...
A Mickey, à Turma da Mônica, às personagens Hanna-Barbera, a Ric Hochet, Clorophylle e um enorme etc. junta-se agora, também, Conan, o cimério, num projecto da francófona Glénat, sob o beneplácito da Marvel.
A forma como olhamos para estes regressos, como os apreciamos ou não, depende muito, não tenho dúvidas, da relação que estabelecemos com eles. Com os originais. Para além, obviamente, da inspiração que os autores mostrarem nessas retomas.

14/05/2018

Cadernos Moura BD #10 - Artur Correia


Olhar para trás

Com o mercado português de BD dinâmico e diversificado como nunca antes se tinha visto (copio, tal e qual, as palavras de há alguns dias), é normal que (alguns leitores) desejem edições teóricas ou a recuperação de clássicos e obras marcantes da produção nacional de outras décadas.
Serão poucos, com certeza, insuficientes para um investimento desse tipo por parte de alguém, por isso esse tipo de trabalho - melhor ou pior - tem cabido a pequenas edições independentes como estes Cadernos Moura BD.

11/05/2018

L'intégrale des Aventures de Modeste et Pompom

Menoridade maior




Obra menor do génio conhecido como Franquin, mesmo uma série como Modeste et Pompom apresenta argumentos suficientes para justificar a leitura, principalmente quando enquadrada por um dossier com o interesse do que abre esta edição.

Nas bancas: Homem-Aranha (série II), vol. 6

10/05/2018

Le Storie: Sangue e Gelo

A atracção pelo desconhecido

E agora, se isto fosse uma história num livro, o leitor exigiria uma explicação... mas ao mesmo tempo, fugiria dela como da peste.”
In Le Storie: Sangue e Gelo

Cheguei a Le Storie - excepção para mim, juntamente com Dragonero, nesta colecção Bonelli - como a maioria dos leitores: sem conhecer (nada d)a série que, a exemplo da mítica Un Uomo, Un'Avventura, utiliza contextos históricos reais para narrar aventuras ficcionadas. Mas cheguei com grandes expectativas, geradas pelas boas críticas que lhe fui conhecendo.
A leitura confirmou-as.

Nas bancas: Le Storie - Sangue e gelo

09/05/2018

Dragomante: Fogo de Dragão


Ser comercial




Com o mercado português de BD dinâmico e diversificado como nunca antes se tinha visto, é normal que surjam obras como esta, 'representativas' daquilo a que poderíamos chamar - sem qualquer desprimor - de 'banda desenhada portuguesa comercial e popular'.

08/05/2018

Bartoon 25 anos


Mais do que uma efeméride






Há efemérides que se comemoram apenas pela redondeza dos números. Os 25 anos do Bartoon são bem mais do que isso.

07/05/2018

Leituras de Abril

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)
As Melhores leituras...
  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...