28/07/2022

Blacksad #1

Ágil como um felino, o detective...


Escrevia eu há 20 anos no Jornal de Notícias de 17 de Setembro:
Tal como o western, também o policial tem sido ciclicamente reinventado, situando a acção em passados históricos ou futuros imaginários, ou através de novos protagonistas, sejam eles homens ou mulheres, detectives particulares ou polícias oficiais, musculosos ou de grande capacidade dedutiva. E esta reinvenção pode acontecer, mesmo quando a história contada já o foi centena ou milhares de vezes, como é o caso de Blacksad #1 - Algures entre as sombras.

26/07/2022

A Bomba #1 e #2

Crónica de milhares de mortes anunciadas

A 6 de Agosto de 1945, a primeira bomba atómica era lançada sobre a cidade japonesa de Hiroxima, provocando milhares de mortos - no imediato e a curto, médio e longo prazo - e pondo um fim oficial à Segunda Guerra Mundial.
A Bomba, banda desenhada em dois volumes (na edição portuguesa da Gradiva) ao longo das suas mais de 450 páginas narra os passos que conduziram àquele momento.

25/07/2022

U-Boot #3 e #4

Submarino ao fundo

Com o volume #4, encerrou esta colecção ASA/Público e, obviamente, é mais uma série completa em português, cumprindo-se aquela que parece ser a 'nova normalidade ' editorial por cá.
Com a história decorrer local e temporalmente em vários momentos, com mais de um século de intervalo, a sua conclusão dá as respostas necessárias e ganha relevo por duas coincidências que explico mais abaixo.

22/07/2022

The Promissed Neverland #8-#11

Fim de ciclo

Dadas muitas respostas, definidos posicionamentos e motivações, The Promised Neverland chega ao fim daquilo que podemos designar como 'primeiro ciclo' ao fim de 11 volumes.
Isto não significa o final da série nem a estanquicidade do que até aqui foi narrado, mas permite terminar por aqui a leitura de forma satisfatória - mas não completa e desde já me confesso leitor futuro e atento do que Shirai e Demizu ainda nos vão narrar.

20/07/2022

Namor: Rei das Trevas

Duplicidade


A mega-saga do momento - nas edições brasileiras que vão chegando mensalmente a Portugal - é Rei das Trevas e esta edição é parte dela, embora se possa ler uma sem a outra e vice-versa.
Na temática que (re)une os super-heróis Marvel desta vez, perante a ameaça de Knull - o tal rei referido - a habitual legião de super-seres não foi suficiente e por isso foi necessário recorrer a outras forças. Entre elas a Maré Negra, cuja origem nos é aqui contada.

Lançamento: U-Boot #4 (de 4)

ASA/Público

19/07/2022

A vingança do Conde Skarbek

À sombra de Alexandre Dumas




Estou certo de que, se questionados sobre a mais famosa história de vingança que conhecem, a maior parte dos leitores evocaria O Conde Monte Cristo, de Alexandre Dumas, e confesso que foi esse romance que me veio à cabeça quando comecei a leitura de A vingança do Conde Skarbek, recém-editado pela Arte de Autor.

18/07/2022

La Bestia

Negro e neve





Uma pequena aldeia perdida algures numa zona montanhosa vive atemorizada por uma fera que caça nas suas imediações. O problema agrava-se quando a besta começa a caçar os homens.

14/07/2022

Agá 2.0

E continua!




Já surpreendente no âmbito das edições suportadas pelos erários municipais, Agá 2.0 volta a fugir aos estereótipos ao apresentar uma continuação da saga iniciada há cinco anos.
Se o cenário permanece o mesmo - uma (Nova) Lousada futurista - o autor é outro, mas assumindo plenamente a continuidade.

13/07/2022

U-Boot #2 Herr Himmel

Primeiras respostas, mais perguntas





A um bom ritmo narrativo - e de publicação: um álbum por semana, durante 4 semanas - a mini-série U-Boot neste segundo tomo começa já a dar as primeiras respostas - embora levante outras (tantas - ou mais) questões.

Lançamento: U-Boot #3

ASA/Público

12/07/2022

Estes dias

Os pequenos nadas que nos tapam a visão


Confirmado como valor seguro para a banda desenhada portuguesa em 2019, como desenhador de Toutinegra, a partir de um argumento de André Oliveira, depois de histórias curtas em Crumbs ou a participação como colorista em O Impaciente InglêsBernardo Majer fez recentemente o seu regresso às edições impressas com Estes dias.
Colectânea de histórias curtas, de que é autor completo, apresenta-nos uma série de reflexões desenhadas que nos falam de momentos característicos dos dias que vivemos.

11/07/2022

O Mergulho

Amplitude




Penso que, actualmente, com alguma amplitude, é possível definir a linha editorial da maioria das editoras portuguesas de BD.
E com alguma amplitude, felizmente, porque ela permite que - espreitando para lá das suas 'zonas de conforto', nos sirvam belas - e surpreendentes! - obras como este O Mergulho.

08/07/2022

O Crocodilo

Golpe de teatro!





E de repente, sem que nada o fizesse prever, eis que O Crocodilo salta do palco e nos surge à frente sob a forma de... banda desenhada.
Não sendo inédito, entre nós, é tudo menos vulgar vermos uma peça teatral adaptada em BD.

07/07/2022

Marco Polo #1

Como numa aventura


Muitas vezes, mesmo que competentemente escritos e desenhados - ou mais ainda - os volumes desta série Descobridores assim como os que constituem a colecção Eles fizeram História - pecam pelo excesso de informação e pelo tom mais didáctico, que os torna mais densos e mesmo algo pesados.
Desta vez, tal não acontece e ler este primeiro volume da biografia de Marco Polo é como embarcar numa verdadeira aventura, aqui aos quadradinhos.

05/07/2022

Pele de Homem

Uma questão de respeito




Cresci a ouvir falar de respeito, por oposição a tolerância, um termo, um conceito, hoje muito em voga. Porque respeito implica aceitação enquanto que tolerância tem agregada uma posição de sobranceria e até de superioridade moral.
Vem este intróito a propósito de Pele de Homem, uma obra que ganhou a maioria dos prémios francófonos para a banda desenhada em 2021 e que acaba de ter edição nacional de A Seita, e na qual são abordadas questões prementes e actuais - ou na moda - como a liberdade sexual, a homossexualidade, o fanatismo religioso ou as questões de género.

A trama decorre numa idade medieval indefinida, no espaço e no tempo, e o seu ponto de partida é o casamento próximo de Bianca e Giovanni. Um casamento decidido após duras negociações, que mais não representa do que um contrato entre famílias que transaccionam um homem e uma mulher que até aí não se conheciam - e em condições normais pouco se conhecerão depois. Porque é assim que as coisas são ali, com as mulheres confinadas às quatro paredes da sua casa ou pouco mais, e os homens com toda a liberdade para saírem e experimentarem tudo o que desejarem, figurada e textualmente.

Antes do casamento, Bianca é posta a par do grande segredo das mulheres da sua família, a existência de uma pele de homem (literalmente) que, uma vez vestida, lhe permite ser e actuar como um deles. Na sua posse, Bianca usa-a para, sob as formas de Lorenzo, se aproximar de Giovanni; só que, enquanto este se apaixona pelo mancebo, Bianca pretende trazer para o seu casamento o que viveu na forma de homem com o seu (futuro) marido.

Se esta temática já daria por si só pano para mangas, é necessário acrescentar-lhe o peso da tradição histórica, as diferenças sociais seculares entre homens e mulheres, o fanatismo religioso consubstanciado em Frei Angelo, irmão de Bianca, e a forma díspar como as mulheres da família se servem da pele.

Apesar da complexidade do(s) tema(s), a verdade é que Pele de Homem se apresenta como um relato leve e descontraído, em boa parte devido ao sentido de humor que perpassa por todo o livro, e Hubert, o seu argumentista, que se suicidou antes de a obra ser publicada, consegue abordar todas aquelas questões de um modo sério e que obriga cada um a reflectir.

O desenho vivo de Zanzim e o modo como a planificou, com grande dinamismo, simplicidade de fundos e cenários e pranchas de vinheta única pela quais as personagens passeiam, também contribui para esse sentimento agradável e descomplexado que a leitura proporciona.

Se é indiscutível que estamos perante um belo livro, não consigo deixar de questionar se os muitos prémios - e uma tão invulgar unanimidade... - reflectem apenas a sua qualidade ou se não foram de alguma forma uma homenagem póstuma ao seu malogrado escritor e à sua contribuição para uma temática na moda...


Pele de Homem
Prefácio de Ana Cristina Santos
Boulard Hubert (argumento)
Frédéric Zamzim (desenho)
A Seita
Portugal, Junho de 2022
210 x 280 mm, 160 p., cor, capa dura
28,00 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 25 de Junho de 2022; imagens disponibilizadas por A Seita; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

04/07/2022

U-Boot #1 Doutor Mengel

Surpresas na continuidade



Mais tarde do que os leitores de BD desejavam, sem o impacto e o peso de obras(-primas) como Peter Pan ou Long John Silver, a parceria ASA/Público está de regresso - e está de regresso aos temas bélicos, com U-Boot após Airborne 44, quatro volumes a disponibilizar noutras tantas semanas consecutivas.
Não conheço/conhecia a obra, por isso entrei nela com alguma curiosidade, aumentada pela sua divisão temporal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...