30/06/2014

Jorge Coelho, desenhador de vilões







Se já não é novidade haver desenhadores portugueses a desenhar para a Marvel, continua a ser notícia de cada vez que preparam um novo trabalho.
O caso mais recente é Jorge Coelho que, depois de ter desenhado três números de Venon, está agora a desenhar uma história de Loki, Agent of Asgard, parecendo especializar-se em super-vilões.

Cidade Suspensa: lançamento

29/06/2014

As Melhores Leituras de Junho

Foram estas as melhores edições de BD que li em Junho, independentemente da sua data de publicação original.
Para descobrir mais sobre as obras (quando disponível), clicar nas respectivas imagens.


Os restantes títulos já de seguida.

28/06/2014

Leituras Novas – Junho 2014

Arcádia
As 7 Cores de Oníris
Rita Vilela, Mitsu e Led

Mais propostas novas de leitura em português, com capas e imagens, já a seguir.

27/06/2014

Il s’appelait Geronimo













Mais cedo do que previa, volto a Étienne Davodeau, desta vez numa obra que junta as pontas soltas do tríptico Geronimo, feito em parceria com Joub.
Para descobrir, já a seguir.

26/06/2014

Le ventre de la hyène













Um dos maiores flagelos que afecta o continente africano serve de tema a este livro: os meninos-soldados.
A minha leitura de uma obra forte e chocante, já de seguida.

Simpsons Comics #3






A revista Simpsons Comics #3 traz-nos uma das histórias mais épicas de sempre do universo dos Simpsons, [When Bongos Collide!] que originalmente foi lançada ao longo das várias colecções existentes: Simpsons Comics, Bartman e Itchy & Scratchy.
É uma história imensa que ocupa toda a revista e que conta com Bartman, Radioactive Man, Itchy & Scratchy, super-heróis, super-vilões, mutantes, alienígenas… todos num verdadeiro reboliço.
(texto da responsabilidade da editora)

Pranchas e ficha técnica já a seguir.

25/06/2014

Capitão América: Perdido na Dimensão Z












Chega hoje às bancas o quarto TPB Marvel Now!, versão portuguesa, dedicado desta vez ao Capitão América, depois dos protagonizados pelo Homem-Aranha, Vingadores-X e Guardiões da Galáxia.
A minha leitura, já a seguir.

24/06/2014

Turma da Mónica em Junho

(Panini Comics)

Turma da Mónica – Saiba mais #75 – Mônica 50 Anos
2,60 €

Todas as capas deste mês já a seguir!

DC Comics em Junho

(Panini Comics)


Liga da Justiça #16
2,50 €

Todas as capas deste mês já a seguir!

22/06/2014

Inquérito: Que revistas Marvel comprar?

 





Com a chegada este mês às bancas portuguesas das primeiras revistas brasileiras da fase Nova Marvel (Marvel Now!), estão lançadas as bases para a grande confusão, com a coabitação nos quiosques de revistas em português e brasileiro, com as mesmas histórias…
Em Junho, temos Homem-Aranha #142 (em brasileiro) a repetir histórias que saíram em Homem-Aranha Superior #0 (em português) e Vingadores (Nova Marvel) (brasileiro), a duplicar parte do que já foi publicado em Vingadores (em português)…
Nos próximos meses, com a entrada na Nova Marvel de todos os títulos brasileiros que a Panini envia para Portugal, a situação generalizar-se-á, pondo os leitores portugueses perante um dilema: comprar as revistas em português, manter a fidelidade aos títulos brasileiros ou optar por estes últimos apenas quando parte ou a maioria das bandas desenhadas for inéditas – o que, neste último caso, significará ficar com uma colecção (brasileira) com falhas…
Se a vontade expressa pela Panini é manter as revistas em brasileiro e português, até perceber se estas últimas são viáveis, a sensação que fica é que a sua presença simultânea nas bancas apenas servirá para causar confusão nos leitores e, possivelmente até para afastar alguns.

Por isso, As Leituras do Pedro desafiam os seus visitantes a participarem no inquérito que estará disponível no canto superior direito do blog até meados de Julho, para tentarmos perceber como vão os leitores portugueses reagir a esta situação.

20/06/2014

Marvel em Junho

(Panini Comics)

Este mês é distribuído em Portugal o último número das revistas brasileiras X-Men e Universo Marvel, tal como já tinha acontecido com a revista Os Vingadores no mês passado.
Esta última, dá lugar neste mês de Junho ao número inaugural de Os Vingadores (Nova Marvel), cujas histórias já foram publicadas na edição portuguesa dos Vingadores, #1 e #3.
E parte do conteúdo de Homem-Aranha #142 também já foi lançado em português, em Homem-Aranha Superior #0.
No próximo mês, estrearão Universo Marvel (Nova Marvel) e X-Men (Nova Marvel), sendo que as histórias desta última também já foram parcialmente editadas na versão portuguesa dos X-Men. O mesmo acontecerá já em Julho com as revistas Homem-Aranha e Wolverine.
A coabitação, nas bancas portuguesas, de revistas com (sensivelmente) os mesmos conteúdos continuará, de acordo com a Panini, até haver dados que permitam avaliar da viabilidade das edições portuguesas, como forma de garantir que os leitores ao fim de poucos meses não fiquem privados de umas e outras.
A opção, que certamente provocará muita discussão, é um pau de dois bicos pois, se por um lado pretende salvaguardar o leitor, por outro poderá ser penalizadora para as edições em português que deveriam ser – escrevo eu – a prioridade da Panini.
Porque, sejamos sinceros, quantos leitores vão comprar em simultâneo as edições portuguesa e brasileira para acautelar o risco de a primeira não vingar? Não será mais lógico que optem pela versão brasileira, cuja continuidade (no Brasil, pelo menos) está assegurada?
Não faria mais sentido, ter suspendido os títulos brasileiros até haver resultados consolidados das vendas das edições portuguesas e retomá-los se estas não atingissem os valores necessários à sua manutenção?
Resta aguardar pelos novos episódios desta coabitação luso-brasileira das revistas Marvel em Portugal.

Todas as capas deste mês já a seguir!

Sobre a tradução de Maus







Uma leitura desta edição de Maus, sem outra informação adicional, pode em alguns momentos sugerir que o livro tem uma má tradução ou revisão, ou ambas. No entanto, esclarecemos que esta questão não se prende com falhas na tradução ou na revisão do texto.  
À semelhança do texto original de Art Spiegelman, seguimos nesta tradução o critério de manter um desvio das falas do personagem Vladek Spiegelman ao inglês padrão. Vladek Spiegelman é um polaco idoso e emigrante, terá pois começado a falar inglês quotidianamente já depois de adulto, pelo que muitas vezes não fala com inteira correcção gramatical e sintáctica. A excepção ao desvio acontece quando a voz Vladek Spiegelman surge nas recordações da sua juventude já que nesses momentos, o personagem Valdek fala com fluência por supostamente estar a expressar-se na sua língua de origem. O desvio atrás referido é não só intencional como também, na perspectiva do autor, uma característica inalienável e integrante da personagem, e por isso é exigência do autor que se mantenha em todas as traduções.

(Texto da responsabilidade da Bertrand Editora, com adaptação para a grafia pré-Acordo ortográfico  da responsabilidade de As Leituras do Pedro, que o publicam por solicitação da editora)

19/06/2014

S.












As memórias são como as cerejas: quando se evoca uma, nunca se sabe quantas mais vêm juntas.
Gipi, prova-o – também em BD – num livro em que narra diferentes momentos da vida do seu pai.
A minha leitura de S., já a seguir.

18/06/2014

Chico Bento: Pavor Espaciar










Terceira das quatro Graphic MSP já publicadas, esta até podia ser uma história integrada na cronologia tradicional da personagem, com o seu traço original. O que seria uma pena.
Descubra porquê já a seguir.

17/06/2014

Real Life #3 nas bancas








O 3.º número da revista Real Life já está disponível nos habituais pontos de venda.
Prossegue a história de banda desenhada da Disney, onde 3 raparigas procuram o rapaz perfeito, fazendo uso das novas tecnologias e da rede social Real Life.
Uma BD inédita, lançada pioneiramente em Portugal, conjuntamente com Espanha, seguindo-se o lançamento em França e Itália.
Índice, ficha técnica e algumas pranchas já a seguir.

16/06/2014

J. Kendall #106











J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga – tal como Zagor e Zagor Extra - chega este mês às bancas portuguesas com um novo modelo: o dobro das páginas pelo dobro do preço.
Prós e contras desta opção e tópicos de leitura de mais duas histórias bem conseguidas, já a seguir.

15/06/2014

Julieta Arroquy: "Estou surpreendida com o que Ofélia fez..."











Chama-se Julieta Arroquy, é argentina, tem 38 anos e esteve na Feira do Livro de Lisboa para autografar o seu livro Ofélia: Pare, Escute e Olhe (Clube do Autor).
De passagem pelo Porto, conversou com As Leituras do Pedro.

14/06/2014

X Festival Internacional de BD de Beja: o fim


Termina amanhã
DIA 15 DE JUNHO, DOMINGO
o X Festival de Banda Desenhada de Beja,
com a
FESTA DE ENCERRAMENTO DO FESTIVAL,
às 20h00 na
CASA DA CULTURA.
A programação e os convidados, fizeram desta edição,
possivelmente, a mais estimulante de sempre.
Até amanhã, é ainda possível ver as
21 exposições patentes, com autores de 23 países
(do Brasil ao Quénia, passando pelo México ou pela Finlândia).
Se puderem, vão a Beja.
Sei que vai valer a pena.
Se não - triste consolo – vejam as reportagens vídeo e fotográficas
ou, por exemplo, no Kuentro.

13/06/2014

Obscurum Nocturnus




Se há coisa que eu aprendi a valorizar ao longo dos mais de 30 anos que levo ligado (activamente) à BD, foi a persistência, a crença dos autores que, mesmo não tendo editor, continuam a trabalhar, mesmo que para a gaveta, confiantes de que a obra pronta convencerá editores ou, no mínimo – que não é pouco - movidos pela necessidade íntima de libertarem a história que querem contar.
Diogo Carvalho é a entrada mais recente numa lista que, não sendo tão longa como eu gostaria – existe outra similar, mais extensa…, de autores prometedores que nunca confirmaram as potencialidades que se lhes adivinhava - tem nomes que marcaram as últimas décadas dos quadradinhos portugueses.
Descubram Obscurum Nocturnus já a seguir.

12/06/2014

IR$ Team






No dia em que começa o Mundial do Brasil, quando poucos de nós aguentamos ainda o (insuportável) ruído mediático criado em torno dele, proponho uma abordagem diferente ao mundo futebol, em quadradinhos, claro.
Em IR$ Team, Larry Max, o agente do fisco norte-americano, mergulha no pior do que gravita em torno da popularidade do desporto-rei, como explano, já a seguir.

11/06/2014

Mandrake: 80 anos mágicos



A 11 de Junho de 1934, a banda desenhada ganhava um novo e carismático herói: Mandrake, the magician, que enfrentava bandidos, vilões e até extraterrestres utilizando magia – que, com o passar dos anos, deu lugar apenas ao ilusionismo e ao hipnotismo, devido à pressão de sectores cristãos.

Evocação do mago já a seguir.

Comix #80 e… Disney GOOOLO nas bancas


É mesmo verdade!
Esta semana, por apenas €1,90 terás nas tuas mãos duas edições fantásticas!!!
Com a tua habitual Comix, vem uma parceira para o ataque, para festejar o início do Mundial de Futebol, que este ano será no nosso país irmão, o Brasil!
A Disney GOOOLO tem 100 páginas com a pura magia da bola!

Descobre mais já a seguir!

10/06/2014

Tex Especial Colorido #2: Os Bandidos da Neblina





Tal como Sergio Bonelli expressa na introdução, penso que Tex é para ser lido a preto e branco - de preferência bem contrastado – pois são esses os tons que melhor combinam com a violência inata e o tom duro e selvagem deste western dos quadradinhos.
E, desculpem a comparação, volto a concordar com o grande editor italiano, quando diz que – por vezes – é preciso compactuar com o gosto – e os hábitos - dos leitores novos e/ou mais jovens, daí a opção por esta (nova) colecção colorida de Tex.
Agora que este segundo tomo está em distribuição em Portugal, deixo algumas impressões sobre ele já a seguir.

09/06/2014

Donald Duck: 80 anos a grasnar











Temperamental, irascível, impulsivo, de ferver em pouca água, Donald Duck, aliás Pato Donald, estreou-se a 9 de Junho de 1934, em The Wise Little Hen, um filme de animação de Walt Disney.
Descubra como o pato mais popular do mundo saiu do ovo, já a seguir.

08/06/2014

Bonelli em Junho

(Mythos Editora)

Em termos de edições Bonelli da Mythos, Junho fica marcado pelas mudanças em J. Kendall, Zagor e Zagor Extra, que duplicam, páginas e preços e passam a bimestrais.
Para além disso há duas edições que merecem uma chamada de atenção:
o segundo Tex Especial Colorido e, principalmente, a edição de homenagem a Sergio Bonelli, que bem mais do que uma edição de coleccionador, é um documento que deve figurar em qualquer biblioteca de banda desenhada.

 

Capas, resumos e fichas técnicas de todas as edições de Junho já a seguir.

06/06/2014

São Jorge - Volume 1: Soldado do Império













A primeira vez que Danilo Beyruth me chamou a atenção foi aquando do lançamento de Bando de Dois, uma história de cangaceiros– que é como quem diz um western brasileiro – muito bem recebido pela crítica e que curiosamente continuo sem ler…; depois, surgiu Magnetar, a magnífica recriação que fez do Astronauta de Maurício de Sousa. Agora, com São Jorge, Beyruth confirma-se como um dos autores brasileiros que convém seguir com atenção.
A minha leitura desta obra, já a seguir.

Julieta Arroquy na Feira do Livro de Lisboa












A argentina Julieta Arroquy, estará hoje às 18 horas na feira do Livro de Lisboa para autografar o seu livro Ofélia: Pare, escute e olhe.
Em breve As Leituras do Pedro publicarão uma entrevista exclusiva com esta autora.

05/06/2014

Johnny Hazard nasceu há 70 anos












A 5 de Junho de 1944 era publicada a primeira tira diária de Johnny Hazard, o piloto aviador que em Portugal também ficou conhecido como João Tempestade.
Breve evocação do seu percurso já a seguir.

04/06/2014

Disney em Junho

(Goody)




Junho acaba de começar, o Mundial de Futebol está a chegar e nós temos, para ti, a revista de banda desenhada Disney que vai celebrar isso mesmo!
Se és fã da magia e da festa do futebol e és apaixonado por BD, esta edição é mesmo para ti!

Descobre mais sobre esta edição e sobre todas as outras que vais poder ler em Junho, já a seguir.

Michel Vaillant em Junho

(Público/ASA)

4 de Junho - Os Cavaleiros de Königsfeld

As restantes capas já a seguir.

02/06/2014

Comics Star Wars em Junho

(Planeta DeAgostini)

Comics Star Wars #64 –Darth Maul 2
02-06-2014
Ki-Adi-Mundi é um cavaleiro Jedi que pretende impedir que o
seu planeta natal, Cerea, se junte à República, para assim manter
intactas a pureza e a cultura desse mundo. Este ponto de vista
entra em choque com as gerações mais jovens, pró-tecnologia,
que ambicionam a modernidade. Entre os jovens descontentes
encontram-se Sylvn, a filha de Ki, e o seu namorado,
manipulados por um forasteiro com interesses velados.
A última história do presente volume apresenta a primeira grande
missão de Darth Maul, o aprendiz de Lorde Sidious. O mestre negro
pretende acabar com os Jedi e restaurar o poder dos Sith, servindo-se
para tal da Federação de Comércio. No entanto, primeiro é necessário
que Darth Maul se encarregue da organização criminosa Sol Negro.

Pranchas e restantes volumes de Junho para ver já a seguir.

01/06/2014

As Melhores Leituras de Maio

Foram estas as melhores edições de BD que li em Maio, independentemente da sua data de publicação original.
Para descobrir mais sobre as obras (quando disponível), clicar nas respectivas imagens.


Os restantes títulos já a seguir…

Prémios Profissionais de Banda Desenhada 2014: os vencedores

Álbum do Ano
Filipe Melo e Juan Cavia
Tinta da China

Argumentista do Ano
Filipe Melo
Tinta da China

Desenhador do Ano
Osvaldo Medina
 
Kingpin Books

Colorista do Ano
André Caetano
Uma Aventura Estaminal
Imprensa da Universidade de Coimbra

Legendador do Ano
Mário Freitas
  
 Palmas Para O Esquilo, O Impaciente InglêsSuper Pig: Roleta Nipónica
Kingpin Books

Designer de Publicação do Ano
Mário Freitas
 
Palmas Para O Esquilo, O Impaciente Inglês, Roleta Nipónica
Kingpin Books

Outras Publicações
André Oliveira e Joana Afonso
Ave Rara
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...