22/06/2014

Inquérito: Que revistas Marvel comprar?

 





Com a chegada este mês às bancas portuguesas das primeiras revistas brasileiras da fase Nova Marvel (Marvel Now!), estão lançadas as bases para a grande confusão, com a coabitação nos quiosques de revistas em português e brasileiro, com as mesmas histórias…
Em Junho, temos Homem-Aranha #142 (em brasileiro) a repetir histórias que saíram em Homem-Aranha Superior #0 (em português) e Vingadores (Nova Marvel) (brasileiro), a duplicar parte do que já foi publicado em Vingadores (em português)…
Nos próximos meses, com a entrada na Nova Marvel de todos os títulos brasileiros que a Panini envia para Portugal, a situação generalizar-se-á, pondo os leitores portugueses perante um dilema: comprar as revistas em português, manter a fidelidade aos títulos brasileiros ou optar por estes últimos apenas quando parte ou a maioria das bandas desenhadas for inéditas – o que, neste último caso, significará ficar com uma colecção (brasileira) com falhas…
Se a vontade expressa pela Panini é manter as revistas em brasileiro e português, até perceber se estas últimas são viáveis, a sensação que fica é que a sua presença simultânea nas bancas apenas servirá para causar confusão nos leitores e, possivelmente até para afastar alguns.

Por isso, As Leituras do Pedro desafiam os seus visitantes a participarem no inquérito que estará disponível no canto superior direito do blog até meados de Julho, para tentarmos perceber como vão os leitores portugueses reagir a esta situação.

21 comentários:

  1. ta viciado o inquérito :)
    ainda bem que os resultados para já mostram o que muitos fãs de comics em portugal querem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alex.
      Vamos acompanhar e ver o que nos dirá no final, mas pessoalmente também estou satisfeito com a participação... e os resultados!

      Obrigado pela participação e boas leituras!

      Eliminar
  2. Pela minha parte irei apenas comprar o que sai em Português de Portugal. Já lá vai muito tempo que desisti de comprar as revistas Brasileira pois os locais onde comprava nunca conseguiam ter as revistas todas. Além disso assim apoia alguns posto de trabalhos em Portugal e clara leio em Português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Marco,
      A distribuição foi sempre um problema das revistas brasileiras. As portuguesas estão a contorná-lo aparecendo em hipermercados e livrarias... Esperemos que sejam para continuar.

      Obrigado pela participação e boas leituras!

      Eliminar
  3. Não achas melhor reduzir os dias que faltam para terminar as votações, Pedro?

    Temos resultado! Espero bem que este inquérito chegue à Panini Comics em Portugal.

    Abraço,

    Angelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângelo,
      O Blogger não permite mexer nos inquéritos, uma vez colocados na página.
      Independentemente disso - e até pela experiência que tive com o anterior inquérito, sobre formato comic ou formatinho - cujos resultados foram evoluindo ao longo do tempo, irá manter-se até à data apontada inicialmente.

      Obrigado pela participação e boas leituras!

      Eliminar
  4. Não percebo a lógica deste inquérito. É óbvio que se os #1s PT-PT e PT-BR tivessem saído ao mesmo tempo, faria mais sentido. É óbvio que ninguém irá começar a comprar agora os #1s PT-BR quando os PT-PT's já vão com 5, 6, 7 meses à frente. Se os PT-PT forem cancelados, lá esperarei que a numeração PT-BR atinja a mesmas histórias que as da PT-PT. No que respeita a Aranha Superior, quem coleciona a PT-PT, pode optar por comprar também a versão PT-BR apenas pra lr as histórias de Avenging Spider-Man. No que respeita a Vingadores, X-Men a Aranha não tenho mais nada a dizer.

    No que respeita às outras: gostaria que saísse cá a Avante Vingadores pra ler Avengers Assemble e Avengers Arena; Universo Marvel com Hulk, Fantastic Four, FF, Nova, Thunderbolts; Wolverine.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Reignfire,
      A lógica deste inquérito - da exclusiva responsabilidade de As Leituras do Pedro - é sondar os leitores de revistas Marvel portugueses - que em muitos casos compravam até agora revistas brasileiras e portugueses - sobre o que farão daqui em diante.
      E, já agora, ter um dado extra para enviar à Panini.

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. O que penso que os leitores farão daqui a diante é continuar a comprar as revistas PT-PT, sendo que em caso de cancelamento destas, voltam para as brasileiras.

      Eliminar
  5. Eu para já fico com as Portuguesas só por não ter mix.Ao contrario das do Brasil que para alem disso não tem as capas alternativas e papel muito inferior.Mas em caso de cancelamento destas volto de vez para os comics issues e tpbs originais.O que é obvio é que essas revistas só vão servir para baralhar e pouco mais.Ou para alguem que não tem Aranha ou Avengers now etc desde o inicio embora até nisso pareca um tiro no pé da propria panini e um incentivo a não comprar.

    ResponderEliminar
  6. O importante é o valor da revista, assim dará para comprar mais revistas no mês.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/7/14 00:04

    eu já contactei pelo leituras do Pedro o senhor Jose Freitas para responder a algumas perguntas sobre as edições em português o que levou mesmo a um post aqui no blogue sobre o as revistas português e o plano editorial em 2014 . portanto acho provável que o senhor jose Freita veja o resultado do inquérito.

    ASS: carlos marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Carlos,
      Mesmo que não veja aqui no blog, quando o período do inquérito terminar, vou enviar os resultados para a Panini e também para o José de Freitas.
      Será mais um indicador que poderão utilizar.

      Boas leituras!

      Eliminar
  8. Cesário1/7/14 22:54

    Não acha que isto é uma péssima decisão editorial, Pedro? Parece-me que trazer para Portugal o mesmo título com mais páginas e mais barato do que o nacional vai matar a primeira colecção.

    Provavelmente muita gente vai deixar de comprar a edição portuguesa e esperar que a Brasileira chegue à numeração nacional.

    Muito sinceramente não esperava um erro crasso destes da parte de uma editora internacional. Parece até que estão a fazer de propósito uma vez que lhes fica mais barato mandar vir sobras do Brasil do que financiar um projecto feito de raiz para Portugal.

    Volta Devir estás perdoada. Pelo menos nesses tempos o material mensal que chegavas às bancas era menor, mas tínhamos uma empresa Portuguesa preocupada em fornecer um serviço de qualidade aos leitores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é erro ou se a Panini não conhece termos como Redistribuiçao os lojas que recebam e tratem os back issues como foi pela Devir e outras.
      Mas mesmo a Devir dessa epoca não era a "tão santa" como a Pintas n coleçoes com Jornais só continham material já editado antes em Papel inferior tipo a Fantastica Serie Ouro Ou Metade do Ultimate Homem Aranha Jn que ja tinha saido na Mensal Ultimate Marvel e a 1a serie de Classicos tinha sempre uma história ja editada em mensais tipo a Morte de Colossus ou Aranha WTC eTC.
      Claro que é a democracia capitalista mas alguem buscar o lucro facil e exacerbado não é bonito.

      Eliminar
    2. Cesário9/7/14 20:25

      Sempre as mesmas pescadinhas de rabo na boca Optimus.

      Eu referia-me ao facto de se ter uma empresa Portuguesa a trabalhar para os Portugueses. Agora não só estamos à merce dos Espanhois que não estão a esforçar muito para que esta colecção resulte (péssima divulgação, horrorosa legendagem, calinadas nas traduções que fazem para Português claramente realizadas no Google Translator) agora ainda vêm impingir-te "restolho" do Brasil quando se tem "caviar" na bancas na esperança que o leitor Tuga "ajude" a justificar o cancelamento da publicação nacional.

      Com a Devir havia pessoas a trabalhar afincadamente e disponiveis para ouvir e responder pessoalmente à comunidade bedefila que os melgava com todo o tipo de mesquinhices.

      Eu prefiro mil vezes pagar por comics produzidos por uma editora como a Devir que gerava postos de trabalho do que ler bd em papel higienico rugoso cheio de dengue.

      As colecções que referes eram publicadas com esse tipo de papel e formato por exigência dos jornais. Achas mesmo que os editores da Devir que lutaram durante anos para tu teres BD de qualidade iam ter essas decisões parolas de mudar formatos só para te chatear?

      Além disso qualquer uma dessas séries serviu para levar BD ao público que não lia /desconhecia por completo que os filmes que eram sucesso a cada Verão afinal eram baseados em BD.


      Acho que realmente o editor Espanhol da Panini devia de qualquer forma explicar o porquê desta péssima decisão editorial.

      No tempo da A/CJ coexistiam alguns títulos PT-PT com outros PT-BR da Abril Jovem, mas pelo menos eram títulos que não tiravam vendas aos produzidos em Portugal.

      Eliminar
    3. "Eu referia-me ao facto de se ter uma empresa Portuguesa a trabalhar para os Portugueses. Agora não só estamos à merce dos Espanhois que não estão a esforçar muito para que esta colecção resulte (péssima divulgação, horrorosa legendagem, calinadas nas traduções que fazem para Português claramente realizadas no Google Translator) agora ainda vêm impingir-te "restolho" do Brasil quando se tem "caviar" na bancas na esperança que o leitor Tuga "ajude" a justificar o cancelamento da publicação nacional."

      Nenhuma das 2 era 100% Portuguesa a Devir sempre deixou claro que era um ramo da editora do Brasil atraves de sobras ou edição em Pt da Vertigo/Wilstorm/Dark Horse etc Nisso as 2 são iguais só que a Panini é maior.Quanto a tradução google só aconteceu uma vez naquele Aranha uk Oversized.Os tpbs anteriores tal como os actuais são traduzidos localmente tal como os actuais e revistas.

      "Com a Devir havia pessoas a trabalhar afincadamente e disponiveis para ouvir e responder pessoalmente à comunidade bedefila que os melgava com todo o tipo de mesquinhices."

      Mentira havia pessoas "editores" e etc que só queriam ouvir louvores.Criticas nem pensar material de Marvel dc fora do trio Aranha X-men e Batman nem pensar.Até abaixos assinados ouve para editarem Capitão do Brubaker que saiu agora pela Levoir ou Novos Vingadores do Bendis que só chegariam aqui via Panini Brasil

      "Eu prefiro mil vezes pagar por comics produzidos por uma editora como a Devir que gerava postos de trabalho do que ler bd em papel higienico rugoso cheio de dengue"

      Essa foi uma coisa bem ironica na epoca quando a Devir mudou o papel para um mais fraco as vendas cairam a pique.

      "As colecções que referes eram publicadas com esse tipo de papel e formato por exigência dos jornais. Achas mesmo que os editores da Devir que lutaram durante anos para tu teres BD de qualidade iam ter essas decisões parolas de mudar formatos só para te chatear."

      Se reparares a Serie Ouro foi um flop por 2 motivos a publicidade enganosa do papel e sobretudo o material reeditado outra vez em papel inferior o tal higienico rugoso cheio de dengue.Eu e muitos já tinhamos o material com papel bom em revistas e outros tpbs.E neste caso são todos culpados porque é uma parceria a 3 ou seja não ha inocentes editores que não sabiam o que sugerir e era muito mais facil pegar em algo já traduzido e fazer uma "nova embalagem"

      "Além disso qualquer uma dessas séries serviu para levar BD ao público que não lia /desconhecia por completo que os filmes que eram sucesso a cada Verão afinal eram baseados em BD."

      Sim sim por isso a queda constante de vendas ate hoje mesmo com filmes e series.

      "Acho que realmente o editor Espanhol da Panini devia de qualquer forma explicar o porquê desta péssima decisão editorial."

      Concordo mas duvido as revistas nem espaço para cartas tem nem e-mail.Duvido muito.

      "No tempo da A/CJ coexistiam alguns títulos PT-PT com outros PT-BR da Abril Jovem, mas pelo menos eram títulos que não tiravam vendas aos produzidos em Portugal."

      Eu sei mas tambem havia coisas bem ilogicas tipo um ou 2 aranhas 2099 zucas no meio dos tugas.lolo

      Eliminar
  9. Anónimo2/7/14 19:11

    Boa tarde!
    Gostaria de saber onde se arranjam números antigos, é que só hoje vi isto à venda, e claro que comprei, mas já ia no número 5.
    João Lobo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Lobo,
      Obrigado pela visita.
      Eventualmente ainda consegue encontrar algumas das revistas #4.
      Para conseguir números mais antigos a única opção que conheço é a papelaria Pirâmide: http://papelariapiramide.blogspot.pt/
      Se não conseguir resolver o problema, contacte-me para o e-mail pedro.cleto64@gmail.com

      Boas leituras!

      Eliminar
  10. Eu ainda não vi as revistas da Marvel Now BR nas bancas, será que não chegaram à minha banca habitual(o que não acho que seja o caso porque a papelaria onde compro os comics recebe tudo da Panini)ou então a Panini mandou apenas as checklists sem ver os conteudos e afinal não vão sair cá revistas repetidas?!

    Alguém já viu as revistas por ai?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Head-Jam,
      Com atraso, a Vingadores #1 (brasileira) já apareceu aqui em Gaia. A revista do Homem-Aranha apareceu na data normal.
      As restantes só em Julho.

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...