25/06/2014

Capitão América: Perdido na Dimensão Z












Chega hoje às bancas o quarto TPB Marvel Now!, versão portuguesa, dedicado desta vez ao Capitão América, depois dos protagonizados pelo Homem-Aranha, Vingadores-X e Guardiões da Galáxia.
A minha leitura, já a seguir.


Escolhido para escrever a entrada do Capitão América na fase Marvel Now!, Rick Remender optou por um corte total com a fase anterior do Capitão - a celebrada passagem de Ed Brubaker pelo título, centrada num tom policial e de espionagem. Para o fazer, optou por transportá-lo para a estranha dimensão Z, numa narrativa que corre em paralelo com diversos flashbacks que mostram a (nova?) infância do herói, durante a Grande Depressão, como filho de um irlandês alcoólico, desempregado e com historial de violência doméstica. Um passado agreste e marcante que serve para moldar o carácter do futuro herói e também para pautar a sua actuação ao longo da história, devido ao paralelo que é feito entre a sua actuação no presente e o comportamento do seu pai no passado.
É destes contrastes, entre o tom fantástico e as personagens bizarras da Dimensão Z, e o relato hiper-realista da infância do futuro Capitão, que Remender faz avançar e desenvolver a sua narrativa – à qual não falta o regresso de um antigo vilão, Arnim Zola – que, no entanto, peca por alguns desajustes temporais no seu decorrer, que retiram alguma coerência ao todo.
Fã do traço de Romita – embora me pareça que ele já foi mais capaz de se libertar do lastro das publicações anteriores, na passagem para novos trabalhos – considero este um dos pontos fortes de Perdido na Dimensão Z, pela expressividade e pela diversidade da planificação.
E se posso compreender o facto de a história não terminar neste volume, custa saber que terei de esperar até 2015 para ler sua a continuação…

Capitão América
Perdido na Dimensão Z
Rick Remender (argumento)
John Romita Jr. (desenho)
Klaus Janson (arte-final)
Dean White, Lee Loughridge e Dan Brown (cor)
Panini
Portugal, 25 de Junho de 2014
170 x 260 mm, 128 p., cor, brochado
9,95 €

9 comentários:

  1. pedro o preço e de 9,95 se depois poderes alterar :)
    quanto a colecção da levoir/publico falta 1 semana quase e nem uma informação adicional achas que vai ser adiado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Preço corrigido!
      Obrigado pela atenção, é o problema do corta e cola...
      Quanto à colecção da Levoir, apesar do silêncio acredito que continua agendada para dia 3 de Julho...

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Se amanhã, ou seja, exatamente a uma semana de começar a dita coleção, não houverem novidades, então o mais provável é que a mesma foi adiada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. afinal ta confirmado que vai sair primeiro volume capitao america do ed brubaker por 4.9 excelente preço visto o livro que é :)
      e esta colecção terá cerca de 20 volumes

      Eliminar
    2. Confirmado pra 10 de julho, segundo o facebook da Levoir.

      Eliminar
    3. tens razão reign agora provalmente vamos ter de esperar até saber de noticias sobre futuros titulos "Restantes volumes a serem anunciados muito em breve" vamos a ver quanto tempo exactamente
      fiquei um pouco desiludido mas mais vale esperar uma semana e que as coisas acabem por sair direitas do que sair a pressa e com defeitos

      Eliminar
  3. https://scontent-b-vie.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/1536675_734564489934214_6976603316764926572_n.jpg
    uau muito mas muito melhor :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...