19/02/2025

Confinados, encafuados, embiocados e desconfiados

Regresso ao passado




Foi só - só? - há 4 ou 5 anos mas, na altura mudou completamente as nossas vidas.
De tal forma que hoje, olhando para trás, questionamo-nos se aconteceu mesmo e, à velocidade alucinante que o tempo hoje passa, parece-nos quase ter acontecido numa outra existência ou até numa (ir)realidade paralela.

18/02/2025

Hitler

Abrir hostilidades

"Fomos nós, alemães, que criámos aquele louco."

In Hitler

No ano em que passam oito décadas sobre a morte de Adolf Hitler (1889-1945), irão certamente multiplicar-se as obras sobre o ditador alemão. A efeméride em si e os dias que vivemos, com o recrudescer das ideologias de extrema-direita, contribuirão para isso,
Em banda desenhada, as hostilidades acabaram de ser abertas com Hitler, obra clássica de Shigeru Mizuki (1922-2015), lançada pela Devir, na muito aconselhável coleção tsuru, dedicada aos grandes clássicos do manga japonês.

14/02/2025

La face cachée de Morris

Tudo, tudo, tudo sobre o criador de Lucky Luke


Catálogo da mostra que Angoulême dedicou a Maurice de Bevere, dito Morris, aquando do seu vigésimo aniversário, em 1993, quando foi concedido ao criador de Lucky Luke um Grande Prémio especial, La face cachée de Morris, se não conta 'tudo, tudo, tudo' sobre ele como reza o sub-título, proporciona um retrato amplo, extenso, assertivo e diversificado sobre o autor.

Lançamento: Ataque dos Titãs #6

Penguin Random House/Distrito Manga

12/02/2025

Shi - Ciclo Um, tomo 1 e 2

Tanto sangue, tantas lágrimas...



Na actualidade, no regresso a casa após uma vitória em tribunal que o inocenta da morte de uma criança devido a uma mina anti-pessoal, um magnata da indústria do armamento vê o filho vitimado por um desses engenhos, ditos "inteligentes", no próprio jardim.

07/02/2025

As 5 Terras #3 e #4

Certezas só...

A leitura do segundo terço do primeiro ciclo de As 5 Terras - entenda-se dos volumes 3 e 4 - veio confirmar a sensação deixada pelo início desta obra de Lewelyn e Lereculey: 'primeiro estranha-se, depois entranha-se' - para usar o velho aforismo que (re)conhecemos associado por Pessoa à Coca-Cola - e também seduz, de forma progressiva e quase despercebida.

06/02/2025

Spirou: Panique en Atlantique

Há vida depois de Bravo?




Autor de duas obras-primas da banda desenhada contemporânea - Diário de um ingénuo e os 4 tomos de A esperança nunca morre... - Émile Bravo deixou a um nível altíssimo - dificilmente alcançável? - a fasquia dos Spirou de autor.
Mas a verdade é que há vida para além dele.

05/02/2025

2024 - 12 Obras de autores portugueses a ler e uma colecção a acompanhar



De forma intermitente, estendendo-se mais do que seria desejável e previsto, segue aqui em As Leituras do Pedro, o Balanço de 2024, o Balanço de 2024, no que à BD diz respeito.

Hoje trago as edições portuguesas que - em minha opinião - marcaram o ano passado. Selecção difícil num período em que, também a nível nacional, a oferta foi vasta e diversificada - ressalvando mais uma vez que ainda tenho edições por ler.
Estão, por ordem alfabética, já a seguir.

Grande Prémio do Festival de Banda Desenhada de Angoulême para Anouk Ricard






A autora francesa Anouk Ricard foi distinguida com o Grande Prémio do Festival de BD de Angoulême na sua 52.ª edição, a decorrer até ao próximo domingo naquela cidade francesa.

A notícia completa pode ser lida aqui.

04/02/2025

Corto Maltese - A linha da vida

Os eternos regressos de Corto Maltese



Ao retomar uma personagem há sempre duas opções: proporcionar uma versão de autor, de que são exemplo recente Lucky Luke ou Spirou, ou dar continuidade ao original canónico, como tem acontecido com Astérix, Blake e Mortimer ou Corto Maltese, alter-ego de Hugo Pratt.

03/02/2025

Prémio Jorge Magalhães para Argumento de BD distingue Joana Mosi






O Mangusto (edição de A Seita), valeu a Joana Mosi o Prémio Jorge Magalhães de Melhor Argumento para Banda Desenhada 2024, referentes a obras publicadas ao longo de 2023.

A notícia completa pode ser lida aqui.

30/01/2025

O que vem por aí - Devir








As Leituras do Pedro continuam acesvendar as propostas que as editoras nacionais têm para este ano de 2025 e quiseram partilhar.

A informação, apresentada no formato recebido, está a ser disponibilizada por ordem de chegada, cabendo hoje a vez à Devir.

28/01/2025

Verão Índio

A complementaridade de dois génios da BD


Distinguido como Melhor Álbum Estrangeiro no Festival de BD de Angoulême, em 1987, Verão Índio é uma das reedições de topo do ano transacto.
A nova edição da Ala dos Livros, na muito aconselhável colecção Obras de Pratt, volta a colocar nas livrarias nacionais uma colaboração marcante entre dois génios da banda desenhada: Hugo Pratt e Milo Manara, que souberam expressar nela o melhor de cada um.

27/01/2025

O que vem por aí - Leya/ASA



Abre hoje um novo espaço, que dá continuidade ao que já existe no Calendário BD: uma oportunidade de as editoras divulgarem quais vão ser as suas apostas durante o presente ano.

A informação, apresentada no formato recebido, será disponibilizada por ordem de chegada, por isso a primeira é a Leya/ASA, já a seguir.

25/01/2025

Gianfranco Manfredi (1948-2025)




Natural de Senigallia, em Itália, onde nasceu a 26 de Novembro de 1948, Gianfranco Manfredi faleceu ontem, em Milão. Criador de Mágico Vento e Face Oculta, escreveu também histórias de Tex Dylan Dog ou Nick Raider.

A notícia completa pode ser lida aqui.

Algumas obras a descobrir já a seguir.

24/01/2025

2024 - 21 obras de autores estrangeiros a ler



Prossegue aqui em As Leituras do Pedro o Balanço de 2024no que à edição de BD em Portugal diz respeito, hoje com a atenção dedicada às obras e autores estrangeiros.

E a selecção espelha uma realidade incontornável: a quantidade, trouxe (muita) qualidade.

23/01/2025

Dampyr

Adaptações de BD para lá dos super-heróis




Se para muitos "adaptação de uma banda desenhada..." significa um filme - ou uma série - de super-heróis, a verdade é que a relação entre a 7.ª e a 9ª artes vai muito para lá da Marvel e da DC Comics. Chegado recentemente à Netflix, Dampyr é um dos muitos exemplos possíveis, embora quase único no seu género.

21/01/2025

Edgar

Pistas para uma História possível

"Com a verdade me enganas"
In Edgar

Autor de diversas reportagens em banda desenhada, nomeadamente um documentário sobre o Cáucaso, ao lado de Gérard Depardieu, o acompanhamento da campanha de François Hollande para as presidenciais francesas ou outra sobre os seus primeiros passos no Palácio do Eliseus, Mathieu Sapin em Edgar (edição portuguesa da Polvo), decidiu debruçar-se sobre a vida do seu sogro, o português que dá nome à obra e que (quase) teve um papel na revolução do 25 de Abril.

20/01/2025

2024 - 16 Séries de autores estrangeiros a ler



Por razões diversas que não vou evocar, (só) começa hoje em As Leituras do Pedro o Balanço de 2024, no que à edição de BD em Portugal diz respeito.
Antes de entrar propriamente no tema, uma referência incontornável para a ilustração original criada pelo Paulo J. Mendes para este Balanço, que vinca o grande número de obras lançadas no nosso país no ano transacto.
O ponto de partida são as séries de autores estrangeiros, que podem encontrar já a seguir.

17/01/2025

BRZRKR

Quais os limites para a viol
ência?


O facto de ser a primeira experiência do actor Kanu Reeves como argumentista de BD é um dos factores que contribuiu para fazer deste livro uma das últimas surpresas editoriais do ano transacto, no que à BD diz respeito.
Edição da G. Floy, BRZRKR é a história de um semi-deus, concebido de forma sobrenatural para ser uma arma e amaldiçoado por uma imortalidade que o leva a sofrer na pele, literalmente, uma e outra vez, as consequências da sua condição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...