31/03/2020

Foi assim: Março 2020

Um comentário crítico a um mês aos quadradinhos

Tudo parou. Compras. Mais vistas. E ainda…

30/03/2020

O Guardião #1: O anjo secreto de Malta

Fé, dinheiro e acção







Se este álbum seria sempre, com certeza, uma das (boas) surpresas de 2020, que agora, tudo indica, se revelará curto e parco, isso só vem reforçar o seu interesse e importância no ano editorial português em curso.

29/03/2020

Leituras digitais: Astiberri, Autores brasileiros, Diabolik, Le Lombard, Marsupial Editora



Regresso ao temas das leituras digitais gratuitas que cada vez mais editoras - e também alguns autores - estão a disponibilizar, com mais uma série de indicações de vários géneros, para (quase?) todos os gostos.
E repito o que já escrevi antes: aproveitem-nas - se quiserem - até como oportunidade de descoberta, daquele álbum/série/autor há muito adiado - ou de reencontro com leituras há muito experimentadas.

27/03/2020

Máxima discreción

Coincidências



Há muitos anos, ainda tinha eu pretensões a autor de BD - argumentista, só, conhecia (algumas d)as minhas limitações… - escrevi um argumento para um álbum - supostamente o primeiro de uma trilogia! - que se intitularia Coincidências. Tinha desenhador, que chegou a fazer as primeiras páginas, e era protagonizado por um detective particular, tendo a história por base um evento casual que, mal interpretado, espoletaria uma série de acontecimentos violentos.
Curiosamente - por coincidência(!), apenas... - essa é também a base deste Máxima discreción, também uma história violenta de contornos policiais.

26/03/2020

Mônica #54

Coleccionismo







Está actualmente à venda em Portugal - mais especificamente em alguns dos quiosques e bancas que continuam abertos, o n.º 54 da revista Mônica que, na verdade, para desespero de (alguns) coleccionadores, deveria ser o n.º 600.

25/03/2020

Uderzo, visto pelos outros






São muitos - e justificados - os ecos e homenagens a propósito da partida de um dos grandes artistas que a banda desenhada conheceu.
As Leituras do Pedro deixam-lhe aqui quatro depoimentos, feitos em exclusivo para um artigo publicado hoje no Jornal de Notícias, e alguns cartoons recolhidos no Facebook.

24/03/2020

Albert Uderzo (1927-2020)





O desenhador francês Albert Uderzo faleceu hoje, segundo a família “de uma crise cardíaca durante o sono, sem qualquer relação com a epidemia de coronavírus”.
Natural de Fisnes, no Marne, França, onde nasceu em 1927, o desenhador contava 92 anos e “há algumas semanas que apresentava sinais de grande fadiga”.
Ao longo do dia esta entrada irá sendo actualizada, mas a melhor homenagem que podemos fazer a um dos últimos grandes senhores da BD é, hoje, ler (pelo menos) um dos álbuns que nos deixou.

23/03/2020

Leituras digitais: 2000 AD, Dargaud, Bonelli


Escrevi aqui ontem sobre a necessidade de mudarmos, de nos adaptarmos às novas realidades, devido à epidemia de Covid-19 em curso, como forma de mantermos a nossa sanidade e de darmos uso (positivo) ao (tanto) tempo que de repente passamos a ter.

22/03/2020

Covid-19

Ajustes e mudanças

Com a epidemia de Covid-19 em curso, são muitas as mudanças que cada um de nós, em particular, e a sociedade, em geral, esta a experimentar.
De alguma forma reflexo dessa sociedade, As Leituras do Pedro também têm de se ajustar à nova realidade.

20/03/2020

A fantástica história da recuperação do velho forno comunitário de Beja

Surpreendente simplicidade






Confesso que abordei esta edição - obrigado pelo envio Paulo Monteiro! - sem grande expectativa - tal como não a tinha tido quando soube do seu lançamento… - convencido de que seria - apenas - mais um projecto didáctico, de encomenda municipal.
Estava enganado. Fiquei agradavelmente surpreendido pela sua simplicidade e pela leitura agradável e desprendida que me proporcionou.

19/03/2020

Sherman, l’intégrale

Meio século de história(s)


Se a leitura no ´formato´ integral, ajuda a compreender temporalmente as séries assim compiladas - em especial obras mais antigas (ainda) publicadas em revista - quando falamos de obras originalmente publicadas num reduzido número de álbuns - seis no caso de Sherman - lê-las num volume único permite uma leitura ‘mais curta’ no tempo e uma melhor avaliação da sua unidade.
No caso presente, proporciona ao leitor uma leitura integral de uma saga familiar, assente em traições e vinganças, que atravessa grande parte do século XX e tem a II Guerra Mundial como elemento de fundo muito importante, a par das operações obscuras no mundo da grande finança.

18/03/2020

Exposição: Baudoin cancelada

Devido à epidemia de Covid-19, toda a programação da livraria Tinta nos Nervos foi cancelada; fica a informação que tinha sido previamente enviada...

16/03/2020

A Marca Jacobs

Autor e homem





Este livro, uma leitura (demasiado tempo) adiada, cumpriu cabalmente as minhas expectativas: levou-me num passeio pela vida de E. P. Jacobs, o criador de Blake e Mortimer, pelos aspectos determinantes dela e pelas anedotas acessórias que também a definiram, evocando memórias - minhas também, do que sobre ele fui lendo ao longo dos anos, como apreciador da sua obra - e apresentando o autor, não como aquela ‘entidade distante’ que tantas vezes parece(m), mas como um ser (mais) humano.

13/03/2020

Jessica Jones: O regresso do Homem-Púrpura

E vão 3!





E vão três! Três séries - arcos, sagas, temporadas, chamem-lhes como quiserem, mas admitam a realidade - completadas em Portugal só este ano. Mais três séries - arcos, sagas... - completas em Portugal.
Depois de Ms. Marvel (G. Floy) e Comanche (Ala dos Livros), agora chegou a vez de Jessica Jones, a detective de super-heróis desenvolvida por Brian Michael Bendis, naquela que é a sua terceira série - arco, saga… - completa no nosso país. E sempre pela G. Floy.

11/03/2020

De l’autre côté de la frontière

Inevitável, também







Tal como a Julia Kendall, também não consigo resistir a Berthet. Num caso pelas tramas envolvidas, aqui pelo traço belo linha clara do autor francês que em De l’autre Côté de la frontière nos narra, em parceria com Fromental, um estranha episódio pseudo-biográfico do escritor Georges Simenon por interposta pessoa.

10/03/2020

J. Kendall #141

Inevitavelmente





Inevitavelmente, Julia Kendall voltou às minhas leituras.Voltou às minhas leituras, da mesma forma que a noite sucede ao dia ou após a chuva regressa o sol. Mesmo que possa demorar. [Mas, confesso, no caso de Julia, luto contra mim próprio para dosear esses regressos, de forma a não devorar todas as edições de uma vez, querendo ter sempre - quase sempre - edições por ler…].

09/03/2020

Comanche #3

...e fim.







Para aqueles que (ainda) vão reclamando da edição a preto e branco que a Ala dos Livros fez - num só ano… - da Comanche de Hermann e Greg, este é o álbum ideal para o voltarem a fazer. Não porque tenham razão e de alguma forma esteja em causa - a meu ver - a opção da editora, mas porque nele o grafismo de Hermann é (quase) uma (autêntica) montanha-russa.

06/03/2020

Smart Girl: I-Matter

Mais do que identidade





Uma das questões mais abordadas - pela BD como por outras formas narrativas - em obras de ficção-científica com andróides, é o estabelecimento de fronteiras entre eles e os humanos ou, por outras palavras, o que separa estes seres artificiais dos seus criadores.
Smart Girl, de que a Panini espanhola acaba de lançar esta edição ampliada, também fruto das diversas distinções que a obra obteve, é mais um exemplo, embora não se esgotem aí os seus níveis de leitura.

03/03/2020

Tex: O Preço da Vingança

O Tex de Ambrosini





Convidado do próximo Coimbra BD - que se realiza de 5 a 8 de Março, já este fim-de-semana, portanto - Carlo Ambrosini, numa carreira de mais de 45 anos, para além de ter criado Napoleone e de ter desenhado - e também escrito! - algumas edições de Dylan Dog - entre elas O Imenso Adeus que A Seita vai lançar naquele evento - desenhou igualmente um Tex Gigante, este O Preço da Vingança.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...