27/09/2019

Deadwood Dick: Negro como la noche, rojo como la sangre

Negro, bem negro





Num catálogo celebrizado pelo western - com Tex à cabeça, claro, mas também com Ken Parker, Zagor, Mágico Vento… - a Sergio Bonelli Editore propôs mais recentemente Deadwood Dick - agora em edição da Panini espanhola - que, aparte a temática comum, difere em tudo das restantes séries citadas, ou não fosse protagonizado por um negro, sendo negro também o humor que a caracteriza.

Lançamento: Conversas com os putos e com os professores deles

26/09/2019

The Promissed Neverland #2

Continuidade







Depois das (muito) boas impressões que o primeiro volume de The Promised Neverland me provocou, hesitava na leitura do segundo, temendo uma (compreensível?) quebra, mas a verdade é que os autores aguentaram bem as premissas iniciais.

Lançamento: Café Budapeste

25/09/2019

Comanche: Integral 2

Excepção à regra



Sei que o que escrevo a seguir vai contra o que defendo há anos e que inúmeras vezes afirmei: que as obras devem ser reproduzidos tal e qual foram pensadas, em termos de forma, cor, tamanho…
Mas, como há sempre uma excepção à regra, o segundo integral de Comanche a preto e branco - na peugada do primeiro, aliás - leva a que me contradiga: depois de ver a arte de Herman desta forma, nunca mais vou conseguir ler da mesma forma este western a cores…

24/09/2019

Falta de respeito

Império Secreto #5 não vai ter distribuição em Portugal

A distribuição de edições de BD brasileiras no nosso país nunca foi perfeita, mas tem servido recorrentemente para suprir lacunas da edição nacional.
O que não impediu que pontualmente - no passado como em tempos recentes - edições da Marvel, da DC Comics, da Disney ou da Turma da Mônica não chegassem - ou viessem em menor quantidade - levando ao desespero os compradores regulares.
É o que vai acontecer, de novo, pois o 5.º e último número da mini-série Império Secreto não vai chegar às bancas e quiosques nacionais, uma vez que está esgotado na origem. A confirmação foi dada a As Leituras do Pedro pela Panini espanhola que gere a distribuição do material brasileiro em Portugal.

23/09/2019

Tangerina

Surpresa. Dupla.






Ser surpreendido, continua a ser um dos prazeres que a leitura [de BD] me provoca. Depois da agradável surpresa que foi No caderno da Tangerina, Rita Alfaiate volta a surpreender[-me] com uma história cujos ecos que me tinham chegado primavam pela dissemelhança de opiniões.

20/09/2019

Prometeu e a Caixa de Pandora

Competência




Se há algo que é obrigatório reconhecer na banda desenhada franco-belga - a que estou a considerar neste momento e onde a prática e os exemplos abundam - é competência na execução de projectos que, sendo didácticos, escondem esse propósito na forma.
Prometeu e a Caixa de Pandora - como já sucedia com Darwin ou Magalhães, igualmente traduzidos pela Gradiva - é um bom exemplo disso.

19/09/2019

Neve nos Bolsos

Documentário







Neve nos bolsos é um relato autobiográfico do espaço de cerca de um ano que Kim - hoje autor de BD - passou na juventude, como emigrante ilegal, na Alemanha, no início da década de 1960.

Lançamento: Neve nos bolsos

18/09/2019

Como eu vi a Comic Con

Cair na realidade

Ao segundo ano em Lisboa - tal como tinha sucedido ao terceiro ano em Matosinhos - a banda desenhada foi posta no ‘seu’ sítio.
Que é como quem diz teve um cartaz reduzido, menos expositores, menos autores nacionais, menos filas nos autógrafos. Curiosamente num ano em que decorreu sob a égide da homenagem a Stan Lee...
Na prática, sejamos sinceros, isto é apenas um reflexo do seu verdadeiro peso económico e cultural no nosso país, pese embora o muito bom momento editorial que se tem vivido nos últimos anos.

Exposição: A Mercadoria é Medonha, vai vender que nem ginjas

17/09/2019

Mundo de Aventuras #774

 20142 dias depois





Consegui, finalmente obter aquela que é, aparentemente, a única edição de BD editada em Portugal no dia em que eu nasci - mas confesso que a procurava apenas há uma meia dúzia de anos e de forma descontraída…
Edição que que apresentava o atractivo extra de ser um número da revista - o Mundo de Aventuras - em que fiz a minha aprendizagem dos quadradinhos.

16/09/2019

Capitán América: El hombre sin patria

Para além do tempo







Todos sabemos que o tempo e a distância têm influência na forma como lemos uma qualquer obra.
Algumas não conseguem passar esse crivo, outras mantêm uma frescura que, no caso presente, não deixa de ter algo de surpreendente.

Lançamento: Comanche #2

10/09/2019

Sentinel

 
Não há dois sem… quatro!

...estes discípulos tornaram-se num cancro social…
in Sentinel
Contexto
Watchers foi um dos acontecimentos editoriais de 2018. Pelo regresso de Lúis Louro a solo. Por ele acontecer num dos seus projectos mais ambiciosos - e conseguidos. E pela novidade do um em dois ou, explicitando melhor, por a mesma história apresentar (em dois álbuns diferentes) dois finais alternativos.
Por tudo isto, Sentinel, a sua sequela, era bastante aguardada.

Lançamento: Sentinel

 

09/09/2019

La Légèretée

Males que vêm por bem




No dia 7 de Janeiro de 2015, a redacção do jornal satírico francês Charlie Hebdo, foi vítima de um atentado terrorista, que provocou a morte de 12 pessoas, entre os quais vários desenhadores da publicação.
Felizmente para ela, a desenhadora Catherine Meurisse estava atrasada devido a uma noite mal dormida provocada por uma desavença na véspera com o namorado.

Lançamentos: Jessica Jones #2 e Ms. Marvel #3

 

06/09/2019

El Otoño del Comisario Ricciardi: El Día de Difuntos

Fantasmas sob a tempestade







Cada vez mais atormentado pelos seus fantasmas, pelos fantasmas dos outros e - talvez mais ainda - pelos que ainda não o são, o comissário Ricciardi protagoniza o mais doloroso dos seus inquéritos, numa Nápoles atormentada pela chuva copiosa que não pára e que, em lugar de lavar a cidade, parece realçar a sua sujidade e o lado negro daqueles que nela habitam.

03/09/2019

Terry y los piratas 1934-1936

(Belo) regresso ao passado



Resumo
Terry e os seus amigos Pat Ryan e Connie, vivem aventuras trepidantes, com belas mulheres, contra piratas, nas exóticas paisagens da China.

02/09/2019

Leituras de Agosto

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)
Leituras recomendadas...
  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...