30/09/2017

Leituras Novas em Setembro

(clicar sobre as capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)

Destaques
 

Nas bancas: Uma aldeia branca




(nota informativa disponibilizada pela editora)
Uma Aldeia Branca: O Bar do Barbudo da autoria do jovem artista Tomeu Pinya é uma história que não se deve deixar passar. Publicado pela primeira vez em 2009, cedo começou a ser premiado. Em 2010 Tomeu Pinya recebeu o Prémio Popular Autor Revelação do Salão do Comic de Barcelona.

29/09/2017

O Árabe do Futuro #3

A ficção da realidade






Passada a surpresa que o primeiro volume constituiu, estabelecido o registo narrativo, definida a posição - crítica - de Sattouf neste contexto, o que nos pode levar à leitura do terceiro tomo de O Árabe do Futuro?

Nas bancas: Os Vingadores #5


(nota informativa disponibilizada pela editora)
Sinopse:
Recentemente, o Esquadrão de Unidade juntou-se aos novíssimos e incomparáveis Vingadores para impedir uma fuga violenta de Pleasant Hill, a prisão secreta de super-vilões da S.H.I.E.L.D., comandada por um cubo cósmico consciente. O cubo – com a forma de uma jovem chamada Kobik – restaurou a juventude e a vitalidade de Steve Rogers. O Capitão América está assim de regresso ao activo, mesmo a tempo de enfrentar um novo e surpreendente desafio na forma de um velho conhecido vindo do espaço!

28/09/2017

Vader abatido

Truque desfeito



Na sua origem, este é um exemplo típico de um truque usado vezes sem conta pela indústria norte-americana de BD (de super-heróis): a divisão de uma narrativa por mais que um título, no caso três: Vader Down, Star Wars e Darth Vader. A razão é simples: obrigar leitores (fiéis) de uma (só) revista a comprarem outros títulos para poderem conhecer a continuidade/o desenlace do relato cujo início/desenvolvimento puderam descobrir.

Leitura nova: Apocryphus - Crime

27/09/2017

Tex: Capitão Jack

Elogio da diferença






Aquilo que normalmente marca - ou marcava? - a diferença nos Tex Gigante - os Textone italianos - é aquilo que - ironicamente… - mais críticas lhes levanta: a inovação gráfica que é permitida - e procurada - aos seus desenhadores.

Nas bancas: Valérian #10 (e reimpressão do #5)

25/09/2017

Desenhar em cima da conserva

Mais diversidade

Num mercado alargado como é actualmente o da BD em Portugal, há mais hipóteses de surgirem projectos diferentes, como este.
E também de passarem despercebidos.

23/09/2017

Nas bancas: Homem-Aranha #5









(nota informativa disponibilizada pela editora)
Chegou ontem  às bancas o Vol. 5 de Homem-Aranha. A edição cuja capa foi escolhida pela comunidade do nosso Facebook!

22/09/2017

Os Trilhos do Acaso

 
Fascinados sem interesse

O que têm em comum uma banda desenhada sobre produção de vinho e a criação de BD e outra sobre a participação de espanhóis na II Guerra Mundial? Que é como quem diz: que têm em comum Os Ignorantes e Os Trilhos do Acaso?

Leitura Nova: O Diário de Anne Frank

21/09/2017

Dylan Dog: Mater Morbi

Entre a vida e a morte

“Escolha é um luxo que poucas vezes se concede a um doente.
A única coisa que ele pode fazer é aceitar a sua sorte…”
In Matter Morbi

Na sequência de um problema de saúde aparentemente ligeiro que se foi agravando, Dylan Dog acaba num hospital, entre a vida e a morte. É este o pretexto para Roberto Recchioni e Massimo Carnevale abordarem o maior medo do ser humano - a morte - e tudo que existe  entre nós e ela, e também os limites  que a medicina deve estabelecer - ou não.

Nas bancas: Os Trilhos dos Acaso 2






(nota informativa disponibilizada pela editora)

Em Os Trilhos dos Acaso 2, chega ao fim a proeza do soldado Miguel Ruiz e dos seus companheiros de La Nueve, um grupo de espanhóis republicanos que lutou sob as ordens do General Leclerc contra o nazismo.

20/09/2017

Leitura Nova: O Árabe do Futuro #3






(nota informativa disponibilizada pela editora)

O Árabe do Futuro 3
Ser jovem no Médio-Oriente (1985-1987)
Riad Sattouf
Filho de pai sírio e mãe francesa, conta-nos a sua infância e juventude em pleno Médio Oriente.

Nas bancas: Valérian #9

(imagem disponibilizada pela editora; clicar nela para a aproveitar em toda a sua extensão)

19/09/2017

Leitura Nova: Vader Abatido





(nota informativa disponibilizada pela editora)
O terceiro volume da saga Star Wars em BD, protagonizada pelo Lorde Negro dos Sith, como só a MARVEL podia fazer.

STAR WARS/DARTH VADER
VADER ABATIDO (livro 3)
Aaron & Gillen (texto)
Deodato & Larroca (ilustrações)

Nas bancas: Donald #2

18/09/2017

jardim de inverno

Sozinho na multidão







A solidão das grandes cidades e os encontros e desencontros que a vida proporciona - ou que nós nos proporcionamos na vida… - são os temas centrais deste melancólico e chuvoso jardim de inverno.

16/09/2017

Dom Afonso Henriques na banda desenhada









Dom Afonso Henriques na banda desenhada
Exposição

Pavilhão Multiusos, Feira de São Mateus, Viseu

(até 17 de Setembro)

15/09/2017

Valérian: Os Heróis do Equinócio

Está bem, papá!





Irónico e surpreendente, Os Heróis do Equinócio continuam a fazer desfilar perante os leitores os incontáveis mundos - e os seus magníficos e nada estereotipados habitantes - que existem no universo infinito imaginado por Pierre Christin e Jean-Claude Mezières.

Nas bancas: Os Vingadores #4




(nota informativa disponibilizada pela editora)

Sinopse:
Há seis meses, Rick Jones expôs alguns arquivos de um programa ultra-secreto de segurança da S.H.I.E.L.D., com o nome de código Kobik, algo que permitiria às autoridades usar fragmentos do cubo cósmico para fazerem alterações no tecido da realidade. Depois de uma violenta reacção pública, a directora da S.H.I.E.L.D., Maria Hill, alegou que o programa tinha sido cancelado.

14/09/2017

Clifton #23: Just Married!

Os heróis também casam




Em tempos, na vida dos heróis, só havia certeza de duas coisas: nunca morrem e nunca casam.
Há muito que esta situação mudou e, depois da vaga casamenteira dos anos 70/80 e das mortes sucessivas que as histórias de super-heróis tornaram banais, agora chegou a vez do fleumático coronel Clifton ter que dar o nó.

Nas bancas: Os Trilhos do Acaso #1



Esta semana está de regresso um dos grandes autores espanhóis de Banda Desenhada, Paco Roca, autor de A Casa e de O Inverno do Desenhador, editados em 2016 pela Levoir.   
O volume 12 da colecção Novelas Gráficas, Os Trilhos do Acaso 1* considerada recentemente uma das 25 jóias da BD pelo suplemento cultural BABELIA do jornal espanhol EL PAIS, foi lançado em 2013. Nesse mesmo ano ganhou o Prémio Zona Comic Melhor Comic Nacional e o Grande Prémio Romics: Roma em 2014.
É considerado o Maus espanhol nas palavras do jornalista espanhol Javier Gallego.

12/09/2017

Homem-Aranha #3 e #4

 
Contra a corrente

Vou certamente contra a corrente - algo que sempre me agradou - mas neste reinício da Marvel em Portugal, agora com a chancela da Goody - cumprindo um desejo já antigo… - a par da (pouco comercial) história do número inicial da revista Homem-Aranha, o que mais me agradou foi a linha Ultimate protagonizada por Miles Morales.

Leitura Nova: Real

Tradições de uma freguesia beirã




(nota informativa disponibilizada pelo autor)
Sinopse:
"Este livro, principalmente direccionado às crianças de Real, Penalva do Castelo, é uma apresentação do que se fazia antigamente em cada mês: as festas, as brincadeiras, os trabalhos do campo e com os animais, e as tradições desta freguesia do interior do país.

11/09/2017

Todo Los Profesionales

Um outro lado da ‘historieta’

“Cobrabas el cheque de Selecciones Ilustradas por haber estado dibujando historietas todo el mes (…) sabias que eras un DIBUJANTE de CÓMIC PROFESIONAL.”
Do prólogo de Josep M.ª Beà

No início dos anos 60, Josephh Toutain, um dos grandes nomes dos ‘tebeos’, ‘descobriu’ a pólvora: criou (mais) uma agência para produzir bandas desenhadas (por atacado) para Espanha, França, Inglaterra…
Esses anos loucos são evocados, com muito sentimento e humor, por Carlos Giménez, um dos desenhadores que os viveu.

Leituras Novas: Kingpin x2


 

(notas informativas disponibilizadas pela editora)

10/09/2017

Leituras de Agosto

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)
As Melhores leituras...
 

08/09/2017

Leituras Novas: Devir x 3

  

Nas bancas: Tempos Amargos



(nota informativa disponibilizada pela editora)
Étienne Schréder nasceu em Anderlecht (Bélgica) em 1950, chegou à banda desenhada depois de vários desvios e só começa nela aos quarenta anos. Estudante de direito, mudou-se para criminologia e trabalhou numa prisão durante cinco anos.
Tempos Amargos é uma história autobiográfica sobre os problemas do autor com o alcoolismo, que o levaram a abandonar tudo e a viver como sem-abrigo.

07/09/2017

Nas bancas: Homem-Aranha #4






(notas informativas disponibilizadas pela editora)
Sinopse:
O sucesso de Peter Parker trouxe muitos inimigos à porta da sua empresa. Um dos casos mais graves aconteceu quando o grupo terrorista Zodíaco assaltou as Indústrias Parker e conseguiu roubar parte da sua tecnologia avançada. Utilizando um desses sistemas, o Zodíaco descobriu a localização de um misterioso e poderoso artefacto.

Leituras Novas: Miracleman e Bruxas/Wytches

 

06/09/2017

Leitura Nova/Lançamento: Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe


(nota informativa disponibilizada pela editora)

É já amanhã, quinta-feira, que Filipe Melo, pianista, realizador de cinema e autor de BD, apresenta o livro Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe, uma edição especial e ilustrada por 28 artistas nacionais. Este evento faz parte da programação do Motelx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

Nas bancas: Valérian #7

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...