30/10/2021

Apresentação: O Heroísmo de uma Vitória

Amadora BD 2021: Último fim-de-semana

Inaugurado oficialmente dia 21 de Outubro, o Amadora BD 2021 - 32.º Festival Internacional de Banda Desenhada tem hoje e amanhã o seu segundo e último fim-de-semana, fechando as suas portas na segunda-feira, dia 1 de Novembro, feriado.

29/10/2021

Os Crimes do ABC

Continuidade





A Arte de Autor continua a apostar nas adaptações das obras de Agatha Christie. Este é o quinto álbum da série, sendo que já há mais um editado e outro anunciado, o que parece justificar a opção feita pela editora.

Lançamento: Outras Bandas #6

28/10/2021

O Fogo Sagrado

Humor e amor




Acredito que para alguns, O Fogo Sagrado começará por ser uma desilusão - falo daqueles que esperam encontrar nele o humor desbragado de que Derradé deu provas em livros anteriores.
...mas, isso é largamente (compensado) por ele ter feito desta obra (autobiográfica) uma bela declaração de amor à banda desenhada.

27/10/2021

Marcello Quintanilha: “Acredito na arte como meio transformador”


Presente mais uma vez no Amadora BD, para o lançamento anual de uma nova obra, numa saudável tradição anual que os leitores agradecem, Marcello Quintanilha respondeu às perguntas de As Leituras do Pedro, numa entrevista via e-mail, intermediada por Rui Brito, da Polvo.
O tema, desta vez, foi o seu novo romance gráfico Escuta, formosa Márcia [que, a propósito, As Leituras do Pedro já leram].

Lançamento: Long John Silver #3 (de #4)

 

26/10/2021

Long John Silver #2

Uma ténue linha...




A hora chegou, o navio partiu.
Os leitores, conhecem a intriga que se trama nas sombras, a negociata que Lady Vivian Hastings fez com Long John Silver, facilmente traçam paralelos com A Ilha do Tesouro
Mas, para já, a hora é de Silver.

Lançamento: Fome

 

25/10/2021

Jean-Yves Ferri: “Eu e Conrad somos diferentes de Goscinny e Uderzo”




A propósito do recente lançamento de Astérix e o Grifo, a convite das edições ASA entrevistei Jean-Yves Ferri, o argumentista da obra, por videoconferência, no passado dia 13 de Outubro.
A conversa versou sobre Astérix e Tintin, passando pala Covid-19 e pelo trabalho gráfico de Didier Conrad, e já a seguir encontram as suas respostas a todas as perguntas.

24/10/2021

Amadora BD 2021 - PBDA: os vencedores

 

A Cerimónia de Entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora acabou há poucos minutos e já são conhecidos os vencedores deste ano.
A lista completa, está já a seguir.

23/10/2021

Amadora BD 2021: Primeiro fim-de-semana

 

Inaugurado oficialmente na passada quinta-feira, o Amadora BD 2021 - 32.º Festival Internacional de Banda Desenhada tem hoje e amanhã o seu primeiro fim-de-semana.

21/10/2021

Astérix e o Grifo

Mais olhos...


Passei a infância e a adolescência e… a ler (e a re-re-re-reler) muitos dos álbuns de Astérix de Goscinny e Uderzo. Sou capaz de resumir pormenorizadamente alguns deles, há sequências que posso recitar de memória, vinhetas que podia descrever de olhos fechados.
Por isso, para além da sua inquestionável qualidade intrínseca, eles têm para mim uma enorme carga nostálgica e um belíssimo peso na memória que guindam muitos deles aos píncaros. Como já escrevi aqui em tempos, foram lidos na altura certa - ou, no caso, em várias alturas certas.
Saltando o período de Uderzo a solo, quando Ferri e Conrad foram anunciados como os novos autores da série, tentei aproximar-me do(s) seu(s) Astérix(s) de cabeça limpa, como que pela primeira vez, mesmo sabendo que isso era impossível. Mesmo assim, consegui desfrutar da sua leitura e divertir-me - mais com uns do que com outros, como é natural - e a sua releitura como antecâmara desta novidade comprovou as suas qualidades.
Senti-o menos em “Astérix e o Grifo”.

Lançamento: Astérix e o Grifo

 




Enquanto não é possível mostrar imagens do novo álbum de Astérix, pela quinta vez assinado por Ferri e Conrad, deixo a seguir a prancha promocional que foi divulgada aquando do anúncio da obra, bem como as tiras promocionais que, em jeito de aperitivo, durante algumas semanas foram publicadas no Le Journal de Dimanche e no Le Soir.

19/10/2021

Escuta, formosa Márcia

Cronista





A lançar durante o próximo fim-de-semana, no Amadora BD, com a presença do autor, Escuta, formosa Márcia é o mais recente livro de Marcello Quintanilha que continua a olhar para o seu Brasil natal, de uma forma ao mesmo tempo crítica e terna, destacando o lado humana das personagens que o protagonizam.

18/10/2021

Amadora BD 2021: Programa e convidados


Na próxima quinta-feira o Amadora BD, versão 2021, vai abrir as suas portas.
Se a principal novidade é a mudança de localização do núcleo central do festival, este ano situado no Ski Skate Amadora Park, há um outro aspecto que merece ser salientado: as exposições, os nomeados aos Prémios de Banda Desenhada da Amadora e a programação foram anunciados com antecedência, o que é fundamental para uma boa divulgação do evento e para que os interessados possam agendar as suas visitas.

15/10/2021

O Combate Quotidiano I

É a vida.



Entro a matar: muito se tem falado do desenho de Larcenet nesta obra, geralmente de forma depreciativa.
Há um quesito muitas vezes esquecido, que em BD é sempre verdade: o bom desenho, é aquele que conta bem uma história. Em O Combate Quotidiano, o desenho de Larcenet conta admiravelmente a história.
E que história! Uma história de vida.

14/10/2021

Olívia #2

A pensar nos mais novos


Durante anos encarada como leitura para crianças, a banda desenhada soube crescer e impôr-se como género narrativo auto-suficiente e capaz de corresponder às expectativas e exigências de todo o tipo de leitores mas, paradoxalmente, nesse percurso, os mais novos acabaram por ser quase esquecidos pela edição em Portugal.
Porque, podem ter a certeza que, mesmo com Astérix, Lucky Luke ou Tintin sempre presentes nas livrarias portuguesas, não será por eles que os mais novos vão chegar à BD, não vai ser com eles que se vão formar novos leitores de BD.

12/10/2021

Umbigo do Mundo #1

Ponto de partida


O arranque de qualquer série é sempre complicado. Numa série de ficção-científica, a situação agrava-se. Se como em todas as outras, não se conhecem os intervenientes, logo não há cumplicidade entre eles e o leitor, o desconhecimento dos universos fantasiosos em que geralmente se desenrolam, impossibilita qualquer identificação com eles por parte de quem lê, o que não acontece em séries contemporâneas ou historicamente datadas.
É o que acontece em alma mãe, o ponto de partida de Umbigo do Mundo, a nova série criada por Carlos Silva e Penim (Loureiro).

Lançamento: Robinson Crusoé

11/10/2021

Lançamento: Astérix e o Grifo

A capa e mais alguns pormenores...

Long John Silver #1

Fascinação

De Silver nunca mais se ouviu falar.’

R. L. Stvenson, in A Ilha do Tesouro


Ao longo de décadas de leituras, são muitas as personagens que nos marcaram, que nos fascinaram e deixaram uma marca indelével. Pelo seu heroísmo, humor, ternura, disponibilidade, coragem, solidão, crueldade, predisposição para o mal…
E, muitas delas, com certeza, ficaram bem para lá do momento em que, terminada a leitura, encerramos o livro. Deixando o desejo de saber o que lhe(s) aconteceu depois, o que foram as suas vidas após a malfadada palavra ‘FIM’…
Long John Silver, de Mathieu Lauffray e Xavier Dorison, recusando ser uma continuação de A Ilha do Tesouro, imagina o que se passou com o pirata John Silver, depois dos acontecimentos narrados por Robert Louis Stevenson.

08/10/2021

Blacksad #6

Quem espera...


...desespera’, diz a sabedoria popular - seja lá o que for esse mito de antanho, porque quando olhamos em volta hoje em dia, de sabedoria vemos nada ou muito poucoSabedoria popular que, para ter sempre razão, tem o dito precisamente oposto: ‘...sempre alcança’.
Mas, no entanto, é possível combinar ambos os quesitos, como o prova o presente regresso de Blacksad: se os leitores desesperaram ao longo de 8 longos anos, agora finalmente alcançaram o que desejavam: um novo álbum. E que álbum!
[Mais um dos ‘álbuns do ano’ em que 2021 se está a revelar tão fértil, ao ponto de quase esvaziar este chavão…]

07/10/2021

Pobre Lampil + Petite Nature


Em modo revista

Ao longo das últimas semanas, li estes dois integrais, que o acaso juntou na minha pilha de leituras, (quase que) em ‘modo revista’. Que é como quem diz, ao ritmo errático de umas quantas páginas ou uma ou duas histórias curtas por dia (ou dias), sem obrigações temporais nem pré-determinações horárias, aproveitando momentos mortos quotidianos.
Dessa forma, de algum modo, evoquei os (bons) tempos em que as séries eram (primeiramente) consumidas em revista e evitei a(lguma) repetição que este tipo de compilações (sempre) acarreta.

06/10/2021

Hollywoodland

Aparências



Convencido pela forma como Michele Masiero recontou as origens de Mister No em Revolution, decidi avançar para este Hollywoodland, a história de dois irmãos separados pela forma de ser, pelas mulheres que amaram e pelas escolhas que fizeram, nos Estados Unidos dos anos 1920, com a meca do cinema em plena ascensão sob a sombra ameaçadora/protectora da Mafia, numa terra que ainda era de todos os sonhos.

04/10/2021

Concerto para 8 Infantes e 1 Bastardo seguido de NiuIoRk

Honrar os clássicos


Sendo incontestável a evolução positiva que o mercado português de banda desenhada sofreu em anos recentes, continua a faltar-lhe capacidade de reeditar os seus clássicos.
Concerto para 8 Infantes e 1 Bastardo seguido de NiuIoRk, um regresso a Fernando Relvas, um nome incontornável da banda desenhada portuguesa das décadas 1980/2000, que deixou uma obra imensa, espalhada por revistas e jornais, é apenas uma gota num imenso mar que corre grave rico de esquecimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...