28/06/2021

Contrapaso

Aqui ao lado...


Ao contrário de Portugal, a Espanha - os seus autores - tem sabido explorar os duros tempos da Guerra Civil Espanhola - e da II Guerra Mundial - e aqueles - ainda mais duros…? - que se lhes seguiram sob a ditadura franquista.
Directa ou indirectamente, citando de cabeça e apenas obras editadas em português, lembro A Arte de Voar, A Asa Quebrada, Neve nos Bolsos, A Solidão do Executivo, Os Trilhos do Acaso, O Inverno do desenhador, Soldados de Salamina… E, inevitavelmente, mas em castelhano, Paracuellos ou Los Profisionales, de Carlos Giménez.
Este Contrapaso, da (até agora para mim) desconhecida Teresa Valero, vem juntar-se àquela lote (incompleto) - sem qualquer tipo de favor, mesmo olhando aos nomes e aos títulos referidos.

27/06/2021

Ideaifix em álbum a solo

 

 




Idéfix et les Irréductibles” é o título do primeiro álbum a solo do cãozinho de Obélix, lançado dia 13, em França.

26/06/2021

Walli (1952-2021)

 



André Van Der Elst, mais conhecido por Walli, partiu no passado dia 23, contava 69 anos feitos a 6 de Abril. Desenhador da revista Tintin, onde trabalhou durante duas décadas, foi responsável pelo retomar de séries como Modeste et Pompon ou Chlorophylle et Minimum.

25/06/2021

Chris Ware: Grand Prix D’Angoulême 2021




Sem surpresa, já que integrava o trio de finalistas pela quarta vez, e com toda a justiça, o norte-americano Chris Ware foi anunciado no dia 23 como o vencedor do Grand Prix D’Angoulême 2021.

23/06/2021

Trilogia Gatilho

Em nome do(s) filho(s)

Não é esse o mundo que quero deixar pro meu filho’

In Legado

Apreciador confesso - mas não compulsivo - de western, fui lendo, cada vez mais seduzido, os comentários sobre a Trilogia Gatilho, dos brasileiros Carlos Estefan e Pedro Mauro. A leitura desta obra de tom crepuscular e desencantado, permitiu-me descobrir uma saga de contornos familiares, em que a habilidade com o colt é mais uma maldição do que uma bênção que passa de geração em geração.

22/06/2021

Demolidor #2: A paz de Deus

Longe do Céu





Compilação de título enganador, esta segunda recolha do consulado de Chip Zdarsky à frente do Demolidor, coloca Matt Murdock no inferno - literalmente (na Cozinha do…) e em sentido alegórico (religiosamente falando).

21/06/2021

Shazam! & A Sociedade dos Monstros

Reatar relações






A leitura deste livro - que vinha bem referenciado - permitiu-me reatar duas relações de - até agora - momentos únicos: Jeff Smith e o Capitão Marvel.

20/06/2021

Tarzan abandona os jornais

Noventa e dois anos após a sua estreia nos jornais, as aventuras de Tarzan deixarão de ser publicadas na imprensa norte-americana a partir de amanhã.

17/06/2021

Afghanistan

BD póstuma



Desde que a banda desenhada alcançou o estatuto de arte ou a ele foi elevado por pessoas com notórios intuitos comerciais, bem distantes e distintos de critérios artísticos - a discussão destes pontos de vista opostos mas nem sempre conflituosos poderia ser interessante mas levar-nos-ia longe do propósito desta crónica, cujo tema é, como eu pretendia escrever antes deste longo desvio, a edição póstuma de obras inacabadas.

16/06/2021

Notre Dame de Paris + The Promised Neverland #7 + Os Escorpiões do Deserto #3

Por causa...

Quantas vezes a leitura - ou a continuação dela… - depende (especialmente?) de um pormenor - pormaior, dizia alguém… - seja ele uma capa, uma ideia, o desenho, uma história…
Ficam três - de muitos - exemplos, já a seguir.

15/06/2021

Ascender #1: A galáxia assombrada

Segunda oportunidade



Não tendo sido completamente seduzido por Descender - apesar de reconhecer na série algumas questões interessantes e algures a meio um acréscimo de interesse - cheguei à sua prequela, Ascender, disposto a conceder uma segunda oportunidade ao universo concebido por Lemire e Nguyen.

Para já, está a ser merecida.

14/06/2021

Peter Pan #5: Gancho

Território desconhecido


Para bom número (?) de leitores - como eu - este álbum significa - finalmente! - a continuação de uma saga iniciada, em Portugal, há quase 30 anos e à espera de conclusão há perto de duas décadas. Assim, esta entrada em território desconhecido, tem duplo sabor: de encerramento (no próximo volume) e o do próprio relato em si.
E, o que posso adiantar desde já, é que Loisel continua a não desiludir, bem pelo contrário.

11/06/2021

Michel Vaillant: Os cavaleiros de Königsfeld

Ric… Vaillant!?


Não fã de Michel Vaillant - e de automobilismo - não foi por isso que deixei de ler todas as aventuras do piloto que me passaram pelas mãos, nos volumes encadernados da revista Tintin que os amigos que me emprestavam.
Por razões que serão óbvias, na memória ficaram-me dois títulos - e mais pelas capas do que por recordar os enredos. Uma delas, era este Os Cavaleiros de Königsfeld.

09/06/2021

Orwell

O homem, antes da(s) obra(s)





Com as livrarias repletas de versões e mais versões - originais e até em BD - das obras mais famosas de George Orwell (1903-1950), 1984 e Animal Farm, a Ala dos Livros propõe um exercício diferente, conhecer o homem, antes da(s) obra(s).

Lançamento: Gideon Falls #5

08/06/2021

Alix Senator #1: As Águias de Sangue

Maturidade


Repito, quase palavra a palavra, a introdução que escrevi ontem a propósito de Mister No RevolutionDentro do leitor que eu sou, coexistem duas correntes de pensamento contraditórias. Por um lado, defendo a propriedade das séries pelos seus autores, por outro, entusiasmo-me com variações e leituras ousadas dessas mesmas séries. Reconheço, que com o passar dos anos estou menos intransigente. E, também, que há casos e casos. Porque quando foi esse o princípio desde sempre - na Marvel, na DC, na Bonelli, em séries como Spirou… - a retoma - de forma pontual ou continuada - por outros autores, afigura-se-me como natural.
Mas, quando falámos de obras de um autor (dupla de autores) só, o caso muda de figura. Tintin - à cabeça, obviamente - Blake e Mortimer - já é muito tarde, eu sei… - o próprio Astérix - que nem devia ter sobrevivido a Goscinny… - são os exemplos mais (mediáticos e) evidentes. E Alix era outro. Até ler este Alix Senator.'

07/06/2021

Mister No Revolution: Vietnam

Revisão



Dentro do leitor que eu sou, coexistem duas correntes de pensamento contraditórias. Por um lado, defendo a propriedade das séries pelos seus autores, por outro, entusiasmo-me com variações e leituras ousadas dessas mesmas séries.
Este Mister No: Revolution, é mais um exemplo desta minha aparente (?) incongruência.

04/06/2021

Fahrenheit 451

Amor aos livros



A banda desenhada (também) vive de modas e, uma das actuais, é a adaptação de obras da literatura.
Porque os originais entraram no domínio público, porque pode ser uma forma de levar os clássicos aos mais novos ou simplesmente... porque sim.
Em Portugal, temos também assistido a este ‘fenómeno’, sendo o exemplo mais recente - mas não último - esta nova leitura do clássico de Ray Bradbury, por Tim Hamilton.

03/06/2021

Turma da Mônica Jovem #47

Do outro lado da… Mônica




Uma das coisas que mais aprecio nos livros é que, depois de o abrir, nunca sabemos onde nos irá levar. Mesmo quando pensamos que sim.
Aconteceu - outra vez - com esta edição da Turma da Mônica Jovem no Parque das Maravilhas.

02/06/2021

Un avion sans elle

Voou...


23 de Dezembro de 1980, 00h33.
O Airbus 5403, que fazia a ligação Istambul-Paris, despenha-se no Mont Terrible, em França. Entre os 169 passageiros e tripulantes, um único sobrevivente: uma bebé de três meses.
Mais exactamente, uma das duas bebés de três meses que seguiam a bordo, o que desencadeia uma batalha jurídica entre a poderosa família De Carville, liderada por um dos mais proeminentes empresários franceses, e a remediada família Vitral, cujos proventos advêm de uma roulote de comida.

Lançamento: Ascender #1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...