11/06/2021

Michel Vaillant: Os cavaleiros de Königsfeld

Ric… Vaillant!?


Não fã de Michel Vaillant - e de automobilismo - não foi por isso que deixei de ler todas as aventuras do piloto que me passaram pelas mãos, nos volumes encadernados da revista Tintin que os amigos que me emprestavam.
Por razões que serão óbvias, na memória ficaram-me dois títulos - e mais pelas capas do que por recordar os enredos. Uma delas, era este Os Cavaleiros de Königsfeld.

Acredito que os fanáticos do piloto francês terão opinião diversa, mas a (re)leitura deste álbum permitiu-me compreender a minha preferência (subconsciente) por ele.

Com a acção situada nas vésperas de mais um Grande Prémio da Alemanha, encontramos Michel, Steve Warson e mais cinco pilotos instalados no castelo de Königsfeld, a convite do seu recente comprador e da sua filha, Gabriele. O ambiente agradável vai no entanto ser toldado pelo desaparecimento de um dos pilotos, na primeira noite, seguido de um outro, durante os primeiros treinos. O que parecia então (mais) uma história que teria por mote (mais) uma corrida de Fórmula 1, assume um tom policial e de mistério, com Michel Vaillant a assumir o protagonismo - e uma curiosa proximidade com Gabriele que, sabemos hoje Graton não iria desenvolver, tendo o coração do piloto sido guardado para outra...

Com uma velha lenda sobre a queda em desgraça do último dos senhores de Königsfeld em pano de fundo, uma bruma muito densa a dar o tom, um castelo imponente e assustador, algumas mentiras, passagens secretas, duelos de esgrima e perseguições sobre as ameias, este relato com uma nostálgica ingenuidade juvenil alinha diversas surpresas e até parecia mais fadado para ser uma investigação de Ric Hochet do que mais uma aventura de Michel Vaillant, para mais com as suas parcas meia dúzia de páginas a decorrer no circuito automóvel.

Relido o álbum, o resumo acima justifica a minha preferência por este relato, pelo tom policial, sendo que o outro álbum dos Vaillant que me ficou na memória é - como alguns certamente adivinharam - O Fantasma das 24 Horas…


[Em tempo útil: se este álbum data originalmente de 1965, sete anos mais tarde Michel Vaillant faria um curioso Regresso a Königsfeld - publicado em Portugal no Almanaque Tintin #8 - recordando os momentos mais marcantes da aventura original, retomando o contacto com Gabriele - e até de forma decisiva para a vida da jovem - numa história curta, essa sim, quase integralmente passada numa pista de corridas...]


Michel Vaillant: Os cavaleiros de Königsfeld
Colecção Michel Vaillant #10
Jean Graton (argumento)
ASA/Público
Portugal, Junho de 2014
217 x 286 mm, 64 p., cor, capa mole com badanas
5,95 €

(capa disponibilizada pela ASA; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

6 comentários:

  1. Tenho a mesma experiência, existem alguns albums que se destacam, estes que foram referidos e o meu eleito: No Inferno do Safari.

    No Inferno do Safari está bem esgalhado, é aquele que mais revisito, pelos ambientes e pela acção, com aquelas sabotagens constantes, é um album dinâmico e emotivo, a meu ver destaca-se dos restantes da época e aqueles carros são uma lufada de ar fresco depois das aventuras de velocidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fiquei com alguma curiosidade... Vou procurar esse.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Fiquei fã quando li pela primeira vez, no velhinho Cavaleiro Andante, o Piloto sem Rosto. Tinha 6 anos e estava a iniciar a descoberta da Banda Desenhada

    ResponderEliminar
  3. Sou um grande fã do Michel e do Graton, e tem muita piada, pois para além de concordar com o Pedro neste titulo como uma das melhores histórias da série, ia referenciar justamente no meu comentário outra das minhas preferidas...O Fantasma das 24 Horas, este último oferta dos meus País, editado na Circulo de Leitores. Também comprei o almanaque do Tintim, numa venda de rua, e na altura, nem sabia tratar-se de um regresso a Konigsfeld

    ResponderEliminar
  4. Sou fanático de Michel vaillant e tenho várias coleções francesas e todos os álbuns publicados em Portugal. posso indicar-lhe os meus favoritos que são o inferno do Safari, serie negra, Rush e Paris-Dakar. gosto também das ligações a Portugal com O Homem de lisboa e Encontro em Macau. Boas Leituras!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ligações a portugal no blog Portugal Através do Mundo - https://portugal-mundo.blogspot.com/2008/03/michel-vaillant-em-portugal-bd-frana.html

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...