28/09/2021

Hergé em exposição na Gulbenkian






A Fundação Calouste Gulbenkian vai a acolher, a partir de dia 1 de Outubro, uma grande exposição dedicada ao criador de Tintin, intitulada Hergé. Será a primeira vez que pranchas originais de Hergé poderão ser vistas no nosso país. Nick Rpdwell estará presente para uma conferência no dia 1 da inauguração.

Lançamento: Tango #2

27/09/2021

Tina: Respeito

Escolhas

O futuro depende das escolhas que você faz

in Respeito


Há muito na minha lista de desejos, este é um daqueles livros que preferia ter lido sem saber absolutamente nada sobre ele (algo quase impossível nos tempos que correm,), pois acredito que em termos de leitura teria sido uma vantagem, uma vez que o seu arranque (o primeiro terço…?) não prefigura o que ele se irá tornar.

Amadora BD 2021 - Programação

24/09/2021

Dylan Dog surgiu há 35 anos

 



Há 35 anos, corria o mês de Setembro de 1986, a Sergio Bonelli Editore, estreava um novo título nas bancas italianas: “Dylan Dog”. No seu habitual formato (15 x 21 cm), impresso em papel de jornal e com preço acessível de 1300 liras, reforçava a sua imagem de editora de banda desenhada popular, juntando um detective particular aos dois grandes sucessos da época: Tex e Zagor, um western menos convencional, que convive bem com a ficção-científica.

A Seita 'assinala a data' com a publicação de um novo livro.

Wolverine: Preto, Branco & Sangue

Muito sangue!




Quando alguns pensam que nada mais há para inventar - nomeadamente em universos como o Marvel que, apesar de latos, têm regras estritas - eis que surge uma obra como esta que, ao abdicar de todas as cores com uma única excepção (para além dos evidentes preto e branco) dá um outro sentido e lógica a uma das suas personagens mais emblemáticas.

23/09/2021

Rubine Integrale #1

Tiro no escuro




Escolhido sem grandes referências - para além da mais evidente, o nome de François Walthéry na capa, que foi suficiente para me convencer - este primeiro integral de Rubine revelou-se uma interessante proposta, embora não pelos motivos que à partida seriam mais expectáveis.

22/09/2021

Long John Silver: a nova colecção ASA/Público

Ana dos Cabelos Ruivos

Cumprir



Numa época em que (também entre nós) se multiplicam as edições de BD com adaptações de romances literários, poucas se podem gabar de cumprir tão bem o primeiro quesito desse tipo de obras: funcionar de forma autónoma enquanto banda desenhada, como este Ana dos Cabelos Ruivos, baseado no romance homónimo de Lucy Maud Montgomery e recém-editado pela Fábula.

21/09/2021

Demolidor #3: Atravessando o inferno

Em contra-ciclo



Na infindável repetição de momentos e situações que caracteriza grande parte das edições Marvel, Matt Murdock/Demolidor e Wilson Fisk/Rei do Crime, estão de novo frente a frente, mesmo que à distância, mesmo que por interpostas pessoas.

Com aliados e inimigos pontuais, fruto das suas decisões e escolhas.
E em contra-ciclo.

20/09/2021

Amélia, Uma história do Congo

Evolução



Se a saga (portuguesa!) Congo assenta uma anomalia evolutiva, parece inegável que em termos autorais a evolução é uma realidade
Amélia, uma história do Congo, terceiro tomo da série criada pelos irmãos Henrique e Duarte Gandum é a prova disso. Mas, ao contrário da ‘outra’, será bom que não se fique por aqui.

17/09/2021

Tango #1

Cartão de apresentação




Banda desenhada de aventuras, envolvente, leve e descontraída - elementos que nem sempre são fáceis de combinar - Tango é a mais recente aposta da Gradiva no segmento conhecido em França por grand public e o seu primeiro álbum, Um oceano de pedra, é sem dúvida um bom cartão de apresentação.

15/09/2021

Advento

Ponto de partida





Um cadáver. Um quarto fechado por dentro, num 30.º andar. Uma pista (quase) indecifrável.
Pode parecer o resumo de um romance policial de Agatha Christie mas, na verdade, é o ponto de partida para uma nova era na Marvel...

13/09/2021

Comer Beber

Outra vez...


Comer Beber está de regresso às livrarias nacionais. Uma notícia duplamente boa, no facto em si - porque é sempre bom que obras esgotadas mereçam reedição, mais a mais quando têm autoria portuguesa - e na forma (do livro), que merece já a seguir uma série de considerações, através da comparação entre as duas edições, separadas no tempo por quase quatro anos.

11/09/2021

Lançamento: Amélia, uma história do Congo

11 de Setembro foi há 20 anos




Há 20 anos, os atentados contra as Torres Gémeas (e enão sõ), chocaram e a abalaram o mundo e nada ficou como era.
A banda desenhada não ficou indiferente aos acontecimentos e foram diversas as abordagens que fez, a mais recente das quais The Four Fives, em que o Homem-Aranha e o Capitão América regressam ao Ground Zero.

10/09/2021

Príncipe Valiente: 1971-1973

Eu, preconceituoso


Já conhecia a fase em que John Cullen Murphy esteve à frente dos destinos (gráficos) do Príncipe Valente, mas apenas de forma superficial e através de umas poucas leituras esparsas e desgarradas e nunca senti muita vontade de aprofundar esse conhecimento.
Assim, fiz a leitura destes primeiros anos desse consulado sob o signo desse preconceito, que não consegui afastar, pelo que não respondo pela isenção das linhas que se seguem.

Lançamento: Ana dos Cabelos Ruivos

08/09/2021

O Corvo V: Inimigos íntimos

Sentimento ambíguo



Termino a leitura - e a releitura também… - com um sentimento ambíguo. Se compreendo o caminho escolhido - qualquer super-herói tem um passado traumático que precisa de ser (mais) explorado - fiquei com a sensação que faltou unidade a este álbum do Corvo, não inocentemente o V (quinto) de Vicente…
Vamos lá tentar explicar.

07/09/2021

Verões Felizes #3

Banda desenhada de conforto




Se o conceito de ‘comida de conforto’ é hoje em dia recorrente e tem muitos adeptos, nunca ouvi falar de ‘Banda desenhada de conforto’. Mas ela existe e Verões Felizes, de que a Arte de Autor acaba de editar o terceiro díptico, é um bom exemplo deste conceito (inexistente).

06/09/2021

Wild West #1 - Calamity Jane

Origens…?


O subtítulo deste livro é As origens de uma lenda do Oeste mas, como todos sabemos, quando alguém chega ao estatuto intangível de ‘lenda’, destrinçar entre a realidade (histórica) e os ‘pontos’ que lhe foram sendo acrescentados por todos os que narraram a sua história é difícil, se não mesmo impossível.
Pouco importa, se a narrativa for boa… e contribuir para fazer crescer a lenda.
É o caso deste primeiro tomo de Wild West, dedicado a um dos poucos heróis de saias do Oeste selvagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...