28/02/2024

2023 - Tantos livros!



Termino, finalmente, o balanço de 2023 no que à BD diz respeito.
Por razões que não vêm ao caso, arrastou-se no tempo e obrigou a saltar algumas etapas, mas de alguma forma sinto que estava em dívida para com quem costuma visitar este blog por ainda não ter divulgado o número de edições publicadas no ano transato.
E como chamei a 2022 ‘O ano de todas as edições’, fiquei sem saber o que dizer de 2023...

26/02/2024

Blacksad #7

A unanimidade que 'Blacksad' justifica

Sei que a unanimidade é perigosa mas no caso de Blacksad é impossível não ficar deslumbrado pelo originalidade da sua estrutura, pela qualidade das histórias e pela desenvoltura do traço desta criação dos espanhóis Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido
O título mais recente Então, tudo cai é, até agora, o mais ambicioso da série e talvez por isso foi necessário dividir a história por dois álbuns - e sobre o primeiro, já escrevi aqui - que a Ala dos Livros já disponibilizou em português, reproduzindo as capas originais que compõem uma imagem única (ver acima), com quatro dos principais intervenientes e a coragem da segunda não ter o protagonista.

23/02/2024

The Promised Neverland #20 (último)

A nova normalidade


Embora viva neste tempo - e por isso ele também seja o meu - confesso alguma inveja dos adolescentes/jovens(/e adultos!) de hoje que não vivem com a angústia permanente quanto à edição ou não do volume seguinte de uma qualquer das séries que seguem. Em tempos idos - os anos 1970/80/90… - multiplicaram-se as séries incompletas, com um, dois ou três volumes, seguidos ou saltados publicados em português…
The Promised Neverland é o exemplo mais recente desta (nova) normalidade.

22/02/2024

Tempo

...
ou o que f(i)azemos dele



Há livros com títulos longos e desafiadores - e como eu gosto desse tipo de título… - e há outros que nos dizem de imediato ao que vamos, embora sem retirar o prazer da descoberta.
Tempo, de Jorge Pinto, Evandro Renan e Talita Nozomi obviamente entra na segunda categoria.

21/02/2024

Percivan #4 + Mirliton #1 + Tony Stark #5


No misto de descoberta e nostalgia - mesmo que alguns casos esta seja apenas imaginária porque as leituras não foram feitas na época própria - tenho multiplicado leituras que, num mundo ideal, mereceriam aqui uma referência na forma de texto alargado mas, sem possibilidades físicas e temporais de abordar todas, deixo por hoje três desses títulos, apresentados de forma breve e, espero, assertiva.

20/02/2024

Companheiros da Penumbra

Fim do milénio à moda do Porto




Companheiros da Penumbra, edição da Chili com Carne já em segunda edição, é um enorme fresco de mais de 300 páginas sobre as noites da cidade do Porto nos últimos anos do século passado.

19/02/2024

Clássicos da Literatura Portugueses em BD - Entrevista com André Morgado e Jefferson Costa




Depois da entrevista a Pedro V. Moura e Susa Monteiro, a propósito da adaptação que fizeram de Mensagem, o primeiro volume da colecção Levoir/RTP, Clássicos da Literatura Portugueses em BD, hoje encontram abaixo as respostas às mesmas perguntas de André Morgado e Jefferson Costa, que adaptaram a Farsa de Inês Pereira.

E o que vem por aí…




...é uma nova secção no Calendário BD, onde já estão a ser colocadas obras a editar proximamente no nosso país.
Num tempo em que, com toda a facilidade, se encomendam livros estrangeiras que nos chegam às mãos um ou dois dias depois, é bom que os leitores estejam avisados do que nos próximos semanas ou meses irá ser editado em Portugal e As Leituras do Pedro, como sempre com a colaboração das editoras e dos autores, querem contribuir desta forma para essa informação.

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

17/02/2024

Muita banda desenhada para ver em festivais nos próximos meses




Sinónimo do bom momento que a edição de banda desenhada vive actualmente, o primeiro semestre deste ano está recheado de eventos dedicados a esta arte.
Como geralmente o segredo é alma do negócio e muitas vezes as confirmações surgem em cima das datas de realização, na maior parte dos casos ainda não são conhecidos os convidados, mas há algumas excepções...

16/02/2024

Dicionário Ilustrado do Professor Girassol

Arqueologia e ficção


Explorando uma personagem que só surgiu nas aventuras de Tintin em O Tesouro de Rackham, o terrível (1943), quase duas décadas após a criação do herói (em 1929), o Dicionário Ilustrado do Professor Girassol é uma obra que, de forma interessante, combina arqueologia do mito ‘hergeniano’ com ficção pura.

15/02/2024

4 milhões


E assim devagarinho, como quem não quer a 'coisa', este blog, As Leituras do Pedro, acaba de ultrapassar os 4 milhões de visitas.

Obrigado a todos os que costumam passar por aqui e obrigado também a todos - autores, editoras, criadores de eventos... - que o tornam possível e o justificam.

Boas leituras!

Loire

Viver 
como as águas de um rio...


Tive a sorte de descobrir Étienne Davodeau, o autor, em 1992 - com a série Les amis de Saltiel - e o homem, pessoalmente meia dúzia de anos depois.
Ao longo destes trinta e poucos anos acompanhei a sua carreira, descobri cada novo livro - nem sempre tão rapidamente quanto deveria e desejaria - e comprovei, a cada novidade literária - sem necessidade deste apodo para a justificar, mas com toda a força, importância e dimensão que ele pode conferir à literatura desenhada que o autor francês nos serve - como ele tem conseguido partir de premissas extremamente originais que transforma em histórias de vida, humanas, impressionantemente reais e credíveis, daquelas que dão vontade de ter vivido.

14/02/2024

Néon

Cem páginas numa frase


Este relato de Rita Alfaiate, numa leitura apressada, pode parecer tão simples que dê vontade de o resumir numa única frase. Uma frase que seria extremamente reveladora e que retiraria todo o prazer da leitura.
Claro está, não o vou fazer, mas tenho de começar por chamar a atenção para a forma como a autora portuguesa conseguiu prolongar por tantas páginas um princípio aparentemente tão básico. Aliás, quase dá vontade de classificar Néon como exercício de estilo, embora isso também fosse redutor e injusto para a narrativa que nos é apresentada.

13/02/2024

Dylan Dog: Picada mortal

Descida ao inferno numa cidade chamada céu


Hoje em dia, quando se fala de banda desenhada popular, de certa forma evocando um tempo em que ela se encontrava em generosas quantidades nos quiosques, há um nome que vem logo à mente, o de Sergio Bonelli e da editora italiana que leva o seu nome. Alicerçado no sucesso de Tex, um western puro e duro em publicação ininterrupta desde 1948, este editor milanês conseguiu criar um sistema editorial que permite alimentar, sem grandes oscilações de qualidade, ao nível gráfico e temático, as revistas de 100 páginas que mensalmente são colocadas à venda.

12/02/2024

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #2 Farsa de Inês Pereira

Ousadia concretizada


Na abertura, com a Mensagem, desta colecção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, como já o tinha feito aquando do lançamento do Auto da Barca do Inferno, defendi a não utilização dos texto originais, naturalmente de leitura (mais) difícil, mas sim de uma versão com o texto original adaptado à linguagem dos nossos dias.
André Morgado teve a ousadia - acredito que alguns dirão desfaçatez ou até desrespeito… - de o fazer.

08/02/2024

Alfredo Castelli (1947-2024)




O mundo dos fumetti (designação italiana para as histórias aos quadradinhos) está mais pobre: Alfredo Castelli, o argumentista que tornou erudita a banda desenhada popular faleceu ontem, contava 76 anos.

Clicar nesta ligação para ler a notícia completa.

07/02/2024

Alix Senator #10 - A Floresta Carnívora

O regresso como um grande senhor


Alix, criação de Jacques Martin em 1948, para a Tintin belga, foi uma das personagens marcantes do tempo áureo daquela publicação. Adolescente, permitia que os jovens leitores se identificassem com ele; sensato e com uma sólida base histórica, garantia o apoio dos pais a essa leitura.
Há alguns anos, Valérie Mangin e Thierry Démarez, imaginaram o seu regresso em adulto, como senador romano, numa série de álbuns que a Gradiva tem publicado com uma regularidade muito interessante, sendo o mais recente A Floresta Carnívora.

05/02/2024

Clássicos da Literatura Portugueses em BD - Entrevista com Pedro V. Moura e Susa Monteiro




Entre a publicação de Mensagem, primeiro volume da nova colecção Levoir/RTP, Clássicos da Literatura Portugueses em BD, no passado dia 23 de Janeiro, e o lançamento do segundo, Farsa de Inês Pereira, já amanhã, dia 6, depois da curta entrevista com Sílvia Reig, seguem-se as feitas com Pedro V. Moura e Susa Monteiro, os autores daquela primeira adaptação.

02/02/2024

Sílvia Reig: “Uma colecção como os Clássicos da Literatura Portugueses em BD é um esforço enorme”






Entre a publicação de Mensagem, primeiro volume da nova colecção Levoir/RTP, Clássicos da Literatura Portugueses em BD, no passado dia 23 de Janeiro, e o lançamento do segundo, Farsa de Inês Pereira, já no próximo dia 6, fica uma curta entrevista com Sílvia Reig, editora da Levoir, a propósito desta iniciativa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...