30/11/2019

Foi assim: Novembro 2019

Um comentário crítico a um mês aos quadradinhos

Amadora BD. Uma por todas. Sugestões do mês. Mais vistas.

27/11/2019

A Loja

Retratos do zoo







Obra autobiográfica (?), de crónica social, de humor e de coragem, A Loja foi uma das agradáveis surpresas do recente Amadora BD e, porque não, da BD nacional em 2019, pela forma como se atreve a olhar para o umbigo desta arte no nosso país.

Lançamento: Batman Ano Um

26/11/2019

Corto Maltese: Dia de Tarowean

Finalmente sabemos

momentos, transformados em imagens que se tornaram icónicas, que a sociedade tornou icónicas. Há outras - algumas as mesmas - que para mim, enquanto leitor (para cada um dos leitores, para alguns de nós, pelo menos), também se tornaram icónicas. Entre elas, acredito, está a que abre o incontornável A Balada do Mar Salgado, com um Corto Maltese - até aí desconhecido - amarrado numa jangada a vogar em alto mar, em pleno Pacífico. E, quantos de nós - leitores de Pratt - não conjecturámos uma ou outra vez - uma e outra vez, talvez! - como teria ele chegado ali….
Agora, finalmente sabemos como foi. Sabemos porque foi. Sabemos o que aconteceu antes - já sabíamos o que aconteceu depois... E sabemos de uma forma tão coerente, tão assertiva, tão plausível, que só podemos agradecer a Diaz Canales e a Rubén Pellejero.

25/11/2019

Batman: Ano Um

Sempre


A Levoir acaba de lançar, no seu novo selo DC Black Label, o álbum Batman: Ano Um. Se é verdade que esta é MAIS uma edição desta obra - que começou por sair entre nós em formatinho, pela Abril, teve depois edições pela Devir, e, há cinco anos, pela própria Levoir, na colecção Batman 75 anos, é também indiscutível que esta é uma daquelas obras que deveria estar sempre disponível nas livrarias.
Seja para novos leitores, seja para aqueles que a querem numa edição melhor - na transição do formatinho para o tamanho americano, da capa mole para a capa dura e para uma edição maior…

22/11/2019

Blake e Mortimer: O Vale dos Imortais II

 
Traição
Há uma ano, sensivelmente, escrevia aqui que “A melhor expressão para classificar este álbum [O Vale dos Imortais, tomo 1] é (...): puro Jacobs. Para o bem e para o mal”.
O que faz com que, após a leitura deste tomo, que encerra o díptico, me sinta traído. Profundamente.

Lançamento: Blake e Mortimer - O Vale dos Imortais II

21/11/2019

Tenente Blueberry: Amertume Apache

 
Mas que Blueberry é este?
Alguém questionava recentemente a (quase) obsessão franco-belga pela retoma das suas séries mais carismáticas - Spirou à cabeça, claro, mas também Blake & Mortimer, Astérix, Corto Maltese, Lucky Luke e um largo etc. - e dava como primeira resposta - sem questionar a invejável qualidade de algumas dessas retomas - o dinheiro que cada uma delas rende - às editoras e aos autores.
Amertume Apache - com lançamento a preto e branco na próxima sexta-feira e e a cores a 6 de Dezembro - é mais um um exemplo - um dos cada vez mais numerosos exemplos - por ter como protagonista um certo tenente Blueberry. ‘O’ tenente Blueberry em que todos estamos a pensar? A resposta - difícil de dar - variará de leitor para leitor…
...que de certeza serão muitos e garantirão muito do tal dinheiro.

20/11/2019

Blueberry, a nova colecção ASA/Público








Começa na próxima semana, no dia 28, quinta-feira a nova colecção de banda desenhada do jornal Público e das Edições ASA. É dedicada a Blueberry e vem completar (quase) a colecção de 2008.
No total serão 10 álbuns de capa mole, ao preço unitário de 7,90 €, que, em conjunto, formarão uma lombada única com o nome do protagonista. Correspondem aos primeiros cinco álbuns da série e aos últimos cinco, que constituem dois ciclos relativamente independentes.

Lançamento: Paper Girls #3

19/11/2019

Amadora BD 2019: o balanço de Mário João Marques e Rui Cartaxo


Não tendo podido ir este ano, por razões familiares, ao Amadora BD, acho mesmo assim importante que As Leituras do Pedro apresentem um balanço do que aconteceu, num ano claramente encarado como de mudança.
Desta forma, decidi convidar uma série de pessoas, de várias áreas e com experiência anterior do festival, para responderem às seguintes questões:
1. O que distinguiu o Amadora BD 2019 das edições anteriores?
2. O que precisa de mudar no Amadora BD?
3. O melhor e o pior do festival deste ano?
Depois das primeiras respostas, de Álvar oe Derradé (autores de BD) e José de Freitas (editor), já a seguir estão os depoimentos de Mário João Marques (editor de A Seita, membro da direcção do Clube Tex Portugal, leitor e coleccionador) e Rui Cartaxo (leitor de BD).

Lançamento: Huck

18/11/2019

Dampyr: O suicídio de Aleister Crowley

Fernando Pessoa regressa à BD




O que podem ter em comum Fernando Pessoa, um caçador de vampiros, Cthulhu e o mestre do ocultismo britânico Aleister Crowley?
A resposta encontra-se em Dampyr: O suicídio de Aleister Crowley, uma banda desenhada lançada no Amadora BD pela nova editora A Seita, que conta com argumento de Mauro Boselli e desenho de Michele Cropera, que esteve presente no festival.

15/11/2019

Saga #9

Em alta





Depois de alguns volumes, como dizer, em divagação, com o número de intervenientes a crescer e a história a ramificar-se em todas as direcções, eis que ao nono volume, em Saga todos parecem convergir para um mesmo ponto e o que parecia imutável revela-se afinal muito vulnerável, transitório e finito. Como nós.
Resta saber o que pensarão disto os leitores.

14/11/2019

Sondagem: Qual o melhor livro da Colecção Novela Gráfica 2019?




Cumprindo uma (quase) tradição - não pelo hábito, mas porque os resultados têm sido interessantes - As Leituras do Pedro voltam a questionar os seus visitantes quanto à sua opinião sobre os 13 volumes da colecção Novela Gráfica 2019, editada pelaLevoir com o jornal Público entre Julho e Setembro deste ano.
Como sempre, o propósito é tentar perceber o que os leitores procuram neste tipo de colecção, cujo sucesso garantiu já a sua publicação ao longo de cinco anos consecutivos.

13/11/2019

Dragonero: Más allá de Erondár

Para lá das fronteiras




Mundos como o deste Dragonero - ou como os de Saga a que voltarei muito em breve - permitem aos seus autores divagarem, diversificarem e entreterem o leitor, sem que este se canse ou se queixe de repetições desnecessárias.
O quarto volume de Dragonero revela isto mesmo, numa história de cortar o fôlego, que decorre (quase) integralmente fora dos domínios que até agora conhecemos - e mal espreitámos.

Umbra e A Selva!!! na Mundo Fantasma


A Livraria Mundo Fantasma e a editora Umbra promovem a apresentação da novela gráfica Selva!!! e da antologia Umbra #1, na livraria Mundo Fantasma, no Porto, amanhá, 14 de Novembro, a partir das 18h30.
Estarão presentes Filipe Abranches, editor do selo Umbra e autor de Selva!!! e os autores Sama e Delfim Ruas, publicados na revista Umbra.
A livraria Mundo Fantasma situa-se no Centro Comercial Brasília, Avenida da Boavista, 167 - 1.º - Loja 509/510.

(informação e imagem recolhidas nas páginas do Facebook da Mundo Fantasma e da Umbra; clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão)

12/11/2019

Amadora BD 2019: o balanço de Álvaro, Derradé e José de Freitas

Não tendo podido ir este ano, por razões familiares, ao Amadora BD, acho mesmo assim importante que As Leituras do Pedro apresentem um balanço do que aconteceu, num ano claramente encarado como de mudança.
Desta forma, decidi convidar uma série de pessoas, de várias áreas e com experiência anterior do festival, para responderem às seguintes questões:
1. O que distinguiu o Amadora BD 2019 das edições anteriores?
2. O que precisa de mudar no Amadora BD?
3. O melhor e o pior do festival deste ano?
As primeiras respostas, de Álvaro e Derradé (autores de BD) e José de Freitas (editor) estão já a seguir.

11/11/2019

Michel Vaillant: 13 dias

Reconciliação




Nunca fui grande fã das aventuras de Michel Vaillant - embora reconheça que há alguns bons álbuns na longa bibliografia deixada por Jean Graton - e considero a nova vida do piloto automóvel francês mais interessante que a anterior - para desgosto, creio eu, dos verdadeiros fãs de Vaillant e do automobilismo.
Para esses, este será, possivelmente, o álbum da reconciliação.

Lançamento: Cristiano Ronaldo Striker Force 7

09/11/2019

Lançamentos: Panini Brasil

Abro este post, que geralmente se limita às capas das publicações do mês - mas que a partir de agora terá também indicação das datas de distribuição e dos preços das revistas - com duas boas notícias.

Lançamento: Star Wars - Uma nova esperança

08/11/2019

J. Kendall #139

À espera de Myrna


É indiscutível que Julia Kendall, enquanto personagem de BD, vai bem além da bidimensionalidade do papel, assumindo-se a várias dimensões: mulher, criminóloga, professora, neta, irmã, amante…
Por isso se entende que os sucessivos casos que investiga apresentem sempre criminosos ‘novos’ sem qualquer tipo de recorrência. Ou quase.
É por tudo isto, no entanto, que se tornam especiais os poucos confrontos que em 20 anos de existência teve com a sua ‘besta negra’, o que faz com que os leitores estejam sempre à espera de Myrna.

Lançamento: Toutinegra

07/11/2019

Édipo

Didática





No seguimento da Pequena Biblioteca do Saber ou das biografias de Magalhães, Darwyn, Lenine ou, mais recentemente, Churchill, por exemplo, a Gradiva continua a explorar a banda desenhada de carácter didáctico com esta colecção A Sabedoria dos Mitos.
Depois de Prometeu, cabe agora a vez a Édipo, num álbum que explica de forma clara a origem do célebre complexo que tantos desenvolvem.

Lançamento: Outras Bandas #1

06/11/2019

Moonshine #2 Comboio do Tormento

Afinal continua… e bem!




Se quando li o primeiro volume de Moonshine: Sangue e Whisky, me convenci que era uma - boa! - história fechada, o saber que teria continuação deixou-me de pé atrás - tantas vezes desiludido por o sucesso de uma narrativa desencadear sequelas menores…
Não aconteceu desta vez - não se trata sequer de uma sequela, mas sim da continuação de um arco de história, agora fechado - e Azzarello e Risso saíram-se bem da empreitada.

Lançamento: Michel Vaillant - 13 dias

05/11/2019

Stan Lee visita el Universo Marvel

Homenagem tripla








Quase um ano após o falecimento de um dos maiores autores de banda desenhada que esta arte conheceu, a Panini espanhola recorda Stan Lee - é dele que se trata! - com um volume que o homenageia a três níveis.

Fora da Estante

02/11/2019

André Ducci: “Boas obras devem dar espaço para interpretações diversas”








Mais um autor brasileiro no catálogo da Polvo, primeiro com Fim do Mundo e agora com Grande, André Ducci é mais um dos convidados do Amadora BD, neste último fim-de-semana do festival.
A entrevista que se segue, feita por correio electrónico, centra-se na sua preferência por narrativas mudas.

01/11/2019

Calendário BD de Novembro

Amadora BD 2019, os últimos dias


Segundo e último fim-de-semana, num festival este ano mais curto uma semana, o 30.º Amadora BD tem de novo uma aliciante selecção de autores presentes para apresentações e autógrafos, cujos horários devem ser consultados na página oficial do evento, onde há igualmente informação sobre as exposições patentes.

O festival decorre no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, até ao próximo domingo, 3 de Novembro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...