17/04/2018

O Universo + Os Direitos do Homem

 
À procura dos (seus) leitores

Estes dois 'livrinhos', volumes iniciais da Pequena Bedeteca do Saber, uma nova colecção da Gradiva, reiteram a opção - recorrente, embora intermitente - da editora pela banda desenhada de carácter didáctico/científico.
'Livrinhos', escrevi acima, pelo seu pequeno formato - o que poderá tornar complicado a sua exposição em livraria... - que segue, com ligeira variação, o modelo original em que se inspira, a colecção La Petite Bédéthèque des Savoirs, da Lombard, que conta já com 22 títulos publicados e tem tido boa aceitação no mercado francófono.
Na sua origem, está a ideia de juntar um especialista e um desenhador 'para fazer compreender o mundo em banda desenhada”.
De leitura fácil - o que não é sinónimo de facilitismo na exposição dos temas, bem pelo contrário - os dois volumes já disponíveis, após uma introdução em prosa, exploram bem as potencialidades da BD, com traços modernos e dinâmicos - mais Casanave que Bouüdaert - a darem vida aos 'textos teóricos' dos especialistas - no caso o astrofísico Hubert Reeves e o filósofo François De Smet.
O Universo é-nos apresentado num paralelismo estimulante entre a sua criação e a criação artística pelo ser humano, enquanto que no caso dos Direitos Humanos, a abordagem segue uma perspectiva histórica, com a Carta de 1948 como narradora.
Encontrar o seu público - que, transversalmente, poderá contar leitores habituais ou não de BD, jovens e adultos, curiosos e interessados - será o maior desafio que este novo projecto editorial vai enfrentar.

O Universo - Criatividade Cósmica e Artística
Hubert Reeves (argumento)
Daniel Casanave (desenho)

Os Direitos do Homem - Uma Ideologia Moderna
Thierry Bouüaert (desenho)

Colecção Pequena Bedeteca do Saber
Gradiva
Portugal, Março de 2018
130 x 186 mm, 62p. + 82 p., capa mole
11,00 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...