15/04/2018

Artur Correia homenageado em Moura





O Humor de Artur Correia” é o título da exposição com que a Câmara Municipal de Moura homenageia um dos principais nomes portugueses do cinema de animação e da banda desenhada humorística.

Artur Correia faleceu a 1 de Março último, mas esta “exposição/homenagem já estava programada bem antes disso”, segundo revelou Carlos Rico, um dos responsáveis pela iniciativa.
A mostra, inaugurada hoje, domingo, às 15 horas, está inserida na 38.ª edição da feira do Livro de Moura e, “mais do que debruçar-se sobre o conjunto da obra de Artur Correia”, baseia-se essencialmente “em material poucas vezes ou nunca antes exposto em público”. Entre ele, “contam-se projectos não concluídos, como por exemplo a “História do Bairro Alto” - onde o autor nasceu - ou a “História de Sesimbra” - da qual apenas terminou cinco magníficas pranchas”.
Do autor de “Super-heróis da História de Portugal” ou de “O Romance da Raposa”, estarão também disponíveis “esboços, ilustrações avulso, argumentos, guiões, cartoons, storyboards, jogos, revistas, capas de discos e filmes de animação”. Serão também mostrados “trabalhos muito pessoais, como cartões de Parabéns e de Boas Festas que o autor oferecia regularmente ao filho. Trata-se de autênticas obras de arte, personalizadas com temas específicos ou assuntos familiares e, na maior parte das vezes, com construções de armar dentro do cartão”.
Patentes até 26 de Abril estarão igualmente “testemunhos escritos e desenhados de colegas e amigos”. Alguns deles estarão presentes na sessão de homenagem, agendada para dia 21 de Abril, às 16h30, que contará com a presença da viúva, do filho e da nora de Artur Correia, na qual será apresentado o décimo número dos Cadernos Moura BD, com duas bandas desenhadas inéditas: “Donzela que vai à Guerra” e “A Nau Catrineta”.

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...