31/08/2016

Melhores Leituras de Agosto

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)

  

 

Chris Claremont na Comic Con Portugal









Chris Claremont, um dos maiores nomes mundiais da Banda Desenhada, está confirmado na Comic Con Portugal 2016, como um dos cabeças-de-cartaz da área.

30/08/2016

Leituras Novas em Agosto

(clicar sobre as capas para saber mais, quando disponível)


  

Leitura Nova: Blue Exorcist #9






Os amigos de Rin deram o seu melhor para conter o mortífero Rei Impuro, de forma que Rin pudesse fazer-lhe frente.
Agora, cabe-lhe a ele acabar com esse demónio gigantesco. Embora Rin tenha finalmente desembainhado a espada Koma e reencontrado a sua autoconfiança, talvez isso não baste para derrotar o Rei Impuro!
E a batalha do seu irmão Yukio contra o possuído Saburota Todo pode ter acordado algo de negro e sinistro dentro deste jovem…

29/08/2016

O herói e a lenda



“No Oeste, se a lenda se encontra com a realidade, vence a lenda.”
In The Man Who Shot Liberty Valance, de John Ford

A questão é (cada vez mais) recorrente (nos tempos actuais): a sucessiva retoma de heróis por outros autores desvirtua-os ou torna-os maiores? A resposta será sempre dúbia – ee depende muito do maior ou menor apego de cada um ao herói em causa - mas, no caso de O herói e a lenda, a contribuição de Serpieri para o universo ‘texiano’ fez jus à frase que abre este texto; contribui para ampliar a verdadeira lenda dos quadradinhos que Tex já é.

Leitura Nova: Naruto #17







Itachi, o irmão mais velho de Sasuke, procura capturar Naruto, em nome da organização secreta a que pertence. Muitos segredos do passado são desvendados…
Jiraya continua a treinar Naruto para lá dos limites da resistência do jovem, enquanto ambos viajam em busca de uma misteriosa shinobi que pode mudar por completo o curso dos acontecimentos.

25/08/2016

Nas bancas: Luna Park











Esta semana o volume 11 da colecção Novela Gráfica, Luna Park, de Kevin Baker e Danijel Žeželj, no seu primeiro trabalho conjunto.

23/08/2016

Daytripper



Reconheço a importância histórica e a qualidade – ambas a diferentes níveis – de V de Vingança, A Garagem Hermética, Fax de Saravejo ou Valentina. Considero Presas Fáceis um dos grandes lançamentos do ano em Portugal e gostei bastante de A História de um Rato Mau. Aconselho vivamente O Inverno do Desenhador e espero muito de A Asa Quebrada.
Mas, para mim, o melhor livro desta segunda colecção Novela Gráfica é este: Daytripper.
Deixo a seguir introdução que tive o privilégio de escrever para ele.

21/08/2016

Leitura Nova: Histórias de Valdevez





Em 1141, os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo, o imperador Afonso VII de Leão e Castela, encontram-se no Vale do Vez, protagonizando um dos mais importantes e fundadores acontecimentos da nação portuguesa, o Recontro de Valdevez, momento que inspirou, de igual modo, a frase símbolo do nosso concelho: "Arcos de Valdevez- Onde Portugal se Fez".

20/08/2016

Leitura nova: Naruto #16





Morte na Aldeia Oculta da Folha|
Quando assenta a poeira após o ataque de Orochimaru, os shinobi de Konoha constatam que nem toda a gente sobreviveu. Enquanto choram os mortos, um candidato improvável é escolhido para uma grande honra, um ninja há muito desaparecido regressa com más companhias, e a vida de Naruto corre mais perigo do que nunca!

19/08/2016

Nas bancas: Daytripper







Esta semana o volume 10 da colecção Novela Gráfica, Daytripper, de Fábio Moon e Gabriel Bá, o premiado trabalho dos gémeos brasileiros que conta, num registo intimista com um toque de realismo mágico sul-americano, a vida (e as mortes) de Braz de Oliva Domingos, um escritor de obituários.

18/08/2016

Leitura nova: The Walking Dead #14





Enquanto Rick conversa com Andrea sobre o recente assalto a Alexandria, vêem surgir Aaron a cavalo com Eric, que foi esfaqueado. Eric é assistido e Aaron explica a Rick que uma mulher desconhecida o esfaqueou e lhe roubou o cavalo. Aaron informa Douglas da decisão de colocar Rick como responsável de Alexandria.
Lá fora, a neve cai e Andrea e Tobin colocam-se de vigia, porque mais uma vez o grupo parece não estar em segurança...

17/08/2016

Guadalupe









História intimista de uma jovem, quase trintona, em busca de si própria e do futuro que deseja, Guadalupe dificilmente poderia ter uma companhia mais disfuncional.

Leitura nova: Assassination Classroom #4





O mentor de assassínio da professora de inglês Irina Jelavich reaparece e os dois criam um concurso onde o alvo é Karasuma.
Junta-se à classe outro aluno transferido, aspirante a assassino, acompanhado por alguém que diz ser... o irmão mais novo de Korosensei?
Serão agora revelados os segredos do passado misterioso do professor tentacular?

16/08/2016

Criminosos do Sexo #1










Até que ponto controlamos o sexo? Até que ponto o sexo nos controla? Criminosos do Sexo dá respostas que nunca ouviu e abre perspectivas que nunca imaginou…

Leitura Nova: Criminosos do Sexo #1






Suzie, uma bibliotecária conhece Jon, um ator. Depois de dormirem juntos descobrem que partilham a mesma habilidade que lhes permite parar o tempo quando atingem o orgasmo.
À medida que a sua relação evolui, decidem aproveitar este truque para assaltar bancos e salvar a biblioteca de Suzie.
Mas, nem tudo corre bem neste mundo ideal...

15/08/2016

Turma da Mônica em Agosto

Leitura Nova: Southern Bastards #2






A aclamada série “frita à moda do Sul” regressa com o seu segundo volume, que vai iluminar a história negra e sórdida do condado de Craw e do seu mais famoso e temido residente, Euless Boss, o treinador de futebol do liceu local, que se tornou em senhor do crime. Numa terra onde só os sacanas é que se safam, o que foi preciso para ele se tornar no maior, pior e mais poderoso de todos os sacanas? Só o Coach Boss sabe. Mas talvez seja melhor não lhe perguntar...

12/08/2016

Princesa Leia











O ditado diz ‘dividir para reinar’; o recente regresso do universo Star Wars aos comics sugere uma inflexão: ‘dividir para dominar’.

11/08/2016

Nas bancas: Valentina









Esta semana o volume 9 da colecção Novela Gráfica, Valentina, de Guido Crepax, publicada nas principais revistas italianas, como Linus, Alter-Alter ou Corto Maltese.

10/08/2016

Leitura Nova: Hora de Aventura #2








Nestas fantásticas e novas aventuras, Jake e Finn conhecem Tim de Aventuras, que vive num mundo paralelo ao seu e enfrenta vilões como o Rei do Pelo para salvar a princesa da Pasta Doce.
Um pouco confuso, mas acima de tudo um álbum muito divertido.

09/08/2016

Fax de Sarajevo



Primavera de 1992. Após a implosão da ex-Jugoslávia, os nacionalismos adormecidos despertam violentamente e sérvios, croatas, bósnios, kosovares, montenegrinos… mergulham numa guerra civil sem quartel, só com culpados, embora com quotas-partes diferentes.
Apanhado no meio de um turbilhão de violência, Erwin Rustemagić, responsável pela SAF, uma agência de publicação de banda desenhada, recorre ao fax – única meio de comunicação com o exterior disponível - para contar aos seus amigos autores – Joe Kubert, Hermann, Martin Ludwig, Hugo Pratt… - o penoso dia-a-dia que vive com a sua família, entre bombardeamentos, atiradores furtivos, falta de bens essenciais, todas as arbitrariedades (in)imagináveis, a perda de tudo o que possuía (incluindo mais de 12 mil originais de BD)…

Nas bancas: Juiz Dredd Megazine 22





Pode o desejo de um menino de se tornar Juiz sobreviver à brutalidade dos juízes de Mega-City Um? Talvez, com uma ajudinha do Juiz Dredd! Porém, como tudo tem dois lados, o exemplo de Dredd também pode dar péssimos resultados…
E ainda: um conto de Walter, o criado-robô de Dredd! Leia também: Área Cinzenta, Nikolai Dante e os sensacionais Choques Futuristas de Alan Moore!

08/08/2016

Leitura Nova: Fatale #5







O volume final de uma das mais aclamadas séries da actualidade!
Nicholas Lash encontrou por fim Josephine, a mulher que lhe destruiu a vida, e lhe custou a perna e parte da sua sanidade mental. Mas, agora, ela quer que ele a ajude numa missão ainda mais perigosa, a sua última oportunidade de escapar a um destino terrível, e a que talvez nenhum deles sobreviva.

07/08/2016

Leitura Nova: Klaus





O jovem Klaus, de apenas 14 anos, procura saber a verdade sobre as suas origens. Apesar de ter uns pais atenciosos e exigentes, está perdido num mundo que lhe é estranho e sente-se diferente de tudo e de todos. Para além disso, tem de lidar com os meandros da passagem da adolescência para a vida adulta, enquanto descobre que as suas diferenças em relação aos outros não são um mero acaso, mas algo bizarramente oculto e que está prestes a revelar-se.

06/08/2016

Francisco Sousa Lobo na Mundo Fantasma







It's no longer I that liveth é um livro sobre ter treze anos em 1986. Relata alguns meses na vida de Francisco Ferreira, entre a região de Lisboa e Évora. Francisco Ferreira tem a pior das idades. Uma idade em que o Deus da infância já não existe e não há ainda outro Deus que o substitua. Uma idade em que já não se brinca e ainda não se tem amigos verdadeiros. Uma idade niilista. Uma idade sem nada. Mesmo assim Ferreira descobre qualquer coisa, agarra-se a qualquer coisa.
Inaugura 6 de Agosto, às 17h, na Galeria da Mundo Fantasma
[Shopping Center Brasília Avenida da Boavista, 267 1.º Andar, Loja 509/510, Porto]

05/08/2016

Esquadrão Suicida






Quando as ameaças são grandes demais para um só super-herói, convoca-se um grupo deles – como a Liga da Justiça. Mas, quando a situação é mesmo desesperada, envia-se um comando de foragidos, seduzidos pela promessa de eventuais reduções ou mesmo comutação das penas, fáceis de culpar se as coisas correrem mal e cuja morte ninguém chorará.

04/08/2016

Nas bancas: Fax de Sarajevo



Esta semana o volume 8 da colecção Novela Gráfica, Fax de Sarajevo, de Joe Kubert, relata a história real do seu agente Ervin Rustemagic, que perdeu a casa e os seus bens, incluindo uma impressionante colecção de desenhos originais de grandes nomes da BD, durante a guerra da Bósnia Herzegóvina, quando a sua casa em Dobrinja, nos subúrbios de Sarajevo, foi bombardeada pelas tropas sérvias. Prisioneiro numa cidade sitiada, Rustemagic tinha um aparelho de fax como único meio de contacto com o exterior e foi com base nos faxes que Rustemagic lhe ia enviando, que Kubert pôde contar a sua história.

02/08/2016

Parque Chas



“Todas as cidades têm um bairro (...) onde desaparecem as regras da geometria euclidiana, a lei da gravidade, as mentiras da lógica e todas as outras muletas do pensamento.
Em Buenos Aires, essa área é o Parque Chas - procura-a no mapa, Robinson urbano, e não a encontrarás - ali, o possível separa-se do provável, juntam-se o antes e o agora, fantasia e realidade cruzam-se, numa esquina que amanhã, à luz do sol, terá outro nome...”
- Eduardo Barreiro

Parque Chas ilustra uma das formas de narrar em que muitos autores argentinos se especializaram: histórias curtas, que funcionam autonomamente, mas que, lidas em conjunto, revelam um todo maior do que as partes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...