26/02/2019

Stern #3: L'Ouest, le vrai

Seres humanos


Uma reunião camarária para discutir o orçamento municipal, um antigo pistoleiro convertido em escritor, a habitual incomodidade de Stern, o cangalheiro de serviço, onde quer que se encontre, amizades, vinganças e um grande tiroteio.
Sim, possivelmente era assim o Oeste. O verdadeiro.
Ou não, mas isso não é o mais importante, quando - mais uma vez - a história é boa.

Lançamento: O Bastito

25/02/2019

Le Storie: Mataré a Mandela

Diversidade



Se há adjectivo que parece ter sido criado para classificar o catálogo da Sergio Bonelli Editore, ele é 'diversidade' - embora, durante décadas, fundamentalmente sob o signo da grande aventura.
Em anos recentes, esse mesmo adjectivo volta a fazer todo o sentido quando se fala da colecção Le Storie.

24/02/2019

22/02/2019

Caravaggio #2: O Indulto

De mestre para mestre





Milo Manara tornou-se conhecido como autor de banda desenhada erótica, mas reduzir a sua carreira e a sua obra apenas a isso, é ignorar o melhor do seu legado.

20/02/2019

Geraldes Lino: o adeus ao senhor fanzine






Faleceu Geraldes Lino, editor de fanzines, coleccionador, divulgador de BD. O corpo estará, amanhã, quinta feira, na Capela do Cemitério do Alto de São João, a partir das 9h30. A cremação está marcada para as 16.00 horas.

Batman 80 anos, a nova colecção Levoir/Público






Como já foi largamente anunciado, começa amanhã a nova parceria da Levoir com o jornal Público, uma colecção dedicada aos 80 anos de Batman - com conteúdo variado, com algumas surpresas e lombada com desenho.
Os títulos, autores e capas estão já a seguir.

19/02/2019

Darwin 1. A bordo do Beagle

A História como se fosse ficção




Depois do volume dedicado a Fernão de Magalhães, uma das surpresas de 2018, a colecção Descobridores, da Gradiva, prossegue com o primeiro de dois volumes sobre Darwin e o estabelecimento da sua Teoria da Evolução.

Lançamento: Tony Chu #10 - Galo de cabidela

18/02/2019

Trap

Sem dizer palavra



Se a banda desenhada nunca precisou de texto escrito para ser lida e compreendida, nem sempre esse tipo de obra revela a necessária legibilidade.
Neste particular, Trap funciona perfeitamente e, sem dizer uma palavra, o autor conduz-nos por uma estranha narrativa.

17/02/2019

Pequenas mudanças


A caminho dos 10 anos, As Leituras do Pedro, depois de um mês de Janeiro dedicado ao balanço de 2019, retomaram o seu ritmo habitual, mas com direito a pequenas mudanças.

15/02/2019

Os Schtrumpfs negros

Provocação



Num tempo em que impera o doentio e enjoativo politicamente correcto, em que cada piada, por mais inocente que seja, é logo atropelada por um sem número de desculpas e justificações, admira como Les Schtroumpfs Noirs tem conseguido passar quase incólume pelos grossos pingos de chuva das acusações (gratuitas) de racismo.

13/02/2019

Starr, el Asesino: Ha nacido una estrella

Contrastes




Geralmente, Richard Corben não é um autor de consensos. Ou se gosta, ou se odeia.
Starr, el asesino, não vem contribuir minimamente para alterar este panorama.

12/02/2019

Tex: O Vale da Lua

Inesperado

O que se espera de um western? Cavalgadas pela pradaria, confrontos com índios ou bandidos, problemas relacionados com a posse de terrenos ou minas, tiroteios...
A história (completa) que dá título a este texto, incluída no 33.º volume de Tex Edição em Cores, assume (sem surpresa) tudo o escrito acima. Mas também um elemento inesperado, que faz dela uma das mais atípicas histórias do ranger.

11/02/2019

Ms. Marvel #2: Geração perdida

Não é demais repetir




Já o escrevi aqui, de forma similar, mas atrevo-me a repetir algumas das ideias, para acentuar dois factores que me parecem importantes em Ms. Marvel: a sua sintonia com este tempo e o tom leve, descontraído e divertido das suas aventuras.

Lançamento: JuveBêDê #74

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão)

10/02/2019

Leituras de Janeiro

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)
As melhores leituras...

08/02/2019

O Falcão #1015

Pratt e Alvega



Se hoje em dia é normal que os autores europeus - portugueses, espanhóis... - trabalhem para o mercado americano, nomeadamente de super-heróis, há décadas atrás - anos 1950, 60, 70... - era no mercado britânico que muitos deles encontravam forma de ganhar a sua vida a fazer banda desenhada.

Lançamento: Monstress #3 - Refúgio

06/02/2019

Boneco Rebelde

O bom (rebelde) clássico

Se o Boneco Rebelde é um caso raro na BD portuguesa, enquanto personagem regular, e mesmo único na forma como privou, nas suas pranchas, com Tintin (esse mesmo), há outras razões para ter considerado esta (bela) reedição das suas aventuras uma das edições de autores portugueses de 2018 cuja leitura aconselho vivamente, como explico já a seguir.

Lançamentos: Blue Exorcist #18 e Kenshin #12

 

05/02/2019

Universo Tex

 
Outros protagonistas

Apesar dos seus 70 anos de idade - o que faz dele o western de banda desenhada há mais tempo em publicação ininterrupta - Tex tem sabido renovar-se e adaptar-se aos tempos. Isso, sem perder o espírito e as características que de certa forma fizeram dele um caso à parte, pela intensa ligação com uma legião de fãs que acompanham todas as edições e, em muitos casos, têm assegurado sucessivas reedições.

Lançamento: Caravaggio #2 - O indulto

04/02/2019

L'Avancée des travaux

Para além da BD

Não tenho qualquer dúvida que Étienne Davodeau é um dos autores incontornáveis das últimas duas décadas.
Não só por ser um narrador de excelência, mais do que isso pela actualidade e pertinência das suas histórias face à sociedade em que vivemos, acima de tudo pela compreensão que tem do meio narrativo que utiliza e pela capacidade de o reinventar constantemente ao serviço daquilo que partilha com os/expõe aos leitores.

Exposição: Centenário de Eduardo Teixeira Coelho

03/02/2019

2018: Os números





Em 2018 a edição de BD manteve a tendência de crescimento mostrada ultimamente, tendo sido lançadas em Portugal 283 edições de BD.
Atrevo-me a escrever que, com as devidas diferenças e sem comparações, desde os tempos áureos das revistas de BD - há décadas encerrados - que não se editava tanta BD em Portugal. E acrescento mesmo: e tão boa.

02/02/2019

2018: As escolhas de Sílvia Reig (Levoir)


As Leituras do Pedro pediram a vários editores de BD nacionais que sugerissem aos seus leitores (até) três dos livros que editaram em 2018 e, em contrapartida, outros tantos livros de outros editores portugueses.
Essas sugestões foram publicadas por ordem de recepção das respostas e terminam hoje com a selecção efectuada por Sílvioa Reig, da Levoir.

Os animais na obra de ETC

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...