24/02/2019

Largo Winch: curiosidade portuguesa


Como muitos saberão após a publicação pela ASA e o jornal Público da recente colecção dedicada a Largo Winch, esta criação de Jean Van Hamme e Philippe Francq foi publicada pela primeira vez em Portugal pela Bertrand Editora.

Isto aconteceu em 1993, com o álbum inicial da série rebaptizado O Herdeiro. Seguir-se-iam os volumes 2 e 3, ao ritmo de um por ano e, depois, mais nada.
Largo regressaria ao nosso país apenas uma década depois, em 2006, agora com a chancela da Gradova que, tendo saltado o volume 4, segundo do segundo (!) díptico do milionário playboy, achou por bem - e muito bem! - incluir nesse livro uma folha A4 (que hoje em dia deve ser uma raridade), que resumia o que tinha acontecido na série até então.
É essa folha que, a título de curiosidade, reproduzo aqui ao lado.

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a extensão)

5 comentários:

  1. Gradiva(?)
    De todas as séries publicadas com o Público ao logo destes anos, creio que esta série foi a única em que li todos os albuns (o XIII, deixei o último, porque se não estou em erro, teria continuação) e relativamente de seguida.

    Obrigado aos dois (ASA/Público) pela sua publicação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a Gradiva, que editou 3 volumes do Largo Winch: o díptico dos álbuns #5 e #6 e, anos depois, o #15.
      Curiosamente o último do Largo Winch da colecção ASA/Pùblico também teve uma continuação (encerramento do díptico) pouco depois...
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. "(...) Curiosamente o último do Largo Winch da colecção ASA/Pùblico também teve uma continuação (encerramento do díptico) pouco depois...(...)"
      Em Portugal? Ou França e (ainda?) não editado por cá?

      Eliminar
    3. Esquece, confusão minha...
      O IR$ é que teve continuação em França, não editada cá.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Era tão bom que a Asa publicasse a continuação de XIII E Ir$, bem como o novo álbum de largo wintch que de certeza sairá nos próximos anos. Sonhar não custa :-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...