17/02/2019

Pequenas mudanças


A caminho dos 10 anos, As Leituras do Pedro, depois de um mês de Janeiro dedicado ao balanço de 2019, retomaram o seu ritmo habitual, mas com direito a pequenas mudanças.
Estas, são mais visíveis em termos de disposição e consulta, com a introdução de uma barra horizontal abaixo do título do blog, onde é possível consultar mais rapidamente um determinado tipo de entradas:

As Leituras do Pedro
Acesso integral ao blog.

Calendário BD
Acesso aos calendários mensais, através de um atalho que substitui o que existia no topo da coluna da direita.

Opinião
O acesso aos textos de opinião de As Leituras do Pedro: as recensões críticas, as listas de leituras, os comentários de final do mês...

Lançamentos
A forma mais rápida de obter uma listagem dos lançamentos de BD feitos em Portugal.

Para além disso, poderão surgir neste mesmo local outros items que concedam acesso a entradas 'sazonais' relevantes, como é o caso, neste início de ano, do Balanço 2018, onde é possível aceder às escolhas dos melhores do ano passado de As Leituras do Pedro, dos leitores e de alguns editores.

Outra mudança introduzida - à posteriori - foi o alargamento de 'categorias' na listagem de leituras que faço mensalmente, com estas a estarem agora divididas em 4 grupos e a inclusão nelas das leituras repetidas.

A fechar, a título de curiosidade deixo alguns dados de 2018, referentes a este blog: após 8 anos de crescimento, o ano passado houve uma diminuição das entradas, de 582 para 507, uma quebra de quase 13 % e o valor mais baixo desde 2012, que mesmo assim representa uma média de 1,4 entradas por dia, praticamente 10 por semana.
Uma das razões foi o agrupar de vários lançamentos numa única entrada, tendo estas sido menos 30 que no ano anterior, apesar do aumento de títulos publicados.
Existiram também quebras significativas ao nível dos textos noticiosos (descida de 82 para 47) e dos textos diversos (de 87 para 54). Em termos de textos de opinião, aqueles que na minha óptica são mais relevantes, os valores dos dois últimos anos são muito semelhantes e traduzem a publicação semanal de 3 textos de opinião em As Leituras do Pedro.

Resta agradecer a todos os que continuam a passar regularmente pelo blog, deixando o convite para que se mantenham desse lado, que eu pretendo continuar por aqui.
Boas leituras!

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a extensão)

7 comentários:

  1. Passagem diaria obrigatoria! Obrigado pelo tempo dedicado.

    ResponderEliminar
  2. Algumas mudanças, mas a mesma qualidade e paixão pela BD . Continuação de bom trabalho Pedro, eu cá continuarei a passar.

    ResponderEliminar
  3. Sempre a renovar, parabéns, grade empreendedor!!

    ResponderEliminar
  4. Leitura diária obrigatória. Parabéns e força para a continuidade. É muito importante a divulgação e a discussão em torno da BD. Obrigado Pedro

    ResponderEliminar
  5. Apesar de não comentar muito, passo várias vezes por dia aqui. Muito obrigado pelas horas de entretenimento e principalmente por me levar a descobrir outros mundos que por só por mim não chegaria. Um abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...