04/02/2019

L'Avancée des travaux

Para além da BD

Não tenho qualquer dúvida que Étienne Davodeau é um dos autores incontornáveis das últimas duas décadas.
Não só por ser um narrador de excelência, mais do que isso pela actualidade e pertinência das suas histórias face à sociedade em que vivemos, acima de tudo pela compreensão que tem do meio narrativo que utiliza e pela capacidade de o reinventar constantemente ao serviço daquilo que partilha com os/expõe aos leitores.
L'Avancée des travaux, compilação de histórias curtas publicadas originalmente entre 1999 e 2013, revela, de forma extremamente bem conseguida, o seu olhar lúcido, pertinente e interventivo, graças às reflexões que introduzem cada uma destas histórias, surgidas de mini-conversas/entrevistas com o seu editor Claude Gendrot.
Com o tom a variar entre a reportagem assumida, o registo de (algum) humor (triste), a ironia desencantada, a transposição da realidade, retratos autobiográficos (mas sempre numa óptica de maior escala) ou a investigação, Davodeau serve-nos uma série de pequenos mas substanciais contos muito bem escrito/desenhados. A preto e branco, quase sempre, com variações de cinzentos ou mesmo a cores, mudos ou com 'excesso' de texto, publicados em jornais, álbuns colectivos, revistas (da especialidade ou não).
Tematicamente vão desde a crítica social (como a BD de abertura, incluída no celebrado Comix 2000, de L'Association, um suculento 'tijolo' de 2000 páginas de autores de todo o mundo, para assinalar o ano com a mesma numeração), passando pelos problemas do trânsito, a guerra da Argélia, uma reunião do ecológico G8, um encontro com um mangaka no Japão, a homenagem a Franquin, a transposição de um acidente no Quebeque, uma divagação infantil ou...
Narrativas que, no seu conjunto - surgidas no intervalo ou interpondo-se com os muitos 'grandes' livros que assinou e conhecemos - revelam um autor plenamente conhecedor dos instrumentos que utiliza, inventivo e criativo na sua utilização e desafiador, estimulante e provocador para quem o lê, no sentido de obrigar - no mínimo - a uma reflexão consciente e incómoda sobre temáticas raramente inócuas ou ligeiras. E sobre a forma como nos são transmitidas.

L’Avancée des travaux
Étienne Davodeau
Futuropolis
França, Novembro de 2018
210 x 290 mm, 118 p., pb/cor, capa dura
18,00 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar e toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. Nisto, estamos de acordo, Pedro, é um dos meus autores favoritos das duas últimas décadas e um dos mais importantes autores francófonos da atualidade. Para mim, será sempre um potencial GP de Angoulême. E lembro-me ainda que não só traduzimos (tu traduziste, eu revi, pro bono, para a Mundo Fantasma, do nosso amigo José Rui Fernandes) o seu livro "Alguns dias com um mentiroso", há precisamente 20 anos, como nos conhecemos nesse mesmo ano no saudoso SIBDP, onde ele mo autografou :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi em Angoulême que o conheci, numa sessão de autógrafos sem ninguém, salvo erro depois de ter sido nomeado para um dos Alph'Art...
      Reencontrei-o em Portugal, onde costumava passar férias e, depois, claro nesse Salão do Porto, onde me ofereceu um dos seus originais...
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...