29/03/2022

Bom Willer, Dylan Mouse e Ganso Never

Para leitores Bonelli




Resumo

Esta edição da Panini Brasil compila três paródias a três dos mais carismáticos heróis Bonelli: obviamente - depreende-se do título, Tex Willer (o pai...), Dylan Dog e Nathan Never.

28/03/2022

Santa família

Opções narrativas





Sinto que poderei estar a nadar contra corrente (que se irá formar) mas este Santa Família, dividido entre o realismo absoluto e a alegoria fantástica, acaba por não ser nem um, nem outra e, por isso, deixou-me um sabor, se não amargo, no mínimo, a pouco.

24/03/2022

Coimbra BD 2022: Programa

 





Começa amanhã e prolonga-se até domingo, 27 de Março, a edição deste ano do Coimbra BD, que mais uma vez tem lugar na Casa da Cultura daquela cidade.
Encontrem a seguir o programa completo e a lista dos autores que vão estar presentes.

23/03/2022

Wild West #2: Wild Bill

Lendas...

'Há já muito tempo que não tenho ilusões sobre a natureza humana.'

Wild Bill in Wild West #2

Repito o que escrevi, aquando da análise do primeiro volume desta série: "O subtítulo deste livro é As origens de uma lenda do Oeste mas, como todos sabemos, quando alguém chega ao estatuto intangível de ‘lenda’, destrinçar entre a realidade (histórica) e os ‘pontos’ que lhe foram sendo acrescentados por todos os que narraram a sua história é difícil, se não mesmo impossível.
Pouco importa, se a narrativa for boa… e contribuir para fazer crescer a lenda."

22/03/2022

Zagor: El hombre con el fusil

Acima da média


Apesar de ter sido uma das minhas primeiras entradas no(s) universo(s) da Sergio Bonelli Editore, a verdade é que Zagor - pese embora a sua popularidade e longevidade - nunca me convenceu, devido a algumas incongruências narrativas, à previsibilidade dos argumentos e ao excessivo peso - figurado e literal - de Chico, como distracção humorística a roçar o ridículo em muitos dos relatos.
A leitura deste El hombre con el fusil, referenciado como uma das melhores histórias da personagem, revelou-se uma agradável surpresa.

21/03/2022

Thorgal: O Eremita de Skellingar

O regresso de um velho conhecido



Thorgal, criado no já distante ano de 1977, revelou-se um dos grandes sucessos da banda desenhada franco-belga devido à mestria com que Jean Van Hamme combinou a aventura pura e violenta no tempo dos vickings, com o misticismo da sua religião, matizada com apontamentos de ficção-científico e de fantástico. Último sobrevivente de um povo 'vindo das estrelas' que ficou prisioneiro no nosso planeta, Thorgal Aergirsson apresenta uma outra característica invulgar: vai envelhecendo ao longo da série, casa e tem filhos que, crescendo, acabam por se tornar seus companheiros de aventura ou mesmo protagonistas em vez dele.
Agora, está de regresso ao nosso país. Em boa altura.

18/03/2022

Moonshine #4: Embarrilado

Predadores e presas


É uma das imutáveis leis da natureza: haverá sempre predadores e presas, mesmo que uns e/ou outros mudem de territórios.
Moonshine espelha isso, mesmo que a natureza seja pouco para aqui chamada. Deixando para trás a América rural profunda, Lou Pirlo e Tempest Holt estão agora na citadina Cleveland, mas nos bairros de lata ou nos bairros chiques, a sua natureza animal vem sempre ao de cima: a de predadores impiedosos e incontroláveis em busca das suas presas.

17/03/2022

Coimbra BD 2022: Convidados





Último festival a realizar-se antes do início da pandemia da Covid-19, após um ano de interregno o Coimbra BD está de volta, em modo presencial, de 25 a 27 de Março.

A seguir, fiquem com a listagem dos autores anunciados, embora seja aconselhável passarem pela página Coimbra BD no Facebook, para se manterem a par das novidades que forem sendo divulgadas.

16/03/2022

Nick Raider #2 Golpe de Cena

De banal a surpreendente




Grosso modo - com todos os perigos e inconvenientes das generalizações - podemos dividir os relatos policiais fundamentalmente em dois tipos: os dedutivos e os de acção; de comum a todos haverá sempre - deverá haver? - uma surpresa final que mostre ao leitor como leu quase toda a história enganado...

15/03/2022

Spaghetti Bros #3

Uma família, inúmeros segredos


Um rapazinho conta a um chefe mafioso os planos do seu rival, sendo pago com algumas notas. De seguida, vai ter com este último e confidencia-lhe os segredos do primeiro, obtendo nova gratificação. Finalmente, revela os planos de vingança de ambos ao homem mais poderoso da cidade, não para evitar o banho de sangue previsto, mas para engordar os seus proventos.
Espelho fiel dos estratagemas e subterfúgios necessários para sobreviver na América dos anos 1930 dominada pelas famílias mafiosas, este é apenas um dos reveladores episódios auto-conclusivos que compõem Spaghetti Bros, uma viagem pela realidade desencantada do país.

14/03/2022

Alix Senator #2 e #3

Solidificação

Depois de um início prometedor - pela nova abordagem a um herói clássico - mas ainda incerto e com arestas a limar, estes dois volumes de Alix Senator revelam um ganho de consistência e uma solidificação da sua base que justifica uma leitura atenta - e não só por quem em tempos apreciou a série original.

11/03/2022

O homem de lugar nenhum #1

Ponto de partida (outra vez)




É curioso como propostas tão diferentes - sob qualquer ponto de vista - podem transmitir sensações tão semelhantes.
Aconteceu-me - outra vez... - com este primeiro volume de O homem de lugar nenhum, clonando a sensação que me tinha deixado o tomo inicial de Umbigo do Mundo.

10/03/2022

Martin Mystère: Expediente Excalibur

Lenda, verdade, ficção...



Entre a grande diversidade do catálogo da Sergio Bonelli Editore, há um título que se destaca pelo seu lado culto - deixem-me escrever assim, para me facilitar a tarefa. Refiro-me a Martin Mystère, o detective do impossível, um misto, antes do tempo, de Indiana Jones e do professor Robert Langdon, que investiga lendas antigas, casos que roçam o paranormal e mesmo o extraterrestre ou os grandes mistérios da humanidade.

09/03/2022

Assassination Classroom #19

Um professor de outro mundo



Geralmente, o mangá, a banda desenhada japonesa, é associado à aventura e ao fantástico - e às muitas adaptações ou versões em cinema de animação - mas essa é apenas a base do icebergue cada vez maior que domina os mercados ocidentais. Na entanto, no Japão, existem mangás para todos os géneros de públicos e de todas as temáticas imagináveis.
Assassination Classroom, revela-se bem mais do que aquela generalização, apesar da sua premissa base não o indiciar.

07/03/2022

Colecção Clássica Marvel #1 - Homem-Aranha #1

Tudo o que queriam saber...





Teve início no passado sábado esta colecção de BD que estará presente em bancas durante 60 semanas.
Lido o primeiro volume, deixo algumas considerações sobre a colecção, em geral, e sobre ele, em particular.

04/03/2022

Tex: Indian Carnival

Desvios





Western puro e duro que ao longo dos anos foi sabendo adaptar-se às mudanças impostas pelos (re)nov(ad)os tempos, Tex tem tido pontualmente - e desde sempre - alguns desvios aos seus princípios basilares e mesmo à sua essência.

José Ruy em Santa Maria

02/03/2022

Nestor Bruma: O sol nasce atrás do Louvre

Sucessão


Nestor Burma é um detective privado criado pelo romancista Léo Malet, na década de 1940, quando decidiu que os protagonistas de romances policiais não precisavam de ser norte-americanos, mas podiam evoluir na sua França natal.
Nos anos 1980, Jacques Tardi, 'contemporâneo' de Burma, fez a primeira de quatro (aclamadas) adaptações dos seus inquéritos para BD, aproveitando a liberdade gráfica, temática e do número de páginas, concedida pela revista (À Suivre), retratando num preto e branco (e cinza) magnífico a sua paixão por Paris.
Não é, no entanto, a obra de Tardi que a Gradiva propõe aos leitores portugueses - o que obviamente se lamenta, embora prometa a sua edição posterior - mas sim a continuação da série por Emmanuel Moynot.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...