11/03/2022

O homem de lugar nenhum #1

Ponto de partida (outra vez)




É curioso como propostas tão diferentes - sob qualquer ponto de vista - podem transmitir sensações tão semelhantes.
Aconteceu-me - outra vez... - com este primeiro volume de O homem de lugar nenhum, clonando a sensação que me tinha deixado o tomo inicial de Umbigo do Mundo.

Mais estranho quando, os únicos pontos em comum entre ambos - aparentemente - são a editora A Seita e a assinatura de autores nacionais.

E, agora - na minha óptica de leitor - o facto de ter chegado ao fim deste volume inicial sem conseguir perceber onde decorre a acção, o que se está a passar e onde pretendem os autores chegar.

Mas, tal como na outra obra que referi, o predomínio da imagem deixa vontade de conhecer mais. Só que, onde o traço de Penim Loureiro era graficamente atraente, bonito aos olhos, visualmente impactante, em O homem de Lugar Nenhum Fábio Veras dá uma lição de narrativa em BD, cumprindo o princípio que em BD um bom desenho não tem de ser um desenho bonito.

Porque, se até podemos considerar que o seu traço tem algumas limitações, surgindo aos nossos olhos demasiado simplista (também devido ao formato generoso do livro?), a verdade é que do ponto de vista narrativo, ele ostenta uma qualidade que não é muito vulgar ver-se. Os silêncios, os olhares, as expressões, a deslocação dos participantes pelas vinhetas e pelas páginas, a sua expressão corporal, as visões de conjunto, os grandes espaços tanto como os pormenores destacados, tudo tem uma função narrativa e o conjunto enche-nos e transporta-nos ao longo das páginas, mesmo sem percebermos exactamente aquilo que se passa nelas...

É suficiente? Como leitor de BD, a superior capacidade narrativa do lado visual encheu-me as medidas e compensou a falta de informação que ainda é evidente. Com o final anunciado para o volume 2, fico expectante que o todo consiga estar ao nível desta parte - e que dê as respostas que agora claramente faltaram.


O homem de lugar nenhum
Tiago Barros (argumento)
Fábio Veras (desenho)
A Seita/Comic Heart
Portugal, Setembro 2021
200 x 280 mm, 136 p., cor, capa dura
19,00

(imagens disponibilizadas por A Seita e a Comic Heart; clicar nesta ligação para ver outras pranchas ou nas aqui mostradas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...