16/03/2022

Nick Raider #2 Golpe de Cena

De banal a surpreendente




Grosso modo - com todos os perigos e inconvenientes das generalizações - podemos dividir os relatos policiais fundamentalmente em dois tipos: os dedutivos e os de acção; de comum a todos haverá sempre - deverá haver? - uma surpresa final que mostre ao leitor como leu quase toda a história enganado...

Nick Raider, o detective nova-iorquino da Sergio Bonelli Editore, criado por Claudio Nizzi, encaixa claramente no segundo tipo - ou não fosse ele conhecido como o 'Tex de Nova Iorque' e até pelo carácter eminentemente popular destas edições italianas na sua origem - não faltando neste Golpe de Cena, o volte-face final.

Na origem desta narrativa, está um assaltante surpreendido em pleno golpe pelo regresso inesperado dos donos da casa, acabando o confronto com uma morte. Desenrolando-se tudo isto perante o olhar do leitor, nada mais parece haver a esperar do que uma investigação de Nick Raider e dos seus parceiros, que os leve até à descoberta e captura do criminoso que - para o leitor - obviamente não é quem os agentes da lei inicialmente consideram o principal suspeito.

Com algumas tentativas de humor forçadas, o grosso do relato assenta no avançar do inquérito e numa longa - de mais de 20 pranchas - perseguição - a pé, de mota, de barco e a nado, de Raider aomsuspeito.

Só que, fazendo jus à boa tradição do policial, quando os detectives - e com eles o leitor - julgavam o criminoso detido e o caso fechado, começam a surgir pormenores que fazem a diferença e transformam uma história pouco mas do que banal dentro do género, em algo mais. Ou seja, transforma um policial de acção dos anos 1990 satisfatório q.b. , numa leitura mais estimulante e capaz de surpreender.


Nick Raider Agente de Homicídios #2 Golpe de Cena

Giuseppe Ferrandino (argumento)

Gustavo Trigo (desenho)

Mythos Editora

Brasil, Junho de 1918

160 x 210 mm, 96 p., pb, capa cartão


(imagens disponibilizadas pela Mythos Editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...