18/03/2022

Moonshine #4: Embarrilado

Predadores e presas


É uma das imutáveis leis da natureza: haverá sempre predadores e presas, mesmo que uns e/ou outros mudem de territórios.
Moonshine espelha isso, mesmo que a natureza seja pouco para aqui chamada. Deixando para trás a América rural profunda, Lou Pirlo e Tempest Holt estão agora na citadina Cleveland, mas nos bairros de lata ou nos bairros chiques, a sua natureza animal vem sempre ao de cima: a de predadores impiedosos e incontroláveis em busca das suas presas.

Tempest, sempre bela e sensual, insinua-se junto do chefe do antigo bando de gangsters de Lou para tentar encontrar o pai. Ao mesmo tempo, este último tenta afogar a essência do ser que nele co-habita em álcool, mas falhada essa opção, transforma-se no primeiro (?) assassino em série dos Estados Unidos.

A acumulação de cadáveres - ou dos restos que restam deles... - chama a atenção da estrela em ascensão nas forças da lei norte-americanas, naquela conturbada década de 1930: o famoso Eliot Ness, que após deter Al Capone quer brilhar de novo, sem imaginar sequer no que se está a meter.

A combinação de terror e policial, com inusitados toques de realismo e sobrenatural, que é como quem escreve, de gangsters, detectives, lobisomens e belas mulheres, condimentada com acção, mistério, surpresas, tiros, tráficos diversos e vinganças sucessivas, tudo regado com o proibido álcool e muito, muito sangue, continua a fazer de Moonshine uma série a devorar (...!) sofregamente volume após volume, numa pulsão quase animalesca.

Para mais, porque o desenho de Eduardo Risso - ao contrário do argumento negro e sinistro de Brian Azzarello - é límpido e limpo de pormenores acessórios e para mais servido por cores lisas que, apesar dos tons maioritariamente soturnos, conseguem fazer o relato pulsar com uma inebriante sensação de vida.

A este nível, veja-se a capa - e as cores que a servem e puxam por ela - a um tempo, primeiro, belíssima e sensual, depois aterradora na sua estranha combinação de ser humano e animal...


Moonshine #3 Querer a Lua
Brian Azzarello (argumento)
Eduardo Risso (desenho)
Eduardo Risso e Cristian Rossi (cor)
G. Floy
Portugal, Março de 2021
180 x 275 mm, 128 p., cor, capa dura
17,00 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...