21/03/2022

Thorgal: O Eremita de Skellingar

O regresso de um velho conhecido



Thorgal, criado no já distante ano de 1977, revelou-se um dos grandes sucessos da banda desenhada franco-belga devido à mestria com que Jean Van Hamme combinou a aventura pura e violenta no tempo dos vickings, com o misticismo da sua religião, matizada com apontamentos de ficção-científico e de fantástico. Último sobrevivente de um povo 'vindo das estrelas' que ficou prisioneiro no nosso planeta, Thorgal Aergirsson apresenta uma outra característica invulgar: vai envelhecendo ao longo da série, casa e tem filhos que, crescendo, acabam por se tornar seus companheiros de aventura ou mesmo protagonistas em vez dele.
Agora, está de regresso ao nosso país. Em boa altura.

O sucesso da série, inicialmente desenhada de forma magistral pelo polaco Grzegorz Rosinski, mede-se também pelas diversas séries paralelas que originou, protagonizadas por personagens menores ou até vilões da série principal.

Apesar disso, o seu trajecto em Portugal tem sido conturbado. Revelado de imediato aos leitores portugueses, nas revistas Tintin e Mundo de Aventuras, Thorgal, em álbum, passaria pelos catálogos da Bertrand, Futura e ASA, surgindo agora com novo fôlego no da cooperativa A Seita, que optou por acompanhar os volumes recentes, reduzindo assim o risco de editar o que muitos (?) dos seus potenciais leitores já compraram em francês ou espanhol e aproveita o facto de se tratar de álbuns auto-conclusivos, que se lêem e compreendem bem por si só, apesar de inevitavelmente haver sempre uma ou outra referência ao passado dos protagonistas.

Dessa forma, em O Eremita de Skellingar, 37.º volume da série principal, após um extenso ciclo (bem) resumido na introdução que abre o livro, reencontramos o protagonista pronto para retomar uma vida pacífica em família, como sempre ansiou.

No entanto, como sempre acontece aos heróis dos quadradinhos, os deuses pensam de forma diferente e Thorgal, de novo assombrado pelo lado negro do seu passado, vê-se obrigado a encetar nova e perigosa viagem, até ao escarpado ilhéu de Skellingar, onde regularmente são feitas grandes peregrinações que acabam com o massacre dos devotos. Descobrir o segredo que esconde o eremita de Skellingar, afastar definitivamente alguns fantasmas do seu passado e, acima de tudo, manter-se vivo, são os pressupostos que vão balizar mais uma aventura épica do vicking que veio das estrelas, agora com autoria de Yann e Fred Vignaux que fazem justiça à sua fama num relato em que as características bem humanas do herói andam a par com os caprichos dos deuses, a religiosidade e a superstição, e em que as surpresas se sucedem até ao trágico desenlace.

Se no longo percurso do Thorgal pós-Van Hamme há naturais oscilações de qualidade e - principalmente - de manutenção do espírito da série, isso não acontece com O Eremita de Skellingar que consegue retomar o tom épico da série ao mesmo tempo que realça o pesado fardo que o protagonista carrega. Dessa forma, não sendo um dos grandes títulos da série - e há vários, individualmente ou em ciclos - como já referido tem todos os ingredientes para agradar aos saudosistas do herói em particular e aos apreciadores de BD franco-belga em geral, parecendo uma aposta certa e segura de A Seita - tanto quanto isso é possível quando se fala de editar livros.

Para mais, numa edição com a qualidade a que a editora nos habituou, com capa baça muito consistente, papel de gramagem generosa e um caderno final de 8 páginas com diversos esboços.


Thorgal: O Eremita de Skellingar
Yann (argumento)
Fred Vignaux (desenho)
A Seita
Portugal, Fevereiro de 2022
215 x 285 mm, 56 p., cor, capa dura
14,00

(versão aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias online de 11 de Março de 2022 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas por A Seita; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

2 comentários:

  1. Boa tarde.
    é fantástico voltar a ler Thorgal em português.
    alguém sabe se outros álbuns do universo Thorgal vão ser publicado num futuro próximo ?
    uma boa aposta seria "a juventude de Thorgal".
    obrigado e boa continuação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já, A Seita já anunciou a publicação do álbum seguinte, o #38.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...