15/03/2022

Spaghetti Bros #3

Uma família, inúmeros segredos


Um rapazinho conta a um chefe mafioso os planos do seu rival, sendo pago com algumas notas. De seguida, vai ter com este último e confidencia-lhe os segredos do primeiro, obtendo nova gratificação. Finalmente, revela os planos de vingança de ambos ao homem mais poderoso da cidade, não para evitar o banho de sangue previsto, mas para engordar os seus proventos.
Espelho fiel dos estratagemas e subterfúgios necessários para sobreviver na América dos anos 1930 dominada pelas famílias mafiosas, este é apenas um dos reveladores episódios auto-conclusivos que compõem Spaghetti Bros, uma viagem pela realidade desencantada do país.

Como protagonistas - utilizadores de subterfúgios bem mais elaborados - surgem os membros da família Centobucchi, nascidos em Itália mas estabelecidos nos Estados Unidos. São eles Amerigo, um chefe mafioso; Frank, o padre, cada vez menos crente; Antonio, o polícia e amante da mulher de Amerigo; Caterina, a actriz de cinema mudo caída em desgraça pelo advento do sonoro; Carmela, dona de casa, prostituta de luxo e assassina a soldo. Unidos pelo nome e pela tradição, vivem a esconder uns dos outros os muitos segredos esconsos com que se traem, enganam e mentem.

Numa América em crise financeira e de valores, em que a maioria dos sonhos se transforma em pesadelos e em que os crimes compensam, Carlos Trillo diverte-se a esticar uma manta curta para cobrir todos os podres, escondendo aqui, para revelar acolá, tapando de um lado, para mostrar do outro. O desenho de Domingos Mandrafina assenta num traço fino, semi-caricatural, expressivo e dinâmico, que torna pouco atraentes mesmo as personagens bonitas, mas brilha especialmente na expressividade dos rostos e quando preenche as vinhetas com conseguidos contrastes de branco e negro que acentuam os tons desbotados da quotidiano desta família.

Dessa forma, e com um humor sarcástico e irónico, os dois autores argentinos vão narrando uma invulgar e abjecta crónica familiar, exibindo as reacções falsamente púdicas aos pecados venais que cada um deles comete, num crescendo de confrontação, com os sonhos a espelharem os seus piores desejos.


Spaghetti Bros #3
Carlos Trillo (argumento)
Domingos Mandrafina (desenho)
Arte de Autor,
Portugal, Fevereiro de 2022
210 x 285 mm, 196 p., pb, capa dura
24,75 €

(versão retocada do texto publicado no Jornal de Notícias de 5 de Março de 2022; imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar aqui para visualizar mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

4 comentários:

  1. Esta esparguete de sabor argentino é magnífica. Infelizmente Carlos Trillo deixou-nos demasiado cedo. Só um reparo, os créditos finais devem referir #3 e não #2...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correção efectuada, obrigado pela atenção.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Deveríamos ter mais obras dos excelentes autores argentinos. Recordo Alvar Mayor e Cidade.

    ResponderEliminar
  3. Relativamente a autores argentinos remeteria para o excelente trabalho desenvolvido pela editora brasileira Comix Zone nesta área em particular. Queira algum editor nacional, mais atento, trazer-nos alguns desses materiais…

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...