25/11/2019

Batman: Ano Um

Sempre


A Levoir acaba de lançar, no seu novo selo DC Black Label, o álbum Batman: Ano Um. Se é verdade que esta é MAIS uma edição desta obra - que começou por sair entre nós em formatinho, pela Abril, teve depois edições pela Devir, e, há cinco anos, pela própria Levoir, na colecção Batman 75 anos, é também indiscutível que esta é uma daquelas obras que deveria estar sempre disponível nas livrarias.
Seja para novos leitores, seja para aqueles que a querem numa edição melhor - na transição do formatinho para o tamanho americano, da capa mole para a capa dura e para uma edição maior…
E é uma obra que deveria estar sempre disponível, não só porque reformulou a origem - que se mantém - do Homem-Morcego - e principalmente do comissário Gordon, e da relação dos dois… - mas também porque é, para além de uma narrativa muito forte sobre a luta contra a corrupção na negritude de Gotham City, uma lição de bem narrar em BD.
Veja-se o seu intenso ritmo narrativo, veja-se a forma sequencial como ações em datas diferentes são encadeadas, veja-se a utilização dos noticiários da TV para fazer pontes e pontos da situação - como Miller já tinha feito (ainda melhor) em O Regresso do Cavaleiro das Trevas -, veja-se o óptimo traço depurado de Mazzucchelli que mostra o necessário e deixa o leitor intuir o resto….
Se me pareceu premente escrever estas poucas linhas a propósito de uma nova edição, não posso deixar de aconselhar a leitura do texto mais extenso e incisivo que sobre ela escrevi aquando da sua inclusão na colecção Batman 75 anos.

Batman: Ano Um
Frank Miller (texto)
David Mazzucchelli (desenho)
José Castello Branco (prefácio)
Levoir
Portugal, Novembro de 2019
120 p., cor, capa dura
19,90 €

(capa disponibilizada pela editora; clicar nela para as aproveitar em toda a sua extensão)

6 comentários:

  1. Sem dúvida, uma das obras seminais da BD!
    Acho que já comprei duas vezes, a primeira nas tais versões da Abril, em papel rasco e formato reduzido mas sempre disponível nas livrarias, ao contrário das atuais versões 'gourmet' :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Acho que tenho as edições todas que foram lançadas em Portugal, seja em 'brasileiro' (Abril formatinho, Abril capa mole) como em português (colecção com o Publico).

    O que não falta por aí são boas coisas para lançar, não é preciso repetir o mesmo de dois em dois anos... mas compreendo que seja dificil resistir à tentação de ter uns euros garantidos em vez de apostar em algo novo.

    Ah, e desta vez não vou comprar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não é de 2 em 2 anos. A Devir lançou, se não me engano em 2002, altura em que esgotou, e em 2005 uma edição revista e aumentada com bastantes extras (de 104 para 144 pgs.). A Levoir lançou em 2015 em capa dura uma edição de 128 pgs (retirando alguns dos extras, nomeadamente o argumento do primeiro capítulo que na Devir tinha saído em inglês, e uma parte dos muitos thumbnails que havia na edição) e agora em 2019 nesta edição, relativamente semelhante à anterior, mas com prefácio novo.

      Se olharmos para o ritmo, diria que é mais de 5 em 5 anos! :-)

      Eliminar
    2. Ups, sem dúvida José Freitas, erro meu :)

      Eliminar
  3. hmmm, não sei se compre... estou a ver se encontro a edição da Devir com legendas feitas à mão.

    Ando um bocado chateado com as edições de comics (e não só) da Levoir, encontro os livros com a porcaria do papel todo enrugado, ondulado, as da G-Floy estão ok.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...