07/10/2025

Dormindo entre Cadáveres

Para lembrar o que já esquecemos

26 de Janeiro de 2021. Em plena pandemia da Covid-19, Luís Moreira Gonçalves, médico português a trabalhar em S. Paulo, no Brasil, recebe um e-mail do Governo do Estado da Rondónia sobre "a extrema necessidade de recrutamento e contratação imediata de profissionais médicos para laborar no combata à Covid-19". Apesar de leccionar na universidade e não ter propriamente experiência em hospitais, sentiu que tinha de responder positivamente àquela chamada.

Dormindo entre Cadáveres, a estreia dos Livros Zigurate na edição de BD, narra a sua experiência na primeira pessoa. O relato evoca tudo aquilo por que passamos durante a pandemia, o que vivemos, o que aprendemos, o que ouvimos, o que soubemos. E, possivelmente, factos de que nem chegamos a saber: as condições extremas de trabalho de médicos e enfermeiros, operações feitas sob um guarda-chuva devido às infiltrações ou às escuras porque os geradores não arrancavam, a falta de medicamentos e equipamentos, a dificuldade de lidar com os familiares, os negacionistas...

E, como reverso da medalha, no exterior - nosso terreno... - a falta de bens de primeira necessidade nos supermercados, o seu açambarcamento, o incumprimento das normas de higiene e segurança mais básicas...

De comum a todos, o desconhecimento, o medo, a desinformação, os que procuravam refúgio na religião, no isolamento, no exercício físico, na alimentação como solução ou panaceias para o momento que se vivia.

Tudo assombrado pela multiplicação de vítimas, pelo sentimento de impotência, com os pesadelos recorrentes relacionados com os pacientes que morriam... E, sempre, constante, absurda, inamovível, a maldita burocracia que, lá como cá, privilegia a passividade e a questão financeira independentemente das vidas humanas.

Luís Moreira Gonçalves, em parceria com o desenhador brasileiro Felipe Parucci, evoca assim os piores meses da pandemia numa obra de traço rápido e dinâmico, que proporciona uma leitura fluída mas intensa e incómoda, para que o que já foi esquecido seja de novo lembrado. Porque não sabemos o que pode vir por aí.


Nota final

Dormindo entre Cadáveres foi lido na edição brasileira da Comix Zone e foi nela que este texto se baseou; não sei se ao nível de texto existem diferenças. São dela também as pranchas aqui reproduzidas.


Dormindo entre Cadáveres
Luís Moreira Gonçalves (argumento)
Felipe Parucci (desenho)
Livros Zigurate
Portugal, Setembro 2025
180 x 230 mm, 320 p., pb, capa mole
21,90 €


Comix Zone
Brasil, Agosto 2025
180 x 230 mm, 320 p., pb, capa dura
R$ 124,90

(versão revista e aumentada do texto publicado na página online do Jornal de Notícias a 26 de Setembro de 2025 e na edição impressa do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Comix Zone; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...