30/12/2019

Toutinegra

Acabar (muito) bem





Esta entrada não foi previamente programada, mas até poderia - deveria? - ter sido, mas este livro - surgido na altura certa, no desfilar das leituras finais do ano - é uma bela forma de encerrar o blog - no que ao comentário de leituras feitas diz respeito. Em 2019, claro!
Porque é uma obra de autores portugueses - também - mas essencialmente, porque é um belíssimo relato, tout-court.
É obra de autores portugueses, já escrevi acima, e é também uma obra passada em Portugal - embora pudesse ter como cenário muitos outros locais similares, um pouco por toda a parte.
A sua acção, decorre numa aldeia - pequena, isolada, condenada ao abandono pelo progresso, a centralização, o desespero, chamem-lhe e vejam-no como melhor entenderem.
Nessa aldeia sem nome - a que poderíamos dar tantos nomes… - já só há - só resistem… - duas crianças, em final de 1.º Ciclo, os protagonistas de Toutinegra. Pedro, o filho da louca (?) da aldeia, que apresenta um ligeiro atraso, e Adelaide, cujo pai está a morrer com cancro.
Entre os dois, inevitavelmente (também) por falta de outras opções, cria-se uma forte cumplicidade, entre brincadeiras, passeios pela natureza, aprendizagens na escola e descobertas da vida e do que ela (não) traz. Cumplicidade que aumenta, após uma visita a um velho moinho e a uma certa descoberta nele - correspondente à adição de um toque de fantástico/místico no relato - que vai mexer profundamente com as vidas das duas crianças e com o seu relacionamento com aqueles que lhes são mais próximos, em mais um passo do cruel despertar para a vida real.
História de grande sensibilidade - como André Oliveira tão bem sabe escrever, tendo encontrado no traço simples, expressivo e agradável de Bernardo Majer o cúmplice ideal -Toutinegra é um relato sobre crescimento e a falta de perspectivas, sim, mas principalmente uma história tocante sobre como lidar com a(s) perda(s), o(s) medo(s), a(s) ansiedade(s) e o(s) sonho(s) não cumprido(s).
E cujo final, inesperado e desconcertante à luz do que o leitor até aí tinha sido capaz de intuir, surge como o soco final na boca do seu estômago, deixando-o sem ar, sem fôlego, sem reacção, perante a crueza realista do que lhe é exposto.

Toutinegra
André Oliveira (argumento)
Bernardo Majer (desenho)
Polvo
Portugal, Outubro de 2019
175 x 250 mm, 96 p., cor, capa dura
14,99 €

(imagens disponibilizadas pela editora Polvo; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...