17/12/2019

Jessica Jones #2: Os segredos de Maria Hill

De estimação





Todos nós, leitores (o que me interessa no presente caso), temos os nossos amores - e ódios! - de estimação. No Universo Marvel - ou apesar dele? - a Jessica Jones de Bendis e Gaydos é um dos meus. Amores.
Sei que o que escrevi não é consensual, que, possivelmente, esta série até provoca mais ódios do que paixões, mas no que a mim diz respeito, não há volta a dar.
O que gosto nesta Jessica Jones?
Desde logo o tom assumidamente policial, Policial negro, duro, violento - tanto quanto pode ser duro e violento num selo Marvel, mesmo adulto. Neste volume específico, a investigação a quem tenta matar Maria Hill - essa mesmo, a ex-directora da S.H.I.E.L.D. - como em qualquer bom relato policial - e este é um bom relato policial! - vai alterar a sua linha narrativa mais do que uma vez e proporcionar algumas revelações surpreendentes quando o culpado(a) - não se deixem iludir pela duplo género… - é descoberto. A vários níveis.
Depois, nessa mesma linha de relato policial protagonizado por um(a) detective, a personalidade da protagonista: desenganada, depressiva, caída (bem) no fundo do seu próprio buraco, com todo o seu universo próprio a desmoronar-se à sua volta mas, mesmo assim, capaz de lutar por aquilo que deseja - a filha, mas também o seu ex-companheiro e ex-marido Luke Cage - e por quem lhe paga, mesmo que a solidariedade detective privado/cliente esteja tantas vezes prestes a ser quebrada pela animosidade - termo brando para ódio - que aquela vota a estes e pelos sucessivos desaires que vai sofrendo.
E ainda, apesar do que escrevi - conscientemente - acima, pela forma como Bendis consegue encaixar a detective privada Jessica Jones no Universo Marvel, de forma tangencial, sim, mas assumindo, convivendo, sofrendo, todas as convulsões e transformações que ele vai experimentando em paralelo.
Graficamente - se neste volume há alguns excessos na orientação do sentido de leitura que chegam a confundir o leitor - a grande heterogeneidade da sequenciação narrativa das vinhetas transmite uma dinâmica que contrabalança o tom pausado e instrospectivo que tantas vezes a série assume e o traço semi-realista mas também esquemático de Gaydos, servido por tons escuros (do inigualável Matt Hollingsworth), contribuiu sobremaneira para acentuar o tom denso, cru e sobremaneira derrotista do relato.

Jessica Jones #2: Os segredos de Maria Hill
Reúne os comics #7 a #12 de Jessica Jones (2016)
Brian Michael Bendis (argumento)
Michael Gaydos (desenho)
Matt Hollingsworth (cor)
G. Floyd
Portugal, Setembro de 2019
175 x 260 mm, 144 p., cor, capa dura
14,00 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. Também adoro, tanto os primeiros 4 vol.s(Alias), como estes 3 vol.s que estão a ser lançados pela Gfloy!

    ResponderEliminar
  2. Também adoro... Jim Beam, Jack Daniels, Jameson, etc...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...