13/12/2019

Selva!!!

Memórias partilhadas







Pequena - e algo estranha - novela gráfica sobre as brincadeiras da infância, Selva!!! revelou-se - também para mim como para o seu autor, acredito - um passeio a (gratas) memórias.
Não tendo podido comparecer à sessão de apresentação e autógrafos deste livro que a livraria Mundo Fantasma e a Umbra organizaram no Porto, há poucas semanas, com a presença de Filipe Abranches, quando tive acesso ao meu exemplar, uma vez que já conhecia a capa, voltei-o e fui surpreendido com a imagem de um torii. Mas, onde muitos veriam (apenas) ‘um portão tradicional japonês ligado à religião xintoísta’ (como esclarece a Wikipédia), eu recordei de imediato uma das (muitas) aventuras de Buck Danny que li e reli na minha adolescência - e também mais tarde…
Acreditando estar equivocado, tive afinal a confirmação que a minha memória não me traíra nos agradecimentos que, na página final, Abranches faz, uma vez que entre eles estava essa mesma série Buck Danny!, à qual confessava ter roubado ‘vinhetas’ - que imediatamente reconheci ao folhear o livro.
Com a curiosidade pela obra redobrada, mergulhei na sua leitura, e descobri uma curiosa - e estranha, já avisei! - revisita a memórias de infância e às brincadeiras bélicas que Abranches - e eu, como tantos outros, noutros tempos… - fizemos com soldadinhos - e cowboys, e índios, e legionários romanos, e guerreiros vickings, e… - de chumbo ou plástico, e com modelos de montar de aviões, barcos e carros, fortes e tendas, ranchos e quartéis, repetidamente, recorrentemente, emulando e/ou prolongando muitas daquelas aventuras, batalhas, investigações... que tínhamos lido nos quadradinhos que (também) preenchiam os nossos tempos livres, como o Mundo de Aventuras (com Buck Danny!), O Falcão (com Ene 3 ou o Major Alvega) e tantas outras - a que às vezes ainda regress(am)o(s)…
A narrativa, que (quase) pode ser lida como uma simples missão de recuperação de aviões perdidos durante uma missão, evoca então algumas dessas histórias, curiosamente combinadas num exercício que para mim foi estimulante pelas as memórias que despertou, protagonizadas por (estáticos, claro) soldadinhos de plástico com as suas bases, movidos por uma entidade exterior superior… como tantas vezes fui eu - fomos nós.

Selva!!!
Filipe Abranches
Umbra
Portugal, Outubro de 2019
160 x 230 mm, 64 p., pb, capa mole
10,00 €

(imagens disponibilizadas pelo autor; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...