05/12/2019

Folia de Reis

Outra vez



Se é verdade que já abordei a maior parte das narrativas (mais ou menos) curtas incluídas neste livro de Marcello Quintanilha, aquando da minha leitura de Sábado dos meus amores (um dos dois livros nele incluídos; o outro é Almas Públicas) para a qual obviamente remeto - bem como para a entrevista feita ao autor brasileiro aquando da sua passagem pelo Amadora BD 2019, a sua confirmação como um dos grandes cronistas do quotidiano multifacetado do seu país (mais de uma década) não permite que deixe passar este lançamento.
Ao que escrevi então, acrescento, por isso, duas notas.
A primeira, negativa, vai para a edição da Polvo. Sendo relatos originalmente publicados num tamanho um pouco mais generoso, 215 x 280 mm, mas já de si inferior ao que seria consentâneo com a sua estrutura de quatro tiras por página, o actual formato mais reduzido (e de margens bem maiores) prejudica a leitura e a devida apreciação da arte detalhada de Quintanilha.
A segunda, serve para destacar a pérola que é De como Djalma Branco perdeu o amigo em dia de jogo, o relato que abre o livro - e que por si só justificava a sua compra - não só pelo belíssimo retrato, misto de superstição, crendice e paixão futebolística que ele encerra, mas também pela sua estrutura, que é uma autêntica lição de narrativa.

Folia de Reis
Marcello Quintanilha
Polvo
Portugal, Outubro de 2019
190 x 260 mm, 84 p., cor, capa mole com badanas
13,99 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os assuntos destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...