18/12/2019

Ignited #1: Activés

Ponto de partida






Outro exemplo do ‘regresso’ dos Humanöides Associés aos comics, depois de Meyer, Ignited toma como ponto de partida um tiroteio num liceu norte-americano, espelhando factos reais que, infelizmente nos habituámos a ver recorrentemente nos noticiários.
Com uma diferença fundamental…
...e não faço nenhuma revelação nem cometo qualquer inconfidência, ao esclarecer que essa diferença é o facto de um punhado de adolescentes sobreviventes ter adquirido super-poderes durante o traumático acontecimento.
Este volume inicial da série arranca com o desejo de alguns sectores da cidade de armar os professores - mantendo assim o foco numa certa actualidade… - e centra-se nas reacções adversas que tal situação desencadeia: a oposição activista por um lado, o apoio incondicional de determinadas franjas por outro e, principalmente, o aparecimento de um ‘comando’ que ameaça fazer-se ouvir a todo o custo.
Por outro lado, começamos a descobrir os detentores dos tais super-poderes - ao mesmo tempo que eles se vão descobrindo a si próprios e uns aos outros e aprendendo, com maior ou menor dificuldade, a aceitar a(s) diferença(s) e a usar as novas aptidões para tentar prevenir que uma situação similar se possa repetir.
Assumindo um tom intermédio, equilibrando o retrato social com o lado super-heróico, com base na visão adolescente - insegura, ambiciosa, impulsiva… - dos protagonistas, não obrigatoriamente em doses iguais, Ignited tem o condão de prender o leitor sem que na verdade faça grandes revelações quanto às principais dúvidas que suscita: Porque foram escolhidos aqueles adolescentes? Como adquiriram os seus poderes?
A forma como a resposta venha a ser dada na continuação da série, definirá o seu interesse global mas, para já, é uma série a seguir.

Ignited T.01: Activés
Mark Waid e Kwanza Osajvefo (argumento)
Phil Briones (desenho)
Humanöides Associés
França, Outubro de 2019
176 x 266 mm, 92 p., cor, capa dura
EAN: 9782731668650
14,99 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...