08/05/2018

Bartoon 25 anos


Mais do que uma efeméride






Há efemérides que se comemoram apenas pela redondeza dos números. Os 25 anos do Bartoon são bem mais do que isso.
São 25 anos de bom humor, de um olhar cínico e clínico, de uma leitura atenta e certeira, surpreendente e desconcertante sobre o que se vai passando à nossa volta, que com impressionante regularidade nos convida do topo da última página do jornal Público a começarmos - ou a acabarmos - melhor o nosso dia.
Para os assinalar, a Arranha-Céus convidou outras tantas (25) personalidades, de diversas áreas culturais, com uma ou outra excepção, da música à escrita, da rádio ao desenho, para seleccionarem as suas 10 tiras favoritas.
Tarefa hercúlea, nada invejável - pela enormidade da amostra, pela assinalável qualidade média das tiras - mas que se inveja pelo privilégio que foi rever 25 anos de humor inteligente, que foi cumprida - de certeza - com prazer e permite um olhar renovado sobre muito do que de mais marcante (nos) aconteceu nestas últimas duas décadas e meia.
Se numa edição (concentrada) como esta eram desnecessárias a meia dúzia de repetições que aconteceram, em jeito de 'compensação' são incluídos alguns inéditos, como a tira #0, as que Luís Afonso ofereceu no aniversário a alguns destes convidados ou as 24 tiras que constituíram a Bartoon Maratona online, entre 5 e 6 de Março último.
Para (re)ler, recordar e (re)encontrar uma galeria de personagens que todos (re)conhecemos e identificamos, 25 anos de Bartoon ajuda-nos a compreender de onde viemos e onde estamos. Ou não. O sorriso que provoca - mesmo que as vezes seja amarelo... - fica em qualquer dos casos.

Bartoon 25 anos
Luís Afonso
Vicente Jorge Silva (prefácio)
Ana Sousa Dias, André Carrilho, António Macedo, António Mega Ferreira, Camané, Carlos Fiolhais, Carlota Simões, Cristina Sampaio, Elisabete Caramelo, Gonçalo M. Tavares, Gonçalo Waddington, Guilherme d'Oliveira Martins, Hélia Correia, Henrique Cayatte, Inês Meneses, João Cutileiro, Luísa Ferreira, Manuel de Novaes Cabral, Manuela Azevedo, Mário de Carvalho, Nuno Delgado, Pedro Lamares, Rui Cardoso Martins, Sérgio Godinho e Valério Romão (selecção de tiras)
João Paulo Cotrim (posfácio)
Arranha-Céus/Público
Portugal, 24 de Abril de 2018
192 p., pb, capa dura
13,50 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Sendo encomendado na loja do Público, pode vir com um acompanhamento de vinho e cerveja :-)
    Obviamente com um aumento de preço :-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...