Como
um apetitoso bolo
Se
as versões de autor de heróis clássicos são sempre um risco -
apesar de tudo controlado pelos editores... - a verdade é que a
escolha dos autores que têm 'revisto'
Lucky Luke tem sido bem criteriosa e acertada.
Os
Indomados,
de Blutch é o (excelente) exemplo mais recente.
Atrevo-me até a afirmar que a 'versão' de Blutch é de todas a mais 'luckylukeana' - desculpem o palavrão! - na forma como segue de perto o cânone da série ao mesmo tempo que o desconstrói completamente a partir do seu interior.
Na verdade, todos os elementos tradicionais estão lá: relação de Lucky Luke com Jolly Jumper, a ineficácia proverbial dos xerifes, o cowboy a disparar mais rápido do que alguma vez víramos, perseguições aos fora-da-lei, pancadaria no saloon, mas são apresentados de forma diversa e quase como acessórios face ao motivo central que atravessa todo o álbum, a falta de educação e de respeito de Rose e Casper Kinker, as duas crianças mimadas que o herói encontra logo na segunda prancha e são triste espelho de muitas das crianças de hoje. Quase se pode dizer que, pelos seus diálogos impossíveis, os seus apartes imbecis mas irresistíveis e pela forma como fazem perder as estribeiras a todos aqueles com quem se cruzam - e são muitos aqueles que Luke tenta usar como amas - Rose e Casper são os verdadeiros protagonistas.
A partir deles, Blutch cria uma história tradicional, com perseguição de criminosos, entradas e saídas da cadeia e procura de um saque escondido por um bando atraiçoado por um dos seus elementos, com um ritmo de fazer perder o fôlego e um sentido de humor genial, que dinamita as situações, subverte os estereótipos da série e ostenta um tom quase subliminar politicamente incorrecto, delicioso e irresistível, que funciona como cereja no topo de um apetitoso bolo.
Nota Final
Já o disse por aqui, mas volto ao tema: ter esta edição disponível em português é muito bom; poder - optando por isso [enquanto foi tempo pois os exemplares disponíveis já esgotaram] - comprá-la com uma capa alternativa, um print assinado e outros dois, exclusivos da edição de A Seita com a Wook, é um (belo) sinal de um mercado adulto, capaz de agradar a diferentes tipos de leitores.
Lucky
Luke: Os Indomados
Blutch
A
Seita
Portugal,
Outubro de 2024
215
x 285
mm, 72
p., cor,
capa dura
17,90
€
(imagens disponibilizadas por A Seita; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Para quando um Blutch em obra própria em Portugal?.,.
ResponderEliminar