21/07/2020

Desvio

Em modo de pausa






Voluntariamente confinado - embora a obra tenha nascido num tempo em que (ainda) desconhecíamos o termo, o verbo, essa forma de (não) viver - Miguel, lisboeta, 18 anos, está sozinho em casa em Agosto. Os pais foram para as férias (que ele não quis), os amigos para um festival de música (que ele recusou), a namorada pediu-lhe um tempo. Ele, está em pausa. Da vida.
Uma pausa para se (re?)encontrar, descobrir, conhecer.
Uma pausa para tentar saber quem é, o que quer, a que aspira. Situação nada fácil, em qualquer idade, mais ainda quando temos (só) 18 anos, em que às doces e curtas memórias que (já) nos marcaram, fazem face as muitas mais incertezas que nos aguardam, o medo do desconhecido, o receio de falhar - connosco, com os outros… - as ambiguidades da vida, as desilusões vividas, o medo dos relacionamentos...
Desvio é a obra de estreia aos quadradinhos de Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho, dupla com provas dadas ao nível das obras ilustradas. E é também (um)a surpresa editorial deste Verão - a par de A Época das Rosas (a que voltarei) - (ambas) da Planeta Tangerina. Trata-se de uma longa reflexão, simultaneamente interior e exterior sobre aqueles temas, uma longa viagem pelos dias vazios de um adolescente, submerso numa maré contra a qual não consegue lutar, distraído pelos cigarros, os likes nas (ocas) redes sociais, a projecção das relações - familiares, de amizade, românticas… - falhadas, mal geridas ou nem sequer (verdadeiramente) vividas.
Obra de fôlego, com traço agradável e cores vivas estivais, vive sobretudo dos muitos silêncios, dos curtos solilóquios, do mergulho no eu interior de Miguel, no espraiar naquilo que ele observa - tantas vezes sem ver.

Nota final
Parafraseando alguém, apetece dizer que ‘ninguém é uma ilha’. Não o é Miguel - por muito que se confine e refugie, fugindo (de si e) dos outros - nem o é a BD. A BD em Portugal. A edição de BD em Portugal.
A chegada - talvez seja melhor e mais verdadeiro escrever o regresso - da Planeta Tangerina à edição de BD, é - deve ser - por isso uma boa notícia para todos (os que editam BD). Pelo aumento da oferta, pela chegada a outros - aos que já são seus - leitores, pelo mediatismo que os nomes de Ana Pessoa e, principalmente, Bernardo P. Carvalho, vão atrair sobre esta arte.

Desvio
Ana Pessoa (argumento)
Bernardo P. Carvalho (desenho)
Planeta Tangerina
Portugal, Julho de 2020
165 x 230 mm, 200 p., cor, capa mole com badanas
18,90 €

(imagens disponibilizadas pela Planeta Tangerina; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...