22/04/2014

Homem-Aranha Superior #3






A conduta divergente do novo Homem-Aranha (Superior) – mais assertivo e violento do que nunca, como o comprova o Cardíaco num embate quase mortal - provoca dúvidas crescentes naqueles que conheciam o alter-ego de Peter Parker, por isso, Carlie Cooper, por um lado, e os Vingadores, por outro, começam a investigar o que se passa com o super-herói aracnídeo.
Só que… nem sempre boas – e legítimas – intenções conseguem os melhores resultados.
Já a seguir levanto um pouco mais do véu sobre uma das fases do Homem-Aranha que mais me entusiasmou desde há muito tempo.

E o que atrás escrevi, tem lugar quando o verdadeiro Peter Parker – no limbo, consciência ou o que lhe quiserem chamar – começa pouco e pouco a retomar algum controlo sobre o seu antigo corpo, sem que o Dr. Ocotpus de tal se aperceba.
Mas, entretanto, o Homem-Aranha Superior é detido pelos Vingadores que o sujeitam a aturados exames que vão revelar – não a eles mas ao Dr. Octopus – uma anomalia que…

A gestão de todas estas situações é muito bem equilibrada por Dan Slott que se divertiu – com toda a certeza! – a introduzir sucessivos grãos de areia naquela que – na mente dos leitores – parecia uma bem oleada engrenagem que parecia encaminhar a saga para uma rápida conclusão, conduzindo-a ao seu ponto de partida ou pelo menos ao desfazer da troca de corpos que nele teve lugar.
Sem querer adiantar mais da história - que merece bem ser lida e descoberta – direi apenas que, em mais um dos pontos altos que esta saga tem sucessivamente apresentado, Dan Slott consegue dar sentido a um duplo confronto, com alguns contornos épicos - entre Parker e Octopus primeiro, e, depois, entre o Aranha original e o Superior - e dessa forma dar novo rumo à narrativa e – aparentemente – tornar definitivas algumas situações que (pelo menos aos olhos dos leitores originais) parec(er)iam transitórias…

Homem-Aranha Superior #3
Dan Slott (argumento)
Humberto Ramos e Ryan Stegman (desenho)
Victor Olazaba (arte-final)
Edgar Delgado (cor)
Panini Comics
Portugal, 23 de Abril de 2014
170 x 260 mm, 72 p., cor, brochado

3,50 €

15 comentários:

  1. Concordo plenamente, adoro esta faceta muito mais agressiva e implacável deste aranha. Muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Estou muito agradado com esta tradução, na medida em que consegue adaptar bem as expressões coloquiais, idiomáticas e científicas que costumam ser o pé de Aquiles de muitas traduções portuguesas (traduções literais que não fazem sentido em português).

    Já agora, terão acabado as importações das Marvel (e DC) brasileiras ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro V,
      Sim, esta fase do Homem-Aranha está muito interessante.
      As listas das revistas da Marvel e da DC Comics (e da Turma da Mônica) que estão previstas para Abril vão ser publicadas aqui no blog domingo e segunda.
      Parece que houve algum atraso devido a problemas (recorrentes) com o desalfandegamento.
      E, para já, não há qualquer indicação de suspensão de títulos. Assim que receber a listagem de Maio, se houver alterações informarei no blog.

      Boas leituras!

      Eliminar
  3. "Já agora, terão acabado as importações das Marvel (e DC) brasileiras ?"

    De acordo com outros blogs, estas revistas estão programadas sair em Abril.

    ResponderEliminar
  4. Pedro, é possível saber quantas revistas do aranha em português do Brasil foram publicadas em Portugal? Tens acesso a alguma lista ou algo do género?

    Quanto ao Homem-Aranha Superior #3, é mais um número para a minha adorada estante de comics. Posso dizer que já terminei de ler toda esta saga Superior... e é mesmo Superior em todos os aspectos. Criticada por muitos, mas acaba por ser amada por todos no final. Foi preciso coragem para criar um arco de histórias como este.


    Your Friendly Neighborhood,

    Angelo

    ResponderEliminar
  5. Olá Ângelo,
    Se te referes à actual revista brasileira do Homem-Aranha, ela começou a ser distribuída em Portugal no #61.
    Se a pergunta pretendia abarcar a distribuição de revistas brasileiras desde sempre, então não te sei responder...

    E como escrevi, eu também estou a gostar do Homem-Aranha Superior...!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  6. O Aranha é o personagem de comics que já há mais tempo que andamos a acompanhar em Portugal. Desde que a Devir começou a publicar Aranha desde o final da Saga do Clone e até ao momento, só houve uma interrupção entre Devir e Panini que equivale aos TPB's Amazing Spider-Man, Vol. 9: Skin Deep e Amazing Spider-Man, Vol. 10: New Avengers. Se não contarmos com o 2 anos de interrupção entre Devir e Panini, são cerca de 13 anos a ver o Aranha a sair nas bancas portuguesas seja em português ou brasileiro, que somados são 156 edições em formato americano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela achega, Reignfire, são dados que não tenho...
      Mas suponho que a essas edições haveria que acrescentar também as da Abril, em formatinho.

      Boas leituras!

      Eliminar
  7. Se for a contar com o formatinho vem desde antes da decada de 90.Pode ter tido uma pausa de um ano com o Aranha da Abril Morumbi o tal que tinha a bandeira portuguesa na capa.
    Quanto a esta edição já a li e esta razoavel pena é os erros em portugues continuarem.

    ResponderEliminar
  8. Olá a todos.
    Infelizmente não consegui comprar os primeiros números da revista (#0, #1 e #2), porque não não vi publicidade nenhuma, apenas tive sorte de ver a revista num quiosque. Já enviei email para a Panini portuguesa e disseram-me que não podiam, ou não tinham hipótese, de me enviar os números antigos. Entretanto já enviei email para a Panini espanhola e ainda estou à espera de resposta...
    Resumindo: Se houver por aí alguém que tenha estes números a mais ou que saiba de alguma forma de os encomendar, avisem.
    Agora tenho ali o #3 à espera de ser lido, mas primeiro tenho ler os outros.
    Obrigado e desculpem esta mensagem de "classificados".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Artur Borges,
      Contacta-me para pedro.cleto64@gmail.com; posso dar uma ajuda.

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Pedro, email enviado!
      Obrigado

      Eliminar
    3. Já respondi, Artur.

      Boas leituras!

      Eliminar
  9. Olá a todos!
    Alguém sabe como conseguir a edição 3 do homem aranha superior? Já passou algum tempo, mas se souberem digam pfv! Eu queria muito ter estas BDs do homem aranha superior mas só consegui a que saiu hoje, a numero 6. A partir de agora voou comprar todas. Mas como consigo a 0, 1, 2, 3, 4 e 5???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel F.
      Com um pouco de sorte ainda consegues encontrar à venda o Homem-Aranha Superior #5 - A FNAC do Gaia Shopping ainda o tinha esta semana.
      Quanto aos outros números, o único local que conheço que aparentemente os consegue arranjar é a Papelaria Pirãmide: http://papelariapiramide.blogspot.pt/

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...