03/12/2018

Guardiões da Galáxia #1

O guaxinim e o Coelho







Se isto fosse uma fábula, começaria assim: Era uma vez um guaxinim (que não era um guaxinim) e um Coelho (que não era um coelho).
Na verdade, o guaxinim (que não era um guaxinim) era um ser extraterrestre, parecido com um guaxinim (sem o ser), vestido (como os guaxinins não se vestem), que após viver inúmeras aventuras no espaço, com os seus amigos (?) Guardiões da Galáxia, durante as quais salvou a Terra diversas vezes, acabou preso neste planeta.
Quanto ao Coelho (que não era um coelho), era um desenhador português, que por acaso tinha o nome do animalzinho, Coelho, Jorge Coelho.
O acaso, aquele que faz bem as coisas, juntou-os ao longo de cinco comics que narravam as aventuras do guaxinim (que não o era), preso no planeta Terra. O absurdo - da personagem e (menos) da situação - foram descritos, com uma boa dose de humor e non-sense, por Mathew Rosenberg, e foi o tal Coelho (que não era o animal, era o Jorge) que foi convidado para as desenhar.
O seu traço anguloso e dinâmico - atípico para comics ‘tradicionais’ - revelou ser excelente para o fazer, conferindo um toque exótico extra ao conjunto por onde aparece um (sempre desajustado) Homem-Aranha/Miles Mlorales, e onde o co-protagonismo é entregue a Kraven, o caçador, sem dúvida o mais indicado personagem Marvel para dar caça ao animalzinho (que não o é).
Com uma base absurda - já o escrevi - situações bem-apanhadas, um humor desconcertante e um dinamismo assinalável, esta mini-série foi (bem) escolhida para abrir o conjunto de quatro publicações que a Goody dedicou aos Guardiões da Galáxia [e que - ainda em bom tempo...] - fechou com uma prestação do também português Filipe Andrade].

Guardiões da Galáxia #1 - Rocket Raccoon
Mathew Rosenberg, Joe Caramagna e Gerry Duggan (argumento)
Jorge Coelho, Adam Archer e Aaron Kuder (desenho)
Goody
Portugal, Junho de 2018
168 x 260 mm, 128 p., cor, capa mole
7,90 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...