17/12/2018

Idiotizadas

Mais sinais... para elas


A edição deste Idiotizadas - a par de Destemidas e tal como este menos direccionado para o leitor deBD habitual - pode ser visto como (mais) um sinal de que algo está a mudar no panorama editorial de BD em Portugal. Nomeadamente que a quantidade traz diversidade pois estes dois títulos são clara e objectivamente vocacionados para um público feminino.
[Faltará, no contexto actual, escrevo eu, um manga romântico direccionado para jovens leitoras, mas possivelmente será apenas uma questão de tempo...]
Idiotizadas, parte de alguns estereótipos bem arraigados na sociedade - embora cada vez menos, embora seja lento o seu desaparecimento... - que dizem fundamentalmente respeito às jovens/mulheres, tais como a pureza, o casamento, o abdicar da carreira para ter e criar filhos - para os desconstruir na óptica da libertação e da liberdade de escolha da mulher. Fá-lo com humor - bebendo a inspiração, mas transfigurando-as completamente - directamente nas politicamente correctas e insossas princesas
Disney, aqui rebaptizadas como Pequena Sereia Pescada, Vacarela e Gorda de Neve - e com um olhar sobremodo crítico para uma sociedade ainda muito resistente a mudanças.
Sem trazer objectivamente muito de novo ao discurso, que apresenta sem tabus nem complexos, tem o mérito de conseguir apresentar realidades (quase sempre) opostas de forma bem disposta embora claramente militante, esquecendo que ambas as posições - a tradicional e a feminista, deixem-me escrever assim apenas para simplificar, sem conotações extremistas - têm prós e contras, e cada jovem, cada mulher, tem a sua personalidade e vontade próprias que nem sempre coincidem com um ou outro - ou ambos! - os pontos de vista que na vida real nem sempre se apresentam extremados.
Apesar do que atrás fica escrito, do ponto de vista narrativo Idiotizadas é uma boa surpresa, com Moderna de Pueblo - pseudónimo e alter ego em BD de Raquel Córcoles - a conseguir dotar uma obra extensa e de alguma densidade, de assinaláveis legibilidade e ritmo. Para isso contribui em grande parte a quase total ausência de vinhetas e tiras, com a divisão de momentos e espaços a surgir naturalmente através dos elementos gráficos das cenas e das próprias personagens e de uma original utilização das cores, o que confere ao relato uma surpreendente fluidez.

Idiotizadas
Moderna de Pueblo
Editorial Presença
Portugal, Novembro de 2018
170 x 230 mm, 208 p., cor, capa mole com badanas
17,90 €

(capa disponibilizada pela editora; imagens promocionais do livro retiradas do blog da autora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...