No actual catálogo da Sergio Bonelli
Editore, para além dos (re)conhecidíssimos Tex, Dylan Dog, Julia,
Zagor, Martin Mystère..., há (cada vez mais) espaço para outras
propostas, sejam elas a
espada e fantasia de Dragonero,
o
relato de fundo histórico,
a
crónica sócio-política
ou… adaptações literárias como é o caso desta primeira
abordagem ao Comissário Ricciardi.
De seu nome completo Luigi Alfredo
Ricciardi, é uma personagem de ficção criada por Maurizio de
Giovanni que se estreou em livro em 2005. Comissário da polícia
napolitana - cidade natal do seu criador que serve de fundo adequado às suas
deambulações e ajuda a dar o tom certo ao relato - entre romances e contos curtos já encabeçou desde
então 14 inquéritos.
Se no seu sub-título lemos a palavra
‘inverno’ - espelhando talvez o cinzentismo dos tempos que vive,
em plena ascensão do fascismo sob a égide de Mussollini, cuja
sombra perpassa pelas obras, e o tom desencantado que esse facto
(também) projecta nos relatos - possivelmente uma outra palavra de
igual sonoridade - ‘inferno’ - cairia também como uma luva sobre
estes relatos de base policial e contornos fantásticos.
Ricciardi, para além de dedicado ao seu
trabalho e completamente concentrado na descoberta do(s) culpados,
pesem todas as pressões que possa sofrer nesse
percurso, tem como característica
principal ‘ver’ - literalmente… - os últimos momentos das
vítimas cujo assassinato investiga bem como daqueles que morreram
violentamente nos locais por onde passa, o que acrescenta a
estas obras um tom surreal - e faz com que algumas pranchas se assemelhem a um retrato cru de um (possível e) auêntico 'inferno'.
El sentido del dolor adapta, com a
supervisão de Giovanni, o primeiro romance publicado e tem como
ambiente o mundo artístico da ópera, quando um grande intérprete
lírico é descoberto morto no seu camarim do teatro de San Carlo, em
Nápoles, antes de um espectáculo.
A fama do falecido, a sua ligação aos
círculos próximos do ditador e a presença de autoridades e gente
famosa na estreia que se preparava, vão ser um entrave à
investigação encabeçada por Ricciardi, sempre com o apoio próximo
do sargento Maione, que no entanto não hesita perante nada até
expor completamente a verdade, que irá adquirir contornos
socialmente dramáticos, bem representativos de uma época
determinada da História italiana.
Na transição da literatura para a banda
desenhada, a obra foi bem adaptada ao novo meio narrativo, adquirindo
as suas características
próprias e proporcionando uma leitura bem ritmada, em que o
leitor acompanha a evolução do inquérito e tem acesso aos
pormenores necessários à descoberta do assassino. que
tanto se encontram nos diálogos como na cena do crime e nos sinais
físicos transmitidos nos
sucessivos encontros entre os protagonistas. Estes, seguindo o que em
tempos foi tradição nas edições Bonelli, foram
dotados com
os rostos
e/ou o físico de diversos actores
de cinema, como Andy Garcia, Ava
Gardner ou Monica Bellucci.
Numa edição espanhola da Panini, mais
uma vez muito cuidada, o relato é contextualizado
por textos de Maurizio de Giovanni e Michelle
Masiero (director
editorial da Sergio Bonelli Editore)
e por uma longa entrevista
com o desenhador Daniele Bigliardo.
El
Invierno del Comisario Ricciardi: El sentido del dolor
Marcello
de Giovanni (argumento)
Claudio
Falco (guião)
Daniele
Bigliardo (desenho)
Panini
Comics
Espanha,
22 de Novembro de 2018
195
x 259 mm, 176 p., cor, capa dura
18,00
€
(imagens
disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em
toda a sua extensão)
Help!Help! Será que o Pedro Cleto não pode dar uma ajuda a quando da compra da panini marvel de modo a haver continuação dos albuns da goody.
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