27/11/2018

Ala dos Livros: “A BD está no ADN da nossa família há 3 gerações”





Uma das surpresas deste final de ano, foi o aparecimento de mais uma editora de BD, a Ala dos Livros. A entrevista que se segue foi pedida em Setembro passado, mas as respostas dos seus responsáveis, Ricardo M. Pereira e João M. Pereira, conforme combinado então, só agora surgem por haver um novo título para anunciar.
As Leituras do Pedro - Porquê Ala dos Livros?
Ala dos Livros - Porque partilhamos vários gostos e pareceu-nos que este nome envolve um conceito que queremos que venha a englobar várias vertentes da edição.

As Leituras do Pedro - Porquê editar BD? E porquê agora?
Ala dos Livros - A BD está no ADN da nossa família há 3 gerações; crescemos no meio da BD e desde cedo aprendemos a gostar dela. Assim, editar BD seria uma opção incontornável.
Há alturas na vida em que os projectos, por uma razão ou outra, se vão adiando. Há outras, em que se tornam inadiáveis. Tínhamos projectos que queríamos fazer, inclusive com o nosso avô [Jorge Magalhães], e achámos que era esta a altura.

As Leituras do Pedro - Quais as razões da escolha de Beowulf para iniciar o catálogo?
Ala dos Livros - Houve várias razões: queríamos começar com uma obra de referência, que fosse marcada pela diferença no que refere ao estilo/força; Apesar do risco, pretendíamos começar com uma obra de um autor de referência na BD actual, e que não estivesse publicado em Portugal. Das opções disponíveis, considerámos que Beowulf, sendo uma história milenar, inclusive já adaptada ao cinema, reunia esses requisitos. E, por fim, acrescente-se a isto o facto de o nosso avô Jorge Magalhães ter editado em Portugal uma outra adaptação, para BD, de Beowulf. O Jorge publicou num dos seus blogues, a este propósito, um artigo sobre a edição de Beowulf, do Capriolli. Cumprimos o nosso ADN.

As Leituras do Pedro - Qual a linha editorial que a Ala dos Livros pretende seguir?
Ala dos Livros - Pretendemos posicionar-nos sobretudo na edição de BD europeia e editar obras e autores de que gostamos.

As Leituras do Pedro - Quando teremos novas edições e quais serão?
Ala dos Livros - Existem neste momento vários títulos com negociações fechadas, que consideramos ser um bom início de catálogo. Destes, podemos desde já confirmar a edição de Comanche, de Hermann e Greg, que em 2019 comemora 50 anos da sua primeira edição. Tratando-se de uma edição comemorativa, publicaremos a obra em versão integral, a p/b. Consideramos que esta obra é uma das referências incontornáveis do western e ganha outra densidade publicada a p/b.

As Leituras do Pedro - Os três volumes da Comanche dizem respeito apenas à fase desenhada pelo Hermann ou também incluirão os álbuns desenhados pelo Rouge?
Ala dos Livros - Vamos publicar os dez títulos do Hermann (mais as histórias curtas) em 3
volumes. Os títulos do Michel Rouge (publicados originalmente pela Dargaud e não pela Lombard, como é o caso dos títulos do Hermann) não estavam, à data das nossas negociações, disponíveis em nenhum dos catálogos. De qualquer forma, não conhecemos nenhuma edição a p/b destes 5 títulos.
O facto de editarmos a obra em 3 volumes é uma opção nossa.

As Leituras do Pedro - Quando é que Comanche vai estar disponível em português
Ala dos Livros - Contamos editar o primeiro de três volumes de Comanche em Março, pois antes dessa edição queremos lançar uma outra novidade de um grande autor internacional, da qual temos prevista uma co-edição e lançamento simultâneo com França, mas não podemos, para já, adiantar mais...

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

17 comentários:

  1. Eu aposto no novo do Miguelanxo Prado...

    ResponderEliminar
  2. Se são três volumes ,vão publicar também a fase do rouge.

    ResponderEliminar
  3. Magnifica noticia. Espero que não se fiquem por aqui no que diz respeito ao Hermann e sigam para Bois Maury.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso seria brilhante. sobretudo se o fizessem tb a p/b.

      Eliminar
  4. creio é não existir a fase do Rouge editada a p/b..a ver vamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, em França a única coisa editada em integral a p/b foi o Hermann.

      Eliminar
  5. Na entrevista falam em 3 volumes.
    Hermann foi editado em dois .O terceiro seria o do rouge?

    ResponderEliminar
  6. Chamas a isto uma entrevista, Pedro? 5 perguntas? Se foi oral deve ter demorado aí uns 2 minutos, não? Entre perguntas e respostas há menos de 500 palavras. Mais parece uma conversa tida ao balcão enquanto tomavam um cimbalino :-( Nem sequer as perguntas obrigatórias: o Comanche vai sair em 3 vols, porquê? A edição da Niffle são dois vols...O formato vai ser o (extraordinário) formato da Niffle? E o preço, como vai ser? :-( :-(

    ResponderEliminar
  7. Algumas das dúvidas aqui colocadas já foram respondidas pela Ala dos Livros, numa questão extra entretanto acrescentada à entrevista.
    Obrigado pelo interesse de todos.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  8. Quanto a mim considero uma parvoíce total, Comanche a p/b só para aqueles que já teem os albuns todos, é apenas uma curiosidade artística.

    As histórias da Comanche devem muito à côr, está ali para emprestar o ar desolado, "gritty" e dirty das histórias, já viram o nascer do sol, o pôr do sol nas histórias do Hermann? a côr é uma personagem fundamental.

    Isto assim nem para embrulhar castanhas serve.

    Republicar (quantas décadas têm os albuns da Bertrand?) a Comanche em capa dura e com melhor qualidade de papel, impressão, legendagem, isso sim seria de valor.

    ResponderEliminar
  9. Haverá sempre gente descontente...
    Faça se o que se fizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu tenho critérios.

      Apenas considero que é uma oportunidade desperdiçada.

      Ainda nem tivemos a oportunidade de degustar "Os Xerifes" em edição nacional, este que é possivelmente o melhor capítulo da série Comanche...

      Mas é chique ter um calhamaço a p/b para impressionar os amigos hipsters quando vão lá a casa.

      Eliminar
    2. Para si, era melhor não publicar?

      Eliminar
  10. Não foi isso que eu disse, pois não?

    Apenas aproveito esta matéria para chamar a atenção para lacunas sobre essa série.

    Porque isto NÃO É Comanche, trata-se sim de arte preparada para depois levar com tratamento de cor, é irrelevante para quem não tem os albuns.

    Existem sim edições de integrais com côr da mesma editora, a Lombard, à qual esta edição do artigo faz par e que é um complemento, uma não faz sentido sem a outra.

    No panorama nacional não temos edições da Comanche a côr e querem colocar edições a p/b integrais? Good Luck

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...